ABB desenvolverá data centers de IA de última geração com a NVIDIA

- Colaboração criará novas soluções de energia para futuros data centers em escala de gigawatts
- Crescentes demandas energéticas das cargas de trabalho de inteligência artificial (IA) exigem tecnologias e arquiteturas de distribuição de energia mais avançadas
- Experiência da ABB em corrente contínua (CC) e eletrônica de estado sólido apoiará a arquitetura de 800 VDC anunciada pela NVIDIA
A ABB anuncia que está acelerando o desenvolvimento de data centers de próxima geração em escala de gigawatts em colaboração com a NVIDIA. A inovação se concentrará no desenvolvimento e na implementação de soluções de energia de ponta necessárias para criar uma entrega de energia escalável e altamente eficiente para as cargas de trabalho de IA do futuro. Os projetos de pesquisa e desenvolvimento apoiarão a introdução planejada pela NVIDIA de uma arquitetura de energia de 800 VDC para racks de servidores de 1 megawatt.
Fornecer esse nível de energia de forma eficiente exige grandes avanços nas tecnologias e arquiteturas de distribuição de energia. As futuras arquiteturas de energia de data centers combinarão um sistema de energia ininterrupta (UPS) de média tensão (MT) com distribuição de energia em corrente contínua (CC) até a sala de servidores, utilizando dispositivos eletrônicos de potência de estado sólido.
“A ABB está liderando o desenvolvimento das principais novas tecnologias de distribuição de energia que criarão a próxima geração de centros de dados. Fomos um dos primeiros investidores em UPS, DC e eletrônicos de estado sólido de ponta, que permitirão que os data centers se mantenham à frente das crescentes demandas de energia da IA”, afirmou Giampiero Frisio, presidente da ABB Eletrificação. “Por meio de nossa colaboração, NVIDIA e ABB estão ajudando o setor a avançar em direção a arquiteturas de 800 volts que possibilitarão a infraestrutura de IA de alta densidade necessária para impulsionar a próxima geração de IA.”
A demanda global por data centers deve crescer de 80 GW em 2024 para cerca de 220 GW em 2030, com investimentos de capital projetados para ultrapassar US$ 1 trilhão, segundo o Dell’Oro Group. As cargas de trabalho de IA devem representar cerca de 70% desse crescimento.
“À medida que as demandas de IA continuam a crescer em todo o mundo, os data centers precisam de novas abordagens de distribuição de energia que melhorem a eficiência e simplifiquem os projetos”, disse Dion Harris, diretor sênior de HPC, Nuvem e Infraestrutura de IA da NVIDIA. “Por meio de nossa colaboração, NVIDIA e ABB estão ajudando o setor a avançar em direção a arquiteturas de 800 volts que possibilitarão a infraestrutura de IA de alta densidade necessária para impulsionar a próxima geração da IA.”
O portfólio da ABB para data centers abrange sistemas inteligentes de distribuição de energia, soluções de energia de backup, monitoramento digital e outras tecnologias essenciais que garantem operações contínuas e otimizam o uso de energia para servidores de IA. Aproximadamente 40% da pesquisa científica da ABB em eletrificação está concentrada em áreas críticas para os data centers de próxima geração, como arquiteturas elétricas, dispositivos de proteção, distribuição em CC e resfriamento.
Entre as inovações recentes da ABB que apoiam o setor de data centers estão o ABB HiPerGuard, o primeiro UPS de média tensão em estado sólido do mundo. As soluções HiPerGuard ajudam os data centers de IA a aumentar sua densidade de potência e eficiência energética em um espaço reduzido. O ABB SACE Infinitus é o primeiro disjuntor em estado sólido certificado pela IEC e foi projetado para oferecer a velocidade e o controle necessários para tornar viável a distribuição em corrente contínua.
A ABB é uma líder global em tecnologia de eletrificação e automação, capacitando um futuro mais sustentável e eficiente em recursos. Ao conectar sua expertise em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operarem com alto desempenho, tornando-se mais eficientes, produtivas e sustentáveis, superando assim os desafios. Na ABB, chamamos isso de ´Engineered to Outrun’. A empresa tem mais de 140 anos de história e mais de 105.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB estão listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB). www.abb.com
Sobre a NVIDIA
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em:
https://www.nvidia.com/pt-br/.






