ZF atinge um milhão de unidades do Freio de Estacionamento Elétrico (EPB) produzidas no Brasil

- Marca ocorre em menos de três anos após a nacionalização da produção
- Empresa é líder mundial neste tipo de tecnologia e foi a primeira a iniciar a sua produção no Brasil
A ZF, empresa global de tecnologias para a mobilidade e sistemas de chassis celebra a produção de um milhão do EPB – Electric Parking Brake em sua unidade de Limeira (SP). O início da nacionalização ocorreu em 2022 e faz parte da estratégia da empresa de produzir tecnologias localmente, reforçando seu protagonismo no setor automotivo da América do Sul.
A ZF foi a primeira empresa do mundo a desenvolver o EPB para o eixo traseiro e se tornou líder global no fornecimento do sistema com mais de 250 milhões de unidades produzidas. A tecnologia automatiza a função do freio de estacionamento, substituindo a tradicional alavanca por um botão, e é amplamente reconhecida por elevar os padrões de segurança, conforto e eficiência nos veículos. Seu conceito também contribui para a redução de emissões, alinhando-se às metas ambientais das montadoras. Atualmente em sua sexta geração, o EPB da ZF representa a evolução de um sistema mecânico inteligente, com alto grau de integração eletrônica e funcionalidade avançada.

O EPB da ZF encontra aplicação nos modelos SUV, além de veículos de outros segmentos, como sedãs, hatchbacks e caminhões leves.
“Produzir um milhão de unidades em tão pouco tempo confirma a assertividade da nossa decisão estratégica e eficiência operacional. Essa conquista é reflexo do comprometimento das nossas equipes e da confiança dos nossos clientes. Contamos com um time de engenharia e de produção de alta competência técnica, que contribuiu ativamente neste atingimento. Estamos prontos para ampliar ainda mais a presença dessa tecnologia no mercado regional”, afirma Carlos Becker, Vice-Presidente de Soluções para Chassis da ZF América do Sul. “
O EPB da ZF é o mais compacto do mercado, com alta densidade de potência e integração inteligente com os demais sistemas do veículo. Ele também está preparado para funções como o Hill Hold (assistente de partida em rampa) e o Drive Away Assist (Assistente de Partida), que oferecem segurança e comodidade adicionais ao condutor. A solução é totalmente automatizada e pode ser configurada conforme a lógica de segurança das montadoras, sendo considerada um passo fundamental rumo aos veículos autônomos.
“A linha de produção da ZF em Limeira é uma das mais modernas da companhia no mundo, seguindo os padrões da Indústria 4.0. Os processos são automatizados e digitalizados, com robôs colaborativos (COBOTs) e sistemas de rastreabilidade e análise de dados em tempo real, garantindo qualidade, eficiência e escalabilidade ao volume crescente de produção. A produção em Limeira está integrada com a unidade industrial da empresa em Engenheiro Coelho, interior de São Paulo, onde acontecem os processos de fundição e usinagem”, comenta Renato Orlando, Diretor de Operações de Freios da ZF América do Sul.
De acordo com dados da ANFAVEA, o Brasil tem registrado aumento na adoção de tecnologias embarcadas, impulsionado por programas governamentais e pela busca por veículos mais seguros, eficientes e sustentáveis. Com maior demanda por conforto, conectividade e segurança nos veículos, desenha-se um cenário que impulsiona soluções como o EPB da ZF.






