Na COP, Fórum Internacional discute fortalecimento da agricultura familiar do Sul Global

Na COP, Fórum Internacional discute fortalecimento da agricultura familiar do Sul Global

Evento reunirá atores nacionais e internacionais para discutir o papel da agricultura familiar e comunidades tradicionais na implementação de soluções para Transição Climática no Sul Global.

Na COP, Fórum Internacional discute fortalecimento da agricultura familiar do Sul Global

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) convida jornalistas para acompanhar as atividades do “Fórum Internacional da Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais: soluções para a transição climática no Sul Global”, que será realizado na AgriZone, entre os dias 13 e 17 de novembro. O evento reunirá agricultores, pescadores, extrativistas, quilombolas e outras comunidades tradicionais de diferentes países para discutir políticas de incentivo, financiamento e outras soluções para a produção familiar na adaptação e na justiça climática.

Para participar das atividades do Fórum, é necessário inscrever-se gratuitamente na página do evento e possuir entrada credenciada para a AgriZone, disponível no site do espaço. O encontro tem como objetivo fortalecer o protagonismo dos territórios rurais e tradicionais na transição climática, promovendo o intercâmbio de experiências e soluções concretas de adaptação, mitigação e produção sustentável na Amazônia e em outras regiões do Sul Global.

“O Fórum é um espaço de diálogo, construção coletiva e valorização dos saberes, reconhecendo a agricultura como pilar para um futuro justo, diverso e sustentável. Em um dos momentos mais decisivos da história da Amazônia, o evento lança luz sobre as diferentes contribuições das populações rurais e tradicionais nas respostas à crise climática, colocando a floresta, a comida e a vida no centro da agenda internacional”, destacam os organizadores.

O Fórum é organizado pelo IPAM, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Secretaria de Agricultura Familiar do Estado do Pará, além de contar com o apoio da Hydro, Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), Fetraf (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Brasil), CNS (Conselho Nacional das Populações Extrativistas), Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Pará), Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Malungu.

Serviço

Veja a programação completa

Link para inscrição no Fórum

Data: 13 a 17 de novembro de 2025

Local: Auditório Condurú, AgriZone, Embrapa Amazônia Oriental, Travessa Dr. Enéas Pinheiro, Belém (PA)

Importante: para participar das atividades do Fórum, é necessário também estar credenciado na AgriZone.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades