Primeiro dia da Semana Internacional do Café 2025 destaca inovação, sustentabilidade, tecnologia e oportunidades no mercado global cafeeiro
Com uma área 50% maior e recorde de expositores, a 13ª edição da SIC começou nesta quarta-feira, 05/11, no Expominas, em Belo Horizonte, com cerimônia solene, palestras, workshops e competições

Teve início nesta quarta-feira, 05 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte, a 13ª Semana Internacional do Café (SIC) — um dos maiores e mais relevantes eventos do mercado cafeeiro mundial. Realizada de 05 a 07 de novembro, a edição deste ano traz como tema “Café em Transformação – Inovação, Sustentabilidade e Oferta do Mercado Global”, convidando o setor a refletir sobre os desafios e as oportunidades que moldam o futuro da cafeicultura.
Crescendo 50% em área, a SIC ocupa agora 20 mil m², reúne um número recorde de mais de 200 expositores, e deve movimentar cerca de R$ 150 milhões em negócios, além de receber aproximadamente 25 mil visitantes de mais de 40 países. Consolidada como uma plataforma estratégica de promoção e geração de negócios, a feira se organiza em oito frentes principais: Simpósio e Fórum, A Exposição, Salas de Cupping, Coffee of the Year, Rodada de Negócios, Festival Café da Semana, Campeonatos & Prêmios, e Encontros e Workshops.
A abertura solene, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, na Arena SIC, reuniu os realizadores do evento: Caio Alonso Fontes, sócio-diretor da Espresso&CO, Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar, Valmir Rodrigues, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, e Thales Almeida Pereira Fernandes, vice-governador Professor Mateus e o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Na abertura, Thales destacou as ações do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas – Emater-MG, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) – para garantir o crescimento do setor. “Apoiamos o produtor com a assistência técnica, a pesquisa que disponibiliza variedades mais produtivas e as ações de defesa sanitária e certificação que garantem a qualidade do nosso produto. Tudo isso permite que o café mantenha sua posição de protagonista das exportações do agro mineiro, responsável por quase 54% do valor total exportado”. Ele também comentou sobre a sustentabilidade do café produzido em Minas, onde 99% das propriedades produzem sem desmatamento irregular. A plataforma Selo Verde, parceria da Seapa, IEF e UFMG – foi vencedora do Prêmio de Sustentabilidade da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). “Isso mostra a seriedade do nosso compromisso e pode abrir mais oportunidades para o café mineiro”.
Caio Alonso Fontes, sócio-diretor da Espresso&CO, por sua vez, um dos realizadores da SIC, comenta “O evento cresceu 50% em tamanho – chegando a 20 mil m², aumentando em 33% o número de expositores em relação ao ano passado, com expectativa de movimentar R$ 150 milhões em negócios. A SIC é um reflexo do mercado: o que vemos aqui hoje é um setor cafeeiro com uma força enorme, grande capacidade de crescimento, adaptação e transformação. É essa dinâmica que a Semana Internacional do Café representa”, afirmou Caio Alonso Fontes.
Já o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, ressaltou “É uma honra abrir mais uma edição desta feira que eleva Minas e o Brasil no cenário mundial do café. Este ano reunimos mais 120 horas de conteúdo. Minas Gerais alcançou um marco histórico: pela primeira vez, a agropecuária ultrapassou a mineração em exportações, e o café foi o grande protagonista. Seguiremos trabalhando unidos, apoiando jovens, mulheres e produtores para fortalecer a cadeia, gerar renda no campo e garantir o futuro da nossa cafeicultura”.
“A SIC evidencia, mais uma vez, a qualidade, sustentabilidade e inovação da cafeicultura de Minas Gerais. Durante os três dias do evento, o Sebrae Minas vai oferecer a produtores e empreendedores da cadeia do café oportunidades de conexões e negócios, além de orientação sobre modelos de empresas no setor e capacitações para o aprimoramento de suas atividades”, destaca Valmir Rodrigues, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
A abertura foi seguida pela apresentação da marca Cafés do Brasil, que apresentou seu novo posicionamento setorial voltado ao fortalecimento da identidade do café brasileiro no mercado global. Desenvolvido em parceria com as principais entidades cafeeiras do país, o reposicionamento traz o conceito inovador “ESG+T”, que incorpora a tecnologia como elemento essencial da sustentabilidade, destacando-a como força motriz da cafeicultura para cultivar inovação e colher desenvolvimento.
Durante todo o dia, a Arena SIC recebeu o Simpósio DNA Café, que promoveu debates sobre os principais temas que movem a cafeicultura contemporânea. A programação incluiu painéis como “Brasil e COP30: mudanças climáticas, sustentabilidade e protagonismo global”, mediado por Pedro Ronca (GCP), com Marcos Matos (Cecafé), Fabrício Andrade (CNA) e Natália Carr (Cooxupé); “Capital verde & ESG: uma oportunidade para o mercado de café”, conduzido por Natália Amoedo, com Felipe Vignoli (Nature Investment Lab) e Luisa Lembi (BDMG); e “Agricultura 5.0: integração inteligente de tecnologias, dados e sustentabilidade”, apresentado por José Damico (SciCrop).
