Sítio Família Protazio e Fazenda São Bento vencem Coffee of the Year Brasil 2025
Premiação que reconhece os melhores produtores brasileiros de café, nas categorias arábica e canéfora, destaca Minas Gerais e Espírito Santo e bate recorde de pontuações

Um dos momentos mais aguardados da Semana Internacional do Café é a premiação do Coffee of the Year (COY), que revela os melhores produtores de arábica e canéfora do país. Realizada tradicionalmente no último dia do evento, a cerimônia celebra a excelência e a qualidade dos cafés brasileiros. Nesta edição, realizada em 7 de novembro, no Grande Auditório Robério Silva, no Expominas, em Belo Horizonte, foram anunciados os dez destaques em arábica e os cinco em canéfora.
O grande campeão de arábica foi o café do Sítio Família Protazio, de Espera Feliz (MG), na região do Caparaó, produzido por Guilherme Abreu Vieira, conquistando 90,44 pontos. Já na categoria canéfora, o vencedor foi a Fazenda São Bento, de Santa Tereza (ES), na região das Montanhas do Espírito Santo, com o café produzido por Carollina Bridi Gomes, que pontuou 88,83.
“Esse reconhecimento no Coffee of the Year, com o café do Sítio Família Protázio, de Espera Feliz, reforça o protagonismo de Minas Gerais na cafeicultura de qualidade. O resultado é fruto de muito conhecimento, dedicação e do investimento contínuo em capacitação e assistência técnica. O Sistema Faemg Senar tem contribuído para essa evolução, levando inovação, gestão e sustentabilidade às propriedades rurais”, comenta Ana Carolina Gomes, analista de agronegócios do Sistema Faemg Senar.
A edição deste ano registrou um número recorde de 601 amostras inscritas, com destaque para a forte participação de produtores de Minas Gerais e Espírito Santo. Além dos grandes vencedores, foram reconhecidos outros 13 cafeicultores (confira a lista completa aqui), que ocupam do segundo ao nono lugar na categoria arábica e do segundo ao quinto na canéfora. Entre os finalistas desta edição, chama a atenção a expressiva representatividade da região do Caparaó, origem de oito dos dez produtores premiados na categoria arábica.
“O COY se tornou uma verdadeira vitrine da qualidade do café brasileiro e, este ano, mais uma vez, evidencia a força de Minas Gerais e do Espírito Santo na cafeicultura. A premiação impulsiona a inovação e reforça a excelência e diversidade da produção nacional e o papel do Brasil como referência e líder global no mercado de café”, diz Caio Alonso Fontes, sócio-diretor da Espresso&CO, um dos realizadores da SIC.
Criado em 2012, o Coffee of the Year tem como missão reunir os melhores cafés do Brasil, reconhecer os grandes destaques do ano e valorizar novas origens que estão transformando a produção nacional. Ao premiar a qualidade e a diversidade do café brasileiro, o concurso incentiva o aprimoramento das lavouras, fortalece o posicionamento do país no cenário global e conecta produtores às principais oportunidades de mercado. O COY, como é conhecido, também se consolidou como pioneiro ao incluir as duas espécies produzidas no Brasil – arábica e canéfora (conilon/robusta) –, estimulando a qualidade e dando visibilidade a diferentes perfis sensoriais e regiões produtoras. Aberto a produtores de todas as regiões do Brasil, é uma vitrine única para colocar o café em evidência, conquistar reconhecimento no mercado e abrir portas para novas oportunidades de negócio.
“A conquista do primeiro lugar no Prêmio Coffee of the Year 2025, na Categoria Arábica, pelo Sítio Família Protazio, de Espera Feliz, atesta a qualidade dos cafés da Região do Caparaó. Esse reconhecimento possibilita mais visibilidade aos produtores e suas histórias, gerando um ciclo positivo de investimentos em profissionalização, gestão e fortalecimento das governanças do setor no território. A premiação confirma, mais uma vez, a excelência da cafeicultura em Minas Gerais, o maior produtor de café do mundo, e também o que mais avança, com o apoio do Sebrae, no controle das origens produtoras, garantindo ao mercado grãos de excelência, produzidos de forma sustentável e com diferenciais de identidade e origem”, destaca Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Logo após o anúncio, nas Salas de Cupping, ocorre o exclusivo Cupping dos Campeões, onde compradores do Brasil e de outros países têm a chance de provar os cafés premiados do Coffee of the Year e de conhecer os produtores vencedores da edição.
Sobre o processo do Coffee of the Year
O concurso acontece em fases. Na primeira, produtores de todo o Brasil enviam suas amostras, que são torradas e avaliadas por profissionais licenciados Q-Graders e R-Graders do Coffee Quality Institute (CQI). Todas são provadas, e dentre elas, selecionadas as 180 melhores, sendo 150 de arábica e 30 de canéfora. Essas são disponibilizadas nas Salas de Cupping, durante a Semana Internacional do Café (SIC). Nesse espaço, compradores nacionais e internacionais podem provar os cafés e conhecer seus produtores. Desses cafés, os 10 mais bem pontuados de arábica e os cinco de canéfora são apresentados ao público da SIC em uma degustação às cegas, no método filtrado. A votação dos visitantes complementa a pontuação final, ajudando a eleger os grandes vencedores do ano. Por fim, no último dia da SIC, no Grande Auditório Robério Silva, acontece a esperada cerimônia de premiação, durante a qual são revelados os melhores 10 produtores de arábica e os cinco de canéfora, em ordem de classificação. Todos esses finalistas recebem Certificado de Participação. Já os grandes vencedores (primeiro lugar arábica e primeiro lugar canéfora) levam troféu e certificado de campeão.
Confira os releases das marcas expositoras presentes na SIC 2025

Sobre a Semana Internacional do Café (SIC)
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma das maiores feiras do mundo e o grande encontro de profissionais que tem o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios. A SIC, principal ação de promoção do café brasileiro para o Brasil e o mundo, oferece conteúdo de ponta para os profissionais do setor em palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas. Estar na SIC é se conectar ao que há de mais inovador no mercado de café na troca de conhecimento entre os líderes e gestores do setor. A SIC, como é conhecida a Semana Internacional do Café, nasceu em 2013 em Belo Horizonte, para receber a celebração dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC).
13ª Semana Internacional do Café – SIC
Site: www.semanainternacionaldocafe.
Instagram: https://www.instagram.com/
Datas: 05, 06 e 07 de novembro de 2025
Horário: das 10h às 19h
Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200, Gameleira, Belo Horizonte, Minas Gerais






