Um novo olhar para a geração de energia: motor a gás G13 da Volvo Penta chega ao mercado brasileiro
Por: Giovanna Foggiatto
O setor de geração de energia passa por mudanças importantes à medida que cresce a necessidade de fontes mais limpas e soluções que combinem desempenho, custo e sustentabilidade. Nesse contexto, motores a gás ganham espaço como alternativa viável para diferentes operações, apoiando tanto iniciativas de transição energética quanto projetos que buscam maior eficiência no uso de recursos. É nesse cenário que a Volvo Penta apresenta o G13, motor desenvolvido para operar com biogás, biometano ou gás natural veicular (GNV).
A chegada do equipamento representa um movimento estratégico em um mercado que tem se diversificado rapidamente. Se antes a geração de energia estava fortemente atrelada ao uso de combustíveis fósseis, hoje cresce a busca por tecnologias capazes de reduzir emissões e, ao mesmo tempo, oferecer confiabilidade para diferentes aplicações, desde operações agrícolas até indústrias alimentícias. O G13 foi projetado justamente para atender a essas demandas, unindo robustez e flexibilidade no uso de diferentes combustíveis.
Com 13 litros e potências de até 400 hp, o equipamento se destaca por sua versatilidade. Além de possibilitar a utilização de gás natural, ele também pode funcionar com biogás e biometano, combustíveis renováveis que ganham cada vez mais visibilidade na economia circular do Brasil.
O produto fomenta um modelo de negócio que transforma um passivo ambiental em um insumo valioso para empresas e produtores. “O motor a gás G13 contribui para expandir a produção e o uso de energia renovável e limpa. É uma solução que diminui em quase 100% a emissão de materiais particulados e em cerca de 30% do óxido de nitrogênio”, afirma Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta América do Sul.
Do ponto de vista operacional, o G13 também oferece vantagens competitivas. O motor foi projetado para simplificar a manutenção, com intervalos de serviço longos e componentes de fácil acesso, reduzindo custos ao longo do ciclo de vida. Em termos de economia direta, cálculos apontam que, se comparado com o diesel na formulação atual, o custo de operar motores industriais a GNV pode ser até 22% menor. Esse equilíbrio entre eficiência e desempenho contribui para ampliar a viabilidade da tecnologia em diferentes frentes de uso.
O lançamento acompanha uma tendência observada em mercados globais: a incorporação de motores movidos a combustíveis alternativos em projetos de geração distribuída. Essa modalidade vem crescendo no Brasil, impulsionada tanto por questões ambientais quanto pela busca por maior autonomia energética. O motor a gás G13 da Volvo Penta se insere nesse contexto como mais uma opção para empresas que desejam integrar soluções de baixo impacto às suas operações.
O novo motor G13 é fabricado no complexo industrial da Volvo em Curitiba (PR), onde também são produzidos os propulsores dos caminhões e ônibus da marca. O G13 poderá ser exportado para todos os mercados da América do Sul, região onde a demanda por motores a gás está em expansão.
Líder mundial em motores de uso marítimo e industrial, a Volvo Penta está presente em mais de 130 países. Em 2024 entregou mais de 35 mil unidades em todo o mundo. No Brasil, além do novo motor a gás, oferece uma ampla gama de modelos a diesel, de 18 a 1.000 hp, para aplicações em embarcações, implementos agrícolas, geradores de energia etc.
A Volvo Penta é uma área de negócios da Volvo, grupo que atua também nos segmentos de caminhões, ônibus e equipamentos de construção. A oferta de motores a biogás faz parte do compromisso global do Grupo Volvo em zerar as emissões de CO₂ em seus produtos até 2040.
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