Encerramento da safra do maracujá reforça impacto positivo do projeto da Maguary junto a pequenos produtores
Crescimento de 40% do volume da safra é resultado do trabalho de 130 famílias parceiras, que contam com suporte técnico e garantia de compra da produção.
Com o encerramento da safra de maracujá 2025, que se estendeu de janeiro a agosto, a Maguary – marca líder de sucos da Britvic Brasil – anuncia resultados expressivos que consolidam seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável. O programa “Fomento de Maracujá”, que celebra 40 anos de existência, impactou positivamente nesta safra, a vida de 130 pequenos produtores rurais, resultando em um aumento de 40% no volume da produção em relação à safra de 2024 na região de fomento.
O resultado da safra evidencia o sucesso de um modelo de boas práticas agrícolas que proporcionam aumento na produtividade, e ao mesmo tempo, fortalecem a agricultura familiar. A maior parte dos frutos da produção vem dos pequenos agricultores de Minas Gerais garantindo a matéria-prima essencial que é processada na fábrica da empresa em Araguari (MG). No polo mineiro, a Maguary atua em um raio de até 300 km da fábrica, em municípios como Catalão, Patos de Minas, Patrocínio e Uberlândia. Além do polo mineiro, temos atuação de compras em estados como Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará. Os produtores parceiros, que possuem propriedades com média de até 1 hectare, veem na parceria uma fonte de renda fixa e fracionada ao longo de cerca de oito meses do ano, incentivando a permanência do homem no campo e gerando novos empregos indiretos durante os picos de colheita.
Boas Práticas e Impacto Direto na Comunidade
Os excelentes resultados são fruto de boas práticas agrícolas e de um acompanhamento técnico contínuo da equipe de campo da Maguary. O projeto Fomento oferece um suporte abrangente que inclui visitas periódicas às plantações, auxílio na escolha e cuidado da área de plantio, orientação na seleção de mudas, suporte no controle de pragas e doenças, e acompanhamento durante todo o ciclo da cultura, culminando na negociação direta da compra dos frutos.
Além do suporte técnico, a marca investe em benefícios diretos que reduzem custos e ampliam a lucratividade dos 130 produtores parceiros. Entre as iniciativas, estão o fornecimento de embalagens para a comercialização dos produtos e o frete gratuito para o transporte da colheita. Esse modelo de fomento garante maior segurança ao produtor, inclusive na inserção em outros mercados. A atuação da marca também impulsiona um ciclo de oportunidades: a cada hectare cultivado, são necessárias de duas a três pessoas no manejo da lavoura, movimentando a geração de empregos no campo. A logística de transporte, por sua vez, cria demanda contínua para transportadores, enquanto a chegada e o processamento dos frutos na fábrica aumentam significativamente a necessidade de mão de obra na unidade industrial.
Cadeia produtiva: da semente ao copo
Um dos pilares do sucesso e da sustentabilidade da Maguary é o aproveitamento integral do maracujá, em um processo totalmente circular:
-
Polpa: Utilizada na produção dos renomados sucos Maguary.
-
Parte Branca (Mesocarpo): Transformada em emulsificante para uso interno e venda externa.
-
Aroma: Extraído e comercializado para outras indústrias.
-
Semente: Processada para a extração de óleo, que é 100% exportado.
-
Bagaço: Composto é transformado em adubo orgânico, que, por sua vez, é utilizado para cultivar novas mudas de maracujá. Essas mudas são entregues aos próprios produtores parceiros para a safra seguinte, fechando um ciclo exemplar de economia circular.
Antônio Izzo, Gerente do time de Agro da Britvic Brasil, ressalta a importância da parceria: “Essa safra é a firmeza do nosso compromisso com a agricultura familiar e com a sustentabilidade. Por trás desses números, existem histórias reais de transformação: famílias que conseguiram educar seus filhos, produtores que se reergueram após perdas em outras culturas e sonhos que saíram do papel. Atingimos um volume 40% maior na região de fomento, não apenas porque a natureza foi generosa, mas porque o trabalho árduo e o conhecimento técnico dos nossos produtores, aliado ao suporte de mais de 40 anos do nosso programa de Fomento, renderam frutos. É uma vitória compartilhada que impulsiona a economia local e garante a qualidade que o consumidor Maguary já conhece e confia.”