Fendt apresenta visões do futuro na Agritechnica 2025
A marca apresentará aos visitantes da feira alemã, sua “zona do futuro” em seu estande, que prometem transformar a agricultura de precisão no Brasil e no mundo.
Entre os dias 9 e 15 de novembro, a Fendt – fabricante alemã de máquinas e implementos agrícolas do grupo AGCO – marcará presença na Agritechnica 2025, maior evento mundial de máquinas e tecnologias agrícolas, onde irá revelar a sua “zona do futuro” em seu estande. Sob o tema “Caminho para a autonomia”, a marca apresentará aos visitantes máquinas com acionamento alternativo, capacidade de trabalho autossuficiente e plena autonomia, inovações que prometem transformar a agricultura de precisão no Brasil e no mundo.
Entre as novidades da Fendt Future Zone, como é conhecido o estande da fabricante na feira que acontecerá em Hannover, na Alemanha, destacam-se as atualizações do trator elétrico Fendt e100 Vario, equipado na dianteira com uma bateria adicional da GreenIng, capaz de prolongar a autonomia e a eficiência energética, além de uma semeadora de precisão na parte traseira que utiliza o processo de plantio intercalado, que produz um efeito positivo na saúde do solo.

A máquina traz ainda um sistema de detecção de linhas e faixas (sistema de orientação local), que opera independentemente do GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite). A vantagem desse tipo de sistema é que ele recorre a sensores ambientais para seguir os contornos no campo de forma precisa e dinâmica, sem a necessidade de prévio conhecimento do curso exato de uma faixa, fileira ou série de plantas. Assim, o sistema complementa os sistemas de orientação baseados em satélite e marca uma nova etapa no processamento de áreas de alta precisão.
Trata-se de uma equipe energeticamente autossuficiente e que trabalha com precisão. Enquanto garantimos maior tempo de operação para tratores elétricos à bateria, devido à capacidade adicional de armazenamento elétrico e que podem ser carregados com a energia produzida durante a operação, a combinação funciona em conjunto com a tecnologia baseada em sensores para detecção de ambiente em diferentes culturas, independentemente de conexões via satélite.
Novo trator Fendt 800 Vario
Outro destaque da Fendt na Agritechnica 2025 é o Fendt 800 Vario. Com novo design, o trator traz a tecnologia Fendt VarioDrive, nova cabine e novo conceito de iluminação e opções para a instalação de sensores, como os Tech Rails, e inúmeras opções de agricultura inteligente, como a nova função Fendt Workgroup, Tramline Control ou TIM, o novo Fendt 800 Vario já foi projetado para inúmeros requisitos futuros para maior automação.

Na Fendt Future Zone, o Fendt 800 Vario será apresentado com o kit de adaptação OutRun para condução autônoma da PTx Trimble. Com esse sistema, o trator pode atuar de forma autônoma na colheita com um silo graneleiro ou até mesmo realizar o cultivo do solo de forma autônoma mesmo após a colheita com o OutRun Tillage.
O novo trator tem também como destaque o motor CORE80, da AGCO Power, homologado para operar com combustíveis alternativos como o HVO100, contribuindo com a redução das emissões de CO2 no agro. O Fendt 800 Vario traz ainda o conceito de baixa velocidade Fendt iD, o sistema de regulagem de pressão dos pneus Fendt VarioGrip e os acoplamentos opcionais de face plana na traseira, garantindo alta proteção do solo.
Autonomia na colheita com o OutRun

Juntamente com a PTx Trimble, a Fendt apresenta aos visitantes da Agritechnica o OutRun, premiado sistema autônomo no qual o operador controla a operação da carreta graneleira por meio de um tablet.
Equipado com sensores, o trator que leva a carreta detecta obstáculos e traça sua rota de forma inteligente, acompanhando a colheitadeira para o descarregamento dos grãos. Ao final do processo, a máquina retorna ao ponto desejado para transferir a carga a um caminhão.
Operações de capina com inteligência artificial
Na linha da inovação para manejo ecológico, a Fendt apresenta, em parceria com a PTx Trimble, o sistema RowPilot, que utiliza inteligência artificial para o controle preciso de capinas mecânicas. Este sistema detecta as plantas diretamente na base do solo, garantindo alta eficiência mesmo em terrenos inclinados ou com vento, e reduzindo o uso de herbicidas conforme as exigências ambientais atuais.
A diferença em relação aos sistemas convencionais é que a inteligência artificial não reconhece as linhas com base em sua massa foliar, mas no ponto de saída das plantas no nível do solo, o que é especialmente importante quando se trabalha em encostas laterais e com vento e, portanto, leva a uma robustez e precisão particularmente altas. A deriva da enxada na inclinação é compensada adicionalmente por um sensor de posição.

Em contraste com os sistemas convencionais, a IA não se baseia apenas na cor das culturas, mas também em suas propriedades geométricas. O RowPilot obtém um resultado de trabalho confiável mesmo com ervas daninhas densas e culturas não homogêneas.
A inteligência artificial do RowPilot facilita muito seu uso, pois o operador só precisa configurar a posição da câmera e o espaçamento entre as linhas diretamente no terminal. Não é necessário informar dados como altura, largura ou cor da cultura, o que permite trocar rapidamente entre diferentes tipos de plantio. O sistema é totalmente integrado ao ISOBUS da enxada, e funções como a elevação individual das linhas podem ser feitas de forma automática e simples por meio dos controles Section Control e da estrutura de deslocamento lateral, otimizando a operação no campo.






