Tratores ganham protagonismo no processo de mecanização das lavouras de laranja
Avanços em mecanização ajudam a reduzir custos e elevar a eficiência; o MF 4700, da Massey Ferguson, foi desenvolvido para atender às necessidades específicas da citricultura
O Brasil é o maior produtor e exportador de laranja do mundo, responsável por cerca de 70% do suco exportado globalmente. No cinturão citrícola de São Paulo e no Triângulo/Sudoeste Mineiro, principal polo da atividade no país, a citricultura ocupa cerca de 358 mil hectares, reunindo quase 7,5 mil produtores, segundo a COGO Inteligência em Agronegócio. Para a safra 2025/26, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) estima a colheita em 314,6 milhões de caixas de 40,8 kg, aumento de 36% em relação ao ciclo anterior.
O crescimento é explicado por fatores como clima mais favorável, melhor manejo dos pomares e pela adoção crescente da mecanização, que tem contribuído para elevar a produtividade e reduzir perdas. De acordo com estudo da Boschi Inteligência de Mercado (BIM), o Brasil já conta com 1,35 milhão de tratores em operação. Na citricultura, eles são utilizados desde o preparo do solo e pulverização até o transporte de insumos e colheita.
Os tratores incorporaram tecnologia embarcada que auxilia o produtor a reduzir custos, economizar combustível e aumentar a precisão das operações. Um exemplo é o MF 4700, da Massey Ferguson, modelo desenvolvido para atender às necessidades específicas da citricultura. Eleito duas vezes Trator do Ano no Brasil, ele é equipado com motor AGCO Power de gerenciamento eletrônico, turbo e intercooler, que garante uma queima de combustível mais eficiente, possibilitando economia de até 10% por hectare.
A transmissão 12×12, única na categoria, conta com o reversor Power Shuttle que facilita as manobras entre linhas estreitas ao permitir a troca de frente para ré sem o uso da embreagem, além da opção de reverso mecânico para clientes que buscam melhor custo benefício e simplicidade. Com capacidade de levante de 3.000 kg e vazão de 65 lpm, o MF 4700 se adapta a diferentes implementos, ampliando sua versatilidade no campo. Já a cabine com visibilidade de 360º proporciona maior segurança e conforto ao operador, fatores essenciais em jornadas longas de trabalho.
“O MF 4700 é um trator versátil, projetado para tornar o trabalho no campo mais ágil e eficiente. O modelo combina força e tecnologia, contribuindo para aumentar a produtividade e a sustentabilidade da citricultura. Temos dados de campo mostrando vários benefícios agronômicos como maior qualidade na pulverização através do melhor gerenciamento da rotação do motor, refletindo na produtividade da lavoura ”, destaca Lucas Zanetti, gerente de marketing produto da Massey Ferguson.