AirSeT, painel de média tensão da Schneider Electric, é homenageado pelo Fórum Econômico Mundial por excelência em design sustentável
Solução pioneira elimina o uso de SF6, gás com 24 mil vezes mais poder de retenção de calor que o CO2, e impulsiona a descarbonização das redes elétricas globais
A Schneider Electric, líder global em gerenciamento de energia e automação, teve a sua tecnologia pioneira em equipamentos de média tensão, a AirSeT, reconhecida pela Aliança de CEOs Líderes Climáticos do Fórum Econômico Mundial como Campeã do Desafio de Soluções voltadas ao uso dos produtos de Escopo 3 na categoria Design Sustentável.
A homenagem destaca o papel transformador da solução na mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em sistemas de distribuição elétrica. Ao substituir o hexafluoreto de enxofre (SF₆) – GEE com potencial de aquecimento global 24.300 vezes superior ao do CO₂ – por ar puro e tecnologia a vácuo, o AirSeT elimina um dos maiores contribuintes para as emissões de Escopo 3 na infraestrutura elétrica.
“O design do produto é o ponto em que o impacto ao longo do processo produtivo geralmente começa”, observa Pim Valdre, chefe de Economia Climática e da Natureza e membro do Comitê Executivo do Fórum Econômico Mundial. “O design sustentável pode gerar benefícios exponenciais, incluindo redução de custos, aumento da segurança, garantia da conformidade regulatória e redução das emissões em todo o ciclo de vida.”
O AirSeT remove completamente o SF₆, auxiliando os clientes a minimizar riscos regulatórios, ampliar a segurança dos trabalhadores e diminuir custos operacionais no longo prazo. Desde o lançamento do AirSeT, ajudamos a evitar a emissão de 1,7 milhão de toneladas de dióxido de carbono (CO₂) equivalente até junho de 2025 – uma contribuição validada por auditores independentes como parte do programa Schneider Sustainability Impact (SSI).
Principal alternativa de mercado ao SF₆
Desde a década de 1950, o SF₆ possibilitou à indústria compactar o tamanho dos equipamentos de comutação e melhorar a segurança. No entanto, isso teve um custo ambiental significativo. O AirSeT, única solução prontamente disponível alimentada por ar purificado em vez de SF₆, é fácil de gerenciar e integrar, além de ser resiliente à evolução da regulamentação ambiental.
Fornecido nos mesmos formatos dos seus antecessores e com os mesmos procedimentos operacionais, o AirSeT também é nativamente digital, permitindo redes mais inteligentes e manutenção baseada em condições, e orientada por IA em escala. Projetado com a circularidade em mente, apresenta componentes elétricos e mecânicos aprimorados para cinco vezes mais operações, peças de reposição prontas, recursos de retrofit e modernização com disjuntores removíveis para maior vida útil.
A Schneider Electric orgulha-se de liderar o caminho da inovação sustentável. Esse reconhecimento do Fórum Econômico Mundial demonstra o compromisso da empresa em desenvolver tecnologias que agregam valores ambiental, econômico e social.