Na Sala Inteligência de Mercado, um dos pontos altos foi a discussão “Conilon de altitude: lançamento dos melhores clones para a sua propriedade”, mediado por Paula Varejão, com participação de Fábio Partelli (Ufes) e Roberta Aguilar (Khas Café). O espaço também promoveu workshops sobre exportações, com foco nos mercados de Singapura, China e Dubai.
Enquanto isso, o espaço Cupping & Negócios recebeu as rodadas do Coffee of the Year (Arábica – A, B, C, E, F; Canéfora – D), além de sessões de degustação e avaliação como o Cupping Sebrae Nacional – IGs brasileiras, Cupping IWCA, Cupping Sebrae – Região Matas de Minas e os Melhores Cafés do Sistema CNA/Senar/Faemg. As Salas de cupping são uma verdadeira vitrine do café brasileiro. Nelas, produtores apresentam seus lotes, destacando a diversidade e a excelência dos grãos nacionais.
Na Arena de Inovação, espaço dedicado à apresentação de soluções para o futuro da cafeicultura, foram promovidas discussões que abordaram desde o desenvolvimento territorial até novas experiências sensoriais. Entre os destaques, estiveram os painéis “Resgate da cafeicultura no Brejo Paraibano”, com Jheyson Dantas (Necaf UFPB); “Café, clima e paisagem: estudo da análise do balanço de carbono para a cafeicultura de montanha no Sul de Minas Gerais”, com Gabriel Dedini e Mariana Alves (Fundação Solidaridad); e “Café em competição: como desenvolver sabores para um drinque campeão”, com Renan Freitas (BSCA), Mari Mesquita (Nude) e Emerson Nascimento (Coffee Five).
Na Cafeteria Modelo, o destaque foi a conversa “Conheça a Rota dos Cafés Especiais de Maringá”, que reuniu Michael Tamura (Café Tamura), Patrícia Duarte (Le Petit Café) e Perseu Bastos (Sebrae Maringá).
A programação contou ainda com Campeonatos e Premiações, como Campeonato Torrefação do Ano Brasil 2025, Campeonato Brasileiro Blends de Café ABIC, Campeonato Brasileiro de Barista e Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits.
A SIC também inclui A Exposição, que reúne estandes, ativações e experiências de marcas de toda a cadeia do café, e traz como novidade o Festival Café da Semana, espaço dedicado à cultura das cafeterias. Com atmosfera leve e interativa, aproxima marcas, empresas e consumidores, estimulando negócios, conexões e lançamentos. O ambiente reúne cafeterias, microtorrefações e marcas do setor, dando visibilidade a pequenos e médios empreendedores. O Festival Café da Semana promete ser um dos mais atrativos ao consumidor final, os coffee lovers, que terão acesso ao evento no dia 07/11, a partir de ingresso especial dedicado a essa categoria.
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma realização Espresso&CO, Sistema Faemg Senar, Sebrae e Governo do Estado de Minas Gerais, com apoio institucional do Sistema Ocemg. Além de patrocínio diamante 3corações, patrocínio ouro Anysort, Sicoob e Senac em Minas e patrocínio bronze Yara, Nescafé e Café União.
O evento é gratuito para Produtores Rurais (Código do Produtor exigido) e Profissionais do Setor (pessoas atuantes em empresas conectadas ao café; CNPJ exigido). Visitantes Gerais (futuros profissionais do mercado de café e grandes entusiastas) têm acesso por meio da compra de ingresso (R$ 150,00 para os três dias). E Consumidor Final (apaixonados pelo café) tem acesso disponível no dia 07/11 a partir da compra de ingresso (R$ 70,00). Se credencie e adquira seu ingresso aqui.

Sobre a Semana Internacional do Café (SIC)
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma das maiores feiras do mundo e o grande encontro de profissionais que tem o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios. A SIC, principal ação de promoção do café brasileiro para o Brasil e o mundo, oferece conteúdo de ponta para os profissionais do setor em palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas. Estar na SIC é se conectar ao que há de mais inovador no mercado de café na troca de conhecimento entre os líderes e gestores do setor. A SIC, como é conhecida a Semana Internacional do Café, nasceu em 2013 em Belo Horizonte, para receber a celebração dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC).
13ª Semana Internacional do Café – SIC
Site: www.semanainternacionaldocafe.
Instagram: https://www.instagram.com/
Datas: 05, 06 e 07 de novembro de 2025
Horário: das 10h às 19h
Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200, Gameleira, Belo Horizonte, Minas Gerais
Ingressos:
-Produtor rural (Código do Produtor exigido): gratuito
-Profissionais do Setor (pessoas atuantes em empresas conectadas ao café; CNPJ exigido): gratuito
-Visitantes Gerais (futuros profissionais do mercado de café e grandes entusiastas): R$ 150,00 (para os três dias)
-Consumidor Final (apaixonados pelo café): R$ 70,00 (disponível apenas para dia 07/11)






