Daimler Buses lança estações públicas de recarga de baterias para ônibus elétricos
- A partir de 2026, a Daimler Buses instalará estações de recarga públicas em locais turísticos de alto tráfego
- Objetivo é permitir o uso de ônibus elétricos em rotas de viagem
- Projeto-piloto com a prefeitura de Colônia: quatro estações de recarga rápida nas proximidades do centro da cidade
- A subsidiária Daimler Buses Solutions cuidará do planejamento, construção, operação e manutenção
- Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses: “O futuro do ônibus é elétrico. No entanto, a construção da infraestrutura pública de recarga necessária está demorando muito. Queremos dar um impulso importante com nossas estações de recarga.”
A partir de 2026, a Daimler Buses instalará suas próprias estações de recarga públicas para ônibus elétricos, com foco em destinos turísticos de alto tráfego na Europa. A rede poderá ser instalada, por exemplo, em estacionamentos de ônibus em parques de diversões ou outros pontos das cidades. Dessa forma, a Companhia pretende impulsionar a expansão da infraestrutura de recarga de alto desempenho para além das rodovias nos próximos anos.
Essa iniciativa terá início com um projeto-piloto lançado pela agência regional de energia e proteção climática NRW.Energy4Climate em cooperação com a cidade de Colônia. Como decorrência, quatro pontos públicos de recarga rápida para ônibus elétricos serão instalados perto do centro da cidade no próximo ano.
Hoje, a Daimler Buses é a única fabricante de ônibus na Europa a construir sua própria infraestrutura de recarga pública. Sua subsidiária Daimler Buses Solutions será responsável pelo planejamento, construção, operação e manutenção.
Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses
Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses: “O futuro do ônibus é elétrico. No entanto, a construção da infraestrutura pública de recarga necessária está demorando muito. Queremos dar um impulso importante com nossas estações de recarga. Nosso novo ônibus intermunicipal elétrico à bateria, o eIntouro, já conecta cidades e áreas rurais. Ele também é adequado para viagens mais curtas. Estas são atualmente as aplicações mais práticas para ônibus elétricos fora do transporte público urbano. O veículo já se beneficiará da expansão da infraestrutura pública de recarga. No entanto, para viagens de longa distância, é necessária uma rede abrangente para que as operadoras de ônibus possam utilizar ônibus elétricos de forma econômica e sem comprometer o conforto dos passageiros”.
No dia 3 de outubro, na Busworld 2025 em Bruxelas, na Bélgica, a Daimler Buses celebrou a estreia mundial do seu primeiro ônibus intermunicipal elétrico à bateria, o Mercedes-Benz eIntouro. O veículo pode ser equipado com uma ou duas baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) e atinge uma autonomia de até 500 quilômetros [1].
Desde 2018, o ônibus urbano Mercedes-Benz eCitaro, totalmente elétrico à bateria, está em produção em série. E desde 2023, ele também é oferecido com uma célula de combustível à base de hidrogênio como extensor de autonomia. A Daimler Buses planeja ter ônibus elétricos à bateria em seu portfólio até o final da década, com ônibus com célula de combustível na próxima etapa. A fabricante está, portanto, entregando o produto certo na hora certa – quando a infraestrutura estiver pronta.
Infraestrutura de recarga pública: a Daimler Buses Solutions expande o seu portfólio
A Daimler Buses Solutions GmbH trabalha em estreita colaboração com empresas experientes nesses projetos de construção. A subsidiária financia tanto as estações de recarga quanto sua operação. O refinanciamento é obtido por meio da venda de energia elétrica. Após o comissionamento da obra, a equipe de serviços da Daimler Buses Solutions cuidará da manutenção e das operações técnicas. Dessa forma, os proprietários se beneficiam de uma infraestrutura de recarga pronta para uso de uma única fonte, sem necessidade de investimento ou grande esforço.
