E-commerce chega à mineração com solução desenvolvida pela Minerion
Novidade mundial, venda digital trará maior eficiência e sustentabilidade ao setor. Sistema será apresentado durante a Exposibram 2025, na Bahia.
A Minerion, desenvolvedora do ERP usado por mais de 350 mineradoras brasileiras, apresentará o primeiro sistema mundial de e-commerce para o setor da mineração durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), que acontece em Salvador (BA) nos dias 28, 29 e 30 de outubro. No lançamento, o sistema, que permite a venda 100% digital de minerais, será exclusivo para o setor de agregados para a construção civil, como pedra, brita e areia. A empresa já finaliza versões para outros segmentos da mineração, como calcário agrícola, a serem disponibilizadas em breve.
“A digitalização e a simplificação de processos na mineração compõem um novo modelo operacional que trará maior eficiência e sustentabilidade ao setor”, aponta Ivan Pereira, presidente da Minerion, para quem o e-commerce entregará benefícios mútuos ao setor de agregados para a construção civil, alcançando tanto as mineradoras quanto os clientes finais desses materiais.
“Com o e-commerce, as mineradoras sairão de um modelo passivo para uma forma mais dinâmica de vendas, acelerando a eficiência operacional de ponta a ponta”, avalia Pereira. “Ganham também os clientes, com facilidade de escolha e agilidade de decisão: a compra pode ser feita com poucos cliques, a qualquer hora, no celular ou computador, com pagamento via cartão de crédito, PIX ou faturamento previamente combinado”, completa o presidente da Minerion.
Páginas customizadas por mineradora
Após contratar o e-commerce Minerion, a mineradora recebe sua loja virtual personalizada com identidade visual própria. A mineradora fica responsável pelo carregamento de dados como catálogo de produtos, preços e fretes e pela manutenção dessas informações. Também fica por conta da mineradora a divulgação desse novo serviço entre seus clientes, incluindo a promoção pelo meio digital, como é o hábito dos sites de compras.
“Como quem adquire roupas ou outros produtos pela internet, os clientes de agregados para a construção civil poderão fazer pedidos, programar como receber ou coletar a carga e realizar o pagamento on-line”, compara Pereira. “É uma novidade para o setor mineral, mas acreditamos, como aconteceu em outros segmentos, em uma rápida adaptação e consolidação desse modelo no setor da mineração.”
Integração logística e administrativa
“A logística foi o caminho crítico desse projeto”, informa Pereira. Com base na experiência de 28 anos da empresa no setor da mineração, o sistema e-commerce Minerion integraliza dados como tipo de produto, volume de carga, local de carregamento e entrega, veículo adequado para o transporte, restrições de horários de circulação, preços, frete (CIF ou FOB), cadastro para emissão de documentos, entre outras informações que agilizam o processo comercial e a programação da entrega dos agregados.
Durante a implantação do e-commerce, a equipe Minerion realiza a adequação do fluxo logístico específico da mineradora à ferramenta, que pode variar. Existem mineradoras que deixam a contratação do frete por parte do cliente, as que costumam ter filas de caminhões à espera de carga na porta da operação ou, ainda, as que operam com contratos fixos com transportadoras.
A Minerion também prepara o sistema para o pareamento das vendas feitas pelo on-line ao ERP de uso corrente da mineradora, seja ele Minerion ou de outro fornecedor. Feito o pedido pelo e-commerce, o sistema integra todas as informações aos controles operacionais, comerciais, financeiros e programações de entrega, assegurando o controle de toda a operação.
Agendamento de carga por WhatsApp
O e-commerce Minerion foi desenvolvido totalmente in house e é mais uma entre várias iniciativas da empresa, sediada em Arcos (MG), na integração de ferramentas digitais ao setor da mineração. Este ano a empresa já tornou possível o agendamento de cargas via WhatsApp para as mineradoras. Embarcadores, transportadoras e motoristas visualizam as posições disponíveis para carregamento e agendam o atendimento com antecedência, usando o sistema Minerion em sua versão web ou WhatsApp.
“Quando o motorista chega à empresa já sabe que não enfrentará filas, já que todos os atendimentos foram distribuídos ao longo do período disponível para carregamento”, comenta Helena Maria Vianna da Costa, diretora-executiva da Calbrax, mineradora de calcário, em Guarani de Goiás, a 500 km de Goiânia, onde cerca de 50 caminhões por dia já agendam o carregamento por WhatsApp. “O sistema funciona, melhora o atendimento e o conforto dos caminhoneiros”, observa a diretora.