ABB e VoltaGrid fazem parceria para fornecer energia estável a data centers e apoiar crescimento da IA
- A ABB foi selecionada pela VoltaGrid para reforçar a estabilidade da rede e o fornecimento de energia para data centers nos EUA, com foco no crescimento da inteligência artificial.
- Com o consumo de eletricidade por data centers previsto para mais que dobrar até 2030 devido ao crescimento da IA, a ABB apoia operadores desses centros com tecnologias energeticamente eficientes.

Com a crescente adoção da IA generativa impulsionando a demanda por eletricidade para alimentar data centers nos Estados Unidos, a ABB recebeu três encomendas da VoltaGrid – uma empresa de geração de energia em microredes com sede no Texas, EUA – para fornecer tecnologia crítica de estabilização da rede elétrica. O projeto garantirá o fornecimento de eletricidade confiável e estável para diversas instalações que a VoltaGrid está construindo nos EUA para projetos de infraestrutura de IA. As encomendas foram registradas nos três primeiros trimestres de 2025. Os detalhes financeiros não foram divulgados.
A ABB fornecerá um pacote de 27 condensadores síncronos com volante de inércia (“flywheel”) e unidades eHouse pré-fabricadas com controle de potência, incluindo sistemas de automação e excitação integrados aos painéis de controle dos condensadores síncronos. Essas unidades fornecem alta e instantânea inércia, suportam falhas de curto-circuito e mantêm a tensão da rede ao fornecer ou absorver potência reativa, sendo uma solução líder na indústria para aumentar a estabilidade da rede.
A VoltaGrid fornecerá sua solução proprietária de energia a gás natural, projetada para implantação rápida e capaz de atender às demandas específicas de energia de data centers de hiperescala. A oferta da VoltaGrid pode servir como solução de energia de curto e longo prazo para o fornecimento de energia aos clientes, suportando o crescimento e a confiabilidade dos data centers. A entrega do projeto está prevista para começar em dezembro de 2025, com as primeiras unidades entrando em operação em abril de 2026.
“Os condensadores síncronos