Projeto Vesta, da Braskem, é selecionado para o Prêmio SB COP Awards e será apresentado na COP30

Projeto Vesta, da Braskem, é selecionado para o Prêmio SB COP Awards e será apresentado na COP30

Iniciativa reduz cerca de 100 mil toneladas de CO₂e por ano e reforça o papel da indústria brasileira na transição energética global

 Projeto Vesta, da Braskem, é selecionado para o Prêmio SB COP Awards e será apresentado na COP30

O projeto Vesta, desenvolvido pela Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, em parceria estratégica com a Siemens Energy, foi selecionado para o Prêmio SB COP Awards, promovido pela Sustainable Business COP (SB COP), iniciativa que reconhece as soluções empresariais de destaque na agenda climática.

Combinando inovação tecnológica e eficiência energética, o Vesta gerou impactos significativos na operação do cracker – a principal unidade industrial da Braskem no Polo Petroquímico do ABC, em São Paulo, de modo a estabelecer um novo patamar de desempenho. Entre os principais resultados, destaca-se a redução de 7,3% no gasto energético – o equivalente ao consumo de uma cidade com um milhão de habitantes. Essa economia foi viabilizada pela diminuição de 120 mil metros cúbicos por dia de gás natural e pela redução de 20 megawatts no consumo de energia elétrica da rede.

Essas ações contribuíram para evitar aproximadamente 100 mil toneladas de emissões de CO₂e por ano. Além disso, o projeto alcançou uma economia de 11% no consumo de água da unidade industrial, o que reforça o compromisso da companhia com práticas produtivas mais sustentáveis e de alto desempenho. “Ter o projeto Vesta reconhecido pelo SB COP Awards reforça o papel da Braskem na transição energética e na redução de emissões dentro do setor produtivo. Estamos muito felizes com o reconhecimento”, celebra Gustavo Checcucci, diretor de Energia e Descarbonização Industrial da Braskem.

“A escolha da Siemens Energy para a execução desse projeto é resultado de um trabalho conjunto de alinhamentos técnicos, somados às aspirações de ambas as empresas em buscar por soluções industriais sustentáveis. O modelo de negócio desenvolvido para a planta de cogeração permite que a Braskem possa concentrar seus recursos no negócio, transferindo para a Siemens Energy a disponibilização de energia e vapor de forma contínua e ininterrupta,” afirma Andre Carrasco, Head de O&M e Serviços da Siemens Energy no Brasil.

O SB COP Awards integra a programação oficial da Sustainable Business COP (SB COP), braço empresarial da COP30, que tem como objetivo apresentar cases reais de sucesso na agenda verde, de modo a destacar as contribuições do setor privado em temas como transição energética, economia circular e cidades sustentáveis. A apresentação oficial das iniciativas vencedoras será realizada no dia 12 de novembro de 2025, durante o evento principal da COP30, no Teatro SESI, em Belém (PA). A programação será híbrida, com exibição de vídeos institucionais e participações presenciais das empresas, além de ser divulgada em plataformas como o LinkedIn da SB COP, os canais de mídia especializados, a playlist da CNI no YouTube e o e-book oficial do prêmio.

Compromisso e sustentabilidade

O projeto Vesta foi desenvolvido pela Braskem com foco em eficiência energética, redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), maior confiabilidade no suprimento de energia elétrica e aumento de competitividade. A iniciativa redesenhou completamente o sistema termelétrico do complexo industrial, substituindo turbinas a vapor, utilizadas para acionamento de grandes equipamentos, por motores elétricos de alta velocidade (high-speed). Além disso, implementou uma nova planta de cogeração, movida a gás residual rico em hidrogênio – um subproduto do processo industrial – com concentração de até 80%, o que garante maior aproveitamento sustentável.

A solução de cogeração foi implementada em parceria com a Siemens Energy, com motorização realizada pela GE, e uniu governança dedicada, metodologia ágil e uso inteligente do espaço físico disponível. “O Vesta é um exemplo de como é possível unir inovação e eficiência com retorno rápido sobre o investimento. Além dos ganhos ambientais, o projeto mostrou viabilidade econômica e pode ser replicado em outras unidades industriais, o que amplia seu impacto positivo no setor,” completa Checcucci.

A Braskem acredita que a indústria é parte da solução. Por isso, participará da COP30 e reafirmará seu papel como agente de transformação do desenvolvimento sustentável da indústria, em busca do alcance da neutralidade climática.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades