EXPOSIBRAM 2025: TIMining mostra como gêmeos digitais e IA apoiam a garantia de qualidade na mineração

EXPOSIBRAM 2025: TIMining mostra como gêmeos digitais e IA apoiam a garantia de qualidade na mineração

A partir de casos reais, a startup especializada em mineração demonstrará como gêmeos digitais 3D e IA otimizam o controle de qualidade da lavra, reduzindo perdas e emissões

EXPOSIBRAM 2025: TIMining mostra como gêmeos digitais e IA apoiam a garantia de qualidade na mineração

O controle de qualidade na extração de minério de ferro tornou-se um dos principais desafios competitivos da mineração moderna. Para o mercado que exige eficiência e sustentabilidade, identificar e extrair minério de maior teor é decisivo para garantir rentabilidade e reduzir impactos ambientais. Para enfrentar esta equação, a TIMining, startup que vem transformando o cenário tecnológico da mineração em mais de 40 países, apresentará na Exposibram 2025 como a tecnologia se consolida como a principal aliada para elevar a eficiência, a rentabilidade e a sustentabilidade das operações mineradoras.

“A mineração possui novos desafios que, em uma estrutura de trabalho tradicional, parecem quase inalcançáveis. A inovação tecnológica veio para solucionar isso de maneira eficiente, ecológica e rentável. A partir de um problema real nas mineradoras, o controle de qualidade da lavra, a TIMining desenvolveu uma solução que aplica gêmeos digitais 3D, aliados à inteligência artificial e ao monitoramento em tempo real, para acompanhar o teor do minério desde a frente de lavra até o beneficiamento, otimizando o blending, reduzindo perdas e diminuindo emissões”, comenta Marcelo Ponte, VP de marketing da startup no Brasil.

O novo momento da mineração

EXPOSIBRAM 2025: TIMining mostra como gêmeos digitais e IA apoiam a garantia de qualidade na mineração

Com base em casos reais e resultados comprovados, a TIMining apresentará aos visitantes da Exposibram 2025, uma das maiores feiras de mineração da América Latina, como as mineradoras podem transformar dados operacionais em decisões estratégicas e acionáveis. O conteúdo integra a palestra técnica “Teor do minério sob controle: gêmeos digitais e IA apoiando a garantia de qualidade”, que será realizada no dia 29 de outubro, às 16h, demonstrando como a integração entre gêmeos digitais e inteligência artificial eleva o teor do minério e impulsiona uma mineração mais produtiva, previsível e alinhada às melhores práticas de sustentabilidade.

“O investimento em integração de dados e outras tecnologias habilitadas em nuvem representa um aumento de receita de 2% por tonelada produzida pela mineração. A inovação se tornou estratégica para o mercado e a digitalização já se mostra um fator decisivo de crescimento, sustentabilidade, produtividade e segurança das minas. No entanto, os desafios que o segmento enfrenta não são iguais aos de nenhum outro campo econômico. Por isso, será ótimo poder apresentar de forma técnica como planejadores e operadores de minas podem equilibrar custos e maximizar a produção de maneira inteligente”, destaca Rafael Cruz, BDM da TIMining Brasil, que também apresentará a palestra.

Para acompanhar a palestra da TIMining na Exposibram 2025, basta se inscrever no site do evento: www.exposibram2025.ibram.org.br. A exposição acontece no Centro de Convenções Salvador, na capital soteropolitana, nesta quarta-feira (29) às 16h.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades