Rodada de Negócios na Argentina pode gerar US$ 17 milhões em negócios
Volume negociado no evento foi de US$ 4,2 milhões e perspectiva de realização de negócios nos próximos 12 meses é de mais US$ 13 milhões; Encontro entre empresários ocorreu em Córdoba, no dia 16 de setembro; e em Buenos Aires, nos dias 17 e 18 de setembro; Missão brasileira teve 35 empresas e contou com apoio da Embaixada do Brasil em Buenos Aires
A Rodada de Negócios ocorrida na Argentina, promovida pela ANFIR – Associação Nacional dos Fabricantes de implementos Rodoviários e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) poderá gerar US$ 17 milhões em negócios. “Nossa indústria volta da Argentina com a certeza de ter ampliado seus horizontes comerciais e fortalecido suas parcerias estratégicas”, celebra José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR.
O evento ocorreu em Córdoba (16 de setembro) e Buenos Aires (17 e 18 de setembro). Nos três dias foram realizadas 750 reuniões entre 35 empresários brasileiros e 70 argentinos. O saldo dos encontros presenciais é de US$ 4,2 milhões e a perspectiva de realização de negócios em 12 meses é de US$ 13 milhões.
Além das rodadas de negócios, a programação incluiu um Seminário de Capacitação para as empresas brasileiras, realizado em 17 de setembro na Embaixada do Brasil em Buenos Aires. O evento abordou temas como:
- Panorama político e econômico do mercado argentino, com a secretária Marina Carrilho Soares, da Embaixada do Brasil.
- Mercado de câmbios e pagamento das operações de comércio exterior, com Sebastián Rossi, sócio do escritório Rossi Camilion & Associados.
- Atualizações sobre importações argentinas, com María Agustina Centeno, diretora da Consultora DIEB.
Informações sobre certificações no IRAM, com Viviane Ribeiro, gerente Comercial do Bureau Brasileiro de Verificação da Qualidade (BBVQ).
As 35 empresas que participaram da Rodada de Negócios foram: Brasfit, Braslux, Catarina, Comlink, Frigo King, Facchini, Forbal, Joinville, Germani, Grimaldi, Guerra, Hallco, Hubner, Hyva do Brasil, Ibiporã Implementos Rodoviários, Labor, Librelato, Manos, Marrucci, Metalesp, Rivertec, Metanox, MGN, Moderna, Morumbi, Randon, RAV Componentes, Rhodoss, Rodovale, Rossetti, Sansuy, Silpa, Thermo Star, Unylaser e Zurlo. A missão empresarial brasileira foi recebida em Córdoba pela cônsul-geral Sônia Regina Guimarães Gomes e em Buenos Aires, pelo embaixador Júlio Bitelli.
Sobre o Move Brazil. Move Brazil é resultado da parceria entre ANFIR-Associação Nacional do Fabricantes de Implementos Rodoviários e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e tem como meta promover as exportações brasileiras do segmento, fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital e fornecedor de tecnologia. Sua principal forma de atuação é por meio de ações de promoção comercial, como participação em feiras de negócios e rodada de negócios.
Sobre a ANFIR. Desde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.
Sobre a ApexBrasil. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.