ApexBrasil leva 24 compradores internacionais para a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte
A ação integra a edição Cafés Especiais do programa Exporta Mais Brasil, que promove a qualidade, a sustentabilidade e a expansão dos cafés especiais do Brasil no exterior

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realiza, de 5 a 7 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a segunda etapa da edição Cafés Especiais do programa Exporta Mais Brasil, com uma agenda de promoção comercial integrada à Semana Internacional do Café (SIC), um dos maiores eventos do setor no mundo.
A ação reunirá 24 compradores estrangeiros vindos das Américas (Estados Unidos, Canadá e Chile), Europa (Espanha, Portugal, Polônia, Croácia, Rússia, Geórgia e Estônia), Oriente Médio (Emirados Árabes Unidos, Israel e Palestina), África (África do Sul, Moçambique, Marrocos e Egito), Sudeste Asiático (Índia e Tailândia) e Extremo Oriente (China). Eles participarão de cuppings temáticos, rodadas de negócios e palestras técnicas ao longo da SIC, com foco na promoção da qualidade, sustentabilidade e diversidade dos cafés brasileiros.
Realizar essa etapa dentro da Semana Internacional do Café amplia de forma significativa a visibilidade mundial do café brasileiro. Essa ação que acontece no âmbito do programa Exporta Mais Brasil, começou na região Norte, apresentando os robustas amazônicos, continua na SIC e segue para as regiões da Mata de Minas e Caparaó, conectando os compradores internacionais a 122 produtores de cafés especiais brasileiros”, destaca Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
A etapa de Belo Horizonte dá sequência à jornada iniciada nos dias 2 e 3 de novembro, em Rio Branco (AC), quando o programa apresentou o café robusta amazônico produzido no Acre e em Rondônia a compradores internacionais, por meio de visitas técnicas a fazendas e cooperativas, atividades de cupping e encontros de negócios. “No Acre, vivemos um momento histórico para o café da Amazônia, com o lançamento do The Best of Canephora, que é o primeiro concurso internacional dedicado aos robustas amazônicos, e o anúncio de um curso de formação de provadores profissionais de café que será realizado na região Norte em fevereiro de 2026. Essas iniciativas, sem dúvida, reforçam a qualidade e o reconhecimento do café amazônico no cenário mundial”, ressalta Viana.
Após a SIC, os compradores seguem para as regiões de Matas de Minas (MG) e Caparaó (MG/ES), entre os dias 8 e 14 de novembro, onde terão novas agendas de negócios e visitas a produtores locais reconhecidos pela excelência na produção de cafés de montanha e microlotes premiados.
O programa Exporta Mais Brasil conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional). Nesta edição, também recebe o apoio setorial da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e de associações regionais de produtores: Conselho das Entidades de Café de Matas de Minas, Associação de Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (APEC) e Cafeicultores Associados da Região de Matas de Rondônia (CAFERON).
Parceria pelos cafés especiais brasileiros
A ApexBrasil e a BSCA mantêm uma parceria estratégica voltada à promoção internacional e ao fortalecimento das exportações de cafés especiais brasileiros. O projeto conjunto tem impulsionado o crescimento das empresas apoiadas, que registraram alta de 36,9% nas exportações até setembro de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior, considerando os 10 principais países importadores, superando o desempenho médio nacional (32,7%). Entre os destaques estão a China (+99,8%), o Reino Unido (+97%), a Turquia (+87,1%) e o Japão (+58,5%), refletindo a diversificação e o avanço do café brasileiro em mercados emergentes e de alto valor agregado.
Entre 2025 e 2027, o projeto prevê o apoio a 650 empresas e a movimentação de US$ 7,6 bilhões em exportações, consolidando a presença do Brasil como referência global em qualidade, sustentabilidade e inovação.
Sobre a Semana Internacional do Café (SIC)
Realizada anualmente no Expominas, em Belo Horizonte (MG), a Semana Internacional do Café é o maior encontro da cadeia produtiva do setor no Brasil e um dos principais do mundo. O evento reúne milhares de profissionais, produtores, torrefadores, exportadores, baristas e especialistas, promovendo debates, degustações, palestras e rodadas de negócios. A Semana Internacional do Café (SIC) é uma realização da Espresso&CO, do Sistema Faemg Senar, do Sebrae e do Governo de Minas Gerais, com o objetivo de fortalecer a imagem do café brasileiro no cenário global e fomentar o consumo interno e as exportações.
Sobre o programa Exporta Mais Brasil
Criado pela ApexBrasil, o Exporta Mais Brasil tem o objetivo de aproximar o comércio exterior de empreendedores de todas as regiões do país, potencializando exportações e oportunidades de negócios. Por meio do programa, empresas de diferentes setores participam de rodadas de negócios, missões comerciais e ações de promoção internacional, conectando diretamente produtores brasileiros a compradores estrangeiros.
Entre 2023 e 2024, o programa Exporta Mais Brasil realizou 28 edições, apoiando 875 empresas brasileiras, promovendo a vinda de 305 compradores internacionais de 65 países e gerando R$ 553 milhões em negócios, consolidando o Brasil como um dos principais fornecedores de produtos de alto valor agregado no mercado global.
SERVIÇO
Exporta Mais Brasil – Cafés Especiais
2ª etapa – Belo Horizonte (MG): 5 a 8 de novembro
Local: Semana Internacional do Café (SIC) – Expominas