Colônia como projeto-piloto para estacionamento eletrificado de ônibus intermunicipais
O estacionamento “BusparkCologne” em Kuhweg, localizado a Oeste do Reno, é bem conectado ao transporte público local por meio do ponto de bonde Slabystraße. Este estacionamento serve como um local central para todos os ônibus intermunicipais que levam turistas a Colônia. As operadoras de ônibus poderão recarregar rapidamente seus ônibus elétricos – independentemente da marca – com eletricidade verde.
Ao contrário dos ônibus urbanos elétricos, que atendem rotas mais curtas e geralmente são recarregados durante a noite com 50 a 80 kW, os ônibus interurbanos exigem soluções mais potentes. As quatro novas estações de recarga rápida fornecerão uma potência nominal de 400 kW cada uma. As estações estarão acessíveis ao público 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Ascan Egerer, vice-prefeito de Mobilidade da cidade de Colônia: “Colônia é um destino popular para grupos de viajantes da Alemanha e do exterior. Queremos apoiar a mudança para veículos sustentáveis para que os visitantes possam, em breve, chegar convenientemente em ônibus com emissão zero. As estações de recarga rápida planejadas como projeto-piloto no estacionamento de Kuhweg são, portanto, um passo importante para o turismo sustentável em Colônia. Estamos muito satisfeitos por sermos a cidade deste projeto-piloto – iniciativa da agência regional de energia e proteção climática NRW.Energy4Climate – e por impulsionarmos, juntos, a transição da mobilidade”.
A cidade de Colônia pretende usar o projeto-piloto para determinar o quão bem será recebida a nova infraestrutura de recarga pública para ônibus intermunicipais elétricos à bateria.
Daimler Buses na Busworld 2025
Além do ônibus intermunicipal elétrico à bateria Mercedes-Benz eIntouro, já pronto para produção em série, a Daimler Buses está apresentando ao público na Busworld 2025 diversos novos produtos de seu portfólio. Entre eles, está a nova geração de baterias de níquel-manganês-cobalto (NMC4) do ônibus urbano elétrico Mercedes-Benz eCitaro. No total, a empresa está destacando onze veículos das marcas Mercedes-Benz e Setra.
Daimler Buses como fornecedora de soluções completas
Em colaboração com os especialistas da Daimler Buses Solutions GmbH e com outros parceiros, a Daimler Buses oferece, sob solicitação, um ecossistema completo de mobilidade elétrica pronto para uso, a partir de uma única fonte. Isso inclui ônibus elétricos personalizados, estudos de viabilidade com suporte de software e infraestrutura completa de mobilidade elétrica e hidrogênio para garagens – incluindo as obras necessárias, instalações elétricas, carregadores, armazenamento de baterias, gestão de recarga e serviços digitais adicionais.
A Daimler Buses Solutions GmbH concentra-se consistentemente no projeto e na construção de infraestrutura de mobilidade elétrica e já eletrificou diversas garagens para operadoras de ônibus. Agora, a Empresa está expandindo o seu portfólio com o desenvolvimento da infraestrutura de recarga pública.
Expansão da infraestrutura de recarga pública como complemento à Milence
As atividades da Daimler Buses Solutions GmbH na expansão da infraestrutura para ônibus elétricos visam complementar a oferta da Milence. Fundada em julho de 2022, esta joint venture entre a Daimler Truck, o GRUPO TRATON e o Grupo Volvo tem como objetivo instalar e operar pontos de recarga pública de alto desempenho para veículos pesados na Europa. A Milence concentra-se em estações de recarga ao longo de rodovias e rotas principais.
[1] A autonomia foi determinada internamente sob condições específicas, incluindo equipamentos com capacidade máxima de bateria, bateria em condições de entrega, em operação típica de ônibus intermunicipal e condições climáticas moderadas, podendo divergir dos valores determinados de acordo com o Regulamento (UE) 2017/2400, por exemplo. A autonomia real depende da utilização individual do veículo, da configuração do veículo e de outros fatores externos. Portanto, a autonomia real pode ser inferior ou superior ao valor especificado.