Protagonismo feminino na gestão do agronegócio brasileiro é fortalecido com formação de novas lideranças no setor
Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio (ALMA), parceria entre Corteva, ABAG e FIA, lança livro com foco em ESG durante formatura da turma 2025

A Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio (ALMA) promoveu na terça-feira, 21 de outubro, a formatura de cerca de 170 novas líderes, entre produtoras rurais, especialistas e empreendedoras dos mais diferentes ramos do setor. Criada pela Corteva Agriscience em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e apoio da FIA Business School, a iniciativa busca apoiar e incentivar o protagonismo feminino no agronegócio. Desde 2019, a ALMA já capacitou mais de 600 mulheres em temas como liderança, finanças, inovação, marketing digital e sustentabilidade.
Nesta edição, a academia de liderança trouxe um conteúdo ainda mais alinhado com as demandas do setor, abordando temas como inovação tecnológica, gestão estratégica, governança e sustentabilidade. A capacitação incluiu aulas on-line ao vivo, mentoria e desenvolvimento de projetos que incentivam a discussão e a busca de solução para problemas comuns, vivenciados no dia a dia da atividade produtiva, finalizando com o evento presencial em São Paulo. Neste ano, as alunas do programa de educação continuada tiveram cursos de Liderança Feminina e Desenvolvimento Humano.
“Dentro da ALMA, temos o propósito de criar novas oportunidades de crescimento para que as mulheres do agronegócio tenham mais protagonismo e conquistem novos espaços. A cada nova edição, procuramos adequar os cursos oferecidos conforme as demandas que elas nos trazem. Na prática, elas nos ajudam a construir o conteúdo”, afirma Rosemeire dos Santos, Líder de Relações Governamentais da Corteva Agriscience no Brasil e uma das idealizadoras da academia.
“A cada ano, temos o desafio de desenvolver conteúdos sob medida para atender às demandas das alunas da ALMA. Em 2025, o curso de Desenvolvimento Humano, voltado às alunas veteranas, trouxe uma metodologia prática e aplicada: cada participante realizou um diagnóstico de maturidade em gestão de pessoas em sua propriedade rural, identificando pontos críticos, definindo ações e traçando um plano de melhoria. Ao final, compartilharam os desafios vividos, as percepções sobre as mudanças e os próximos passos para fortalecer a gestão de pessoas no campo, mostrando que liderar é um processo contínuo de aprendizado, evolução e impacto”, explica a professora da FIA Christiane Leles Rezende De Vita, coordenadora pedagógica da ALMA.
Gislaine Balbinot, diretora-executiva da ABAG, destaca que o desenvolvimento de mulheres como lideranças do Agro é fundamental, ainda mais nesse momento, que o setor registrou uma maior presença feminina. “No segundo trimestre de 2025, a participação das mulheres ocupadas no agro cresceu 1,9%, o que representa 203 mil trabalhadoras a mais na comparação com o período passado, ritmo quase dez vezes superior ao dos homens. Essa tendência revela um setor cada vez mais diverso, inovador e com maior nível de escolaridade. Um avanço significativo”.
Entre as formandas deste ano, histórias como as de Adenísia de Oliveira Garcia, Aline de Freitas Veloso e Jucineia dos Santos Morais Lago refletem o impacto da academia na vida e na gestão das mulheres do agro. Adenísia, pecuarista em Jataí (GO), alia a tradição familiar à governança moderna na Fazenda Samambaia, liderando projetos de educação e valorização do campo. Aline, de Montes Claros (MG), transformou a sucessão rural em propósito coletivo ao criar o grupo Agrosertanejas Norte de Minas, fortalecendo o protagonismo feminino na gestão das propriedades. Já Jucineia, produtora em Rio Brilhante (MS), consolidou-se como empresária do agronegócio à frente da RJ Agro, aplicando práticas de ESG e envolvendo a família na continuidade dos negócios. “São três trajetórias distintas que revelam, cada uma a seu modo, o poder transformador do conhecimento e da liderança compartilhada pela ALMA”, reflete a coordenadora Rose dos Santos.

ESG é tema de segundo livro da academia de liderança feminina
As mulheres têm assumido um número cada vez maior de funções dentro das cadeias produtivas do agro brasileiro e um dos desafios que têm se mostrado com grande frequência é lidar com os temas ligados ao ESG, sigla em inglês para ambiental, social e governança. Para atender essa demanda vinda das próprias alunas da academia de liderança, foi lançado o livro “ESG no agro: metodologia e histórias inspiradoras da ALMA”.
A publicação é resultado de um curso especialmente dedicado ao tema, realizado entre 2023 e 2024, no qual as alunas tiveram como desafio elaborar o relatório ESG de suas próprias propriedades rurais e/ou empresas ligadas ao agronegócio. O livro apresenta as histórias pessoais e os relatórios ESG desenvolvidos por elas, mostrando o impacto prático do ESG no dia a dia rural. O livro traduz o ESG para a realidade do agronegócio e convida produtoras e produtores rurais a reconhecerem e comunicarem suas práticas sustentáveis, mostrando que o ESG é uma jornada contínua de evolução.
Escrito por Sabrina Della Santa Navarrete, Lizandra Ariane Machado de Castro, Christiane Leles Rezende De Vita e Camila Benatti Mourad, “ESG no agro: metodologia e histórias inspiradoras da ALMA”, é gratuito e está disponível em formato de ebook no site da FIA.
A primeira obra resultado dos trabalhos na academia de liderança feminina foi lançada em 2024. Intitulado “ALMA, substantivo feminino: A história da academia de liderança que estimula o conhecimento e o protagonismo da mulher no agronegócio”, a publicação celebrou as experiências vividas pelas produtoras agrícolas ao longo da academia, com depoimentos inspiradores que mostram como as mulheres estão mudando a dinâmica do campo, desconstruindo barreiras e reescrevendo grandes histórias.
A programação especial de encerramento deste ano contou ainda com uma mesa redonda sobre o cenário político e econômico para o agronegócio em 2026 e teve como debatedores o cientista político Leonardo Barreto, Alexandre Mendonça de Barros, da MBAgro, e Sérgio Valle, da MB Associados. Carol Rache, fundadora do Grupo Namah Wellness e Acenda Sua Luz proferiu a palestra “Alma em movimento: a Jornada do Crescimento Interior”.

Sobre a Corteva
A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global agrícola que combina inovação e liderança do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os principais desafios agrícolas do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos, produtos digitais e serviços. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso das próximas gerações. Mais informações disponíveis em www.corteva.com
Sobre a ABAG
A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) foi criada em 1993 com o objetivo de estabelecer dentro do agronegócio brasileiro uma organização no processo de desenvolvimento sustentável, aproximando o setor, e todos os seus stakeholders, da economia nacional e internacional. É a única associação que congrega todos os elos da cadeia, do campo à indústria, distribuição e serviços, sendo fundamental para o fortalecimento do sistema agroindustrial e das relações com o governo, iniciativa privada, entidades de classe e instituições de ensino. Com mais de 80 associados e uma forte presença no calendário de eventos do agronegócio, a ABAG traz também informações por meio de palestras, entrevistas, debates, fóruns, congressos, workshops e feiras, que são fundamentais para o avanço do mercado e dos profissionais.
Sobre a FIA Business School
Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público – uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo – no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs), sediada em Londres e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, incluindo Financial Times e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante. Mais informações: www.fia.com.br. Siga a FIA nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.