Citrosuco reafirma compromisso com sustentabilidade e apresenta soluções baseadas na natureza na COP30
Comprometida com o futuro, empresa participa de debates que impulsionam ações de resiliência climática

A Citrosuco, uma das maiores produtoras de sucos e ingredientes de laranja do mundo, reafirma o compromisso com a sustentabilidade e anuncia que irá apresentar soluções baseadas na natureza durante a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém (PA), 10 a 21 de novembro de 2025. A empresa participará de uma agenda de ações na Blue Zone, Green Zone e Side Events junto a parceiros estratégicos, além de integrar o espaço Legado & Futuro Votorantim, que promove diálogo sobre soluções climáticas junto a outras quatro organizações do portfólio da Votorantim S.A. (Banco BV, CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Reservas Votorantim e Votorantim Cimentos).
Pioneira no desenvolvimento de metodologias de agricultura regenerativa e soluções baseadas na natureza, a Citrosuco, após lançar o Brazilian Citrus Program for Climate Adaptation (BCPCA) e apresentar os primeiros resultados do PSA Carbon Agro na NYC Climate Week 2025, terá uma agenda de eventos dedicada a essas temáticas, com foco no fortalecimento de suas plataformas de créditos de carbono de alta integridade, inovação e impacto positivo.
“A Citrosuco, uma das líderes globais na citricultura, tem a responsabilidade e a oportunidade de impulsionar soluções sustentáveis que unam produtividade e preservação. A COP30 é um marco importante para reforçarmos o papel do agronegócio brasileiro como protagonista na transição para uma economia de baixo carbono, por meio de iniciativas que regeneram solos, removam carbono e geram valor compartilhado”, afirma Clauber de Andrade, Chief Legal and Corporate Affairs Officer da Citrosuco.
Para participar dos eventos, é preciso realizar a inscrição por meio do site Link. Veja a seguir os destaques da programação da Citrosuco na COP30, no espaço Legado & Futuro Votorantim:
18/11, terça-feira – Agricultura e clima: Soluções para a descarbonização
- Soluções Baseadas na Natureza: O PSA Carbon Agro (9h)
Painel: Citrosuco, Reservas Votorantim e Eccon Soluções Ambientais - Agricultura e Clima: Soluções para a Descarbonização (10h)
Case: Citrosuco, Deep, Yara e New Holland
19/11, quarta-feira – Cadeias sustentáveis e natureza: caminhos para uma economia regenerativa
- Regeneração e Soluções Climáticas: O Potencial dos Biomas Brasileiros (09h)
Case: Citrosuco, Instituto Ekos, Vale e GSS. - Integridade e Rastreabilidade: Inovação para cadeias de valor sustentáveis (10h) Painel: Victoriana Gonzaga, Citrosuco, Pacto Global, Agrotools, MBRF
- Parceria Citrosuco e Copersucar (12h)
Espaço Legado & Futuro Votorantim
O Espaço Legado & Futuro Votorantim integra a estrutura da EY House (Av. Marechal Hermes, S/N, anexo à Paratur, Reduto, Belém/PA), um hub de 3.000 metros quadrados criado pela líder em consultoria e auditoria no mundo com o objetivo de ser um novo ponto de encontro para especialistas e executivos dos principais setores que impulsionam a transição para uma economia de baixo carbono. O local oferece auditórios, salas de reunião, restaurante e um amplo jardim.
Toda a construção conta com sistemas de energia solar fotovoltaica, reaproveitamento e conservação de água, reciclagem de resíduos, uso de materiais renováveis e técnicas de construção modular, pensados para reduzir impactos ambientais. Parte da fundação da EY House foi construída com cimento Poty produzido com caroço de açaí na fábrica da Votorantim Cimentos em Primavera (PA) e com perfis de alumínio de baixo carbono, extrudados e anodizados, que passaram por tratamento de superfície de pintura e compõem o sistema Primora, da CBA. Consolidando um legado físico e social. Após a COP30, toda a estrutura da EY House será destinada à Secretaria dos Povos Indígenas do Estado do Pará.






