Quinta-feira, 23, tem seminário sobre insumos biológicos

Quinta-feira, 23, tem seminário sobre insumos biológicos

Quinta-feira, 23, tem seminário sobre insumos biológicos

 

Na próxima quinta-feira, 23, a Rede de Socioeconomia da Agricultura da Embrapa (RSA) promoverá discussão sobre a contribuição das ciências sociais aplicadas para a avaliação do uso de insumos biológicos na agricultura brasileira.

O seminário busca uma reflexão crítica sobre os limites e potencialidades da abordagem socioeconômica na análise da adoção de bioinsumos, com destaque para os desafios da substituição de fertilizantes e defensivos sintéticos. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no YouTube. O evento é gratuito e aberto ao público e será realizado às 9 horas da manhã.

Participantes

Coordenadores: Job Lúcio Gomes Vieira e Pedro Abel Vieira (Embrapa)
Moderadora: Cristhiane Amâncio (Embrapa)

Debatedores:

  • Larissa Simon, diretora de Operações na ANPII Bio – Associação Nacional de Promoção e Inovação da Indústria de Biológicos.
  • Tiago Telles, Pesquisador vinculado ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
  • Uallace Moreira, Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)

Mais do que apresentar resultados de pesquisa, a proposta é provocar uma análise crítica sobre como a socioeconomia pode apoiar a expansão do uso de insumos biológicos, contribuindo para a formulação de políticas públicas, a construção de métricas mais sensíveis à realidade do campo e a orientação de investimentos em inovação.

O encontro também servirá como preparação para ações futuras da Embrapa no campo da bioeconomia, incluindo oficinas, estudos colaborativos e articulação interunidades. Entre os encaminhamentos esperados está a formulação de uma agenda comum de pesquisa que integre conhecimento técnico e análise socioeconômica, com foco nos insumos biológicos como vetor de transformação da agricultura brasileira.

Rede de Socioeconomia da Embrapa

A Rede de Socioeconomia da Agricultura (RSA) é uma iniciativa da Embrapa criada oficialmente este ano para promover a integração entre pesquisa e inteligência estratégica da Embrapa e apoiar a competitividade e a sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro.

A RSA conta hoje com pelo menos 273 empregados da Embrapa – entre economistas, sociólogos, agrônomos, estatísticos, cientistas da computação e outras especialidades. Os integrantes buscam gerar análises, subsídios e dados estratégicos voltados à formulação de políticas públicas, ao desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis, ao monitoramento de inovações tecnológicas e à inclusão socioprodutiva de pequenos agricultores.

Serviço
Seminário Debates em Socioeconomia

Data: 23 de outubro, quinta-feira
Horário: 9 às 11 horas
Transmissão ao vivo: www.youtube.com/embrapa
Participação aberta com perguntas ao vivo

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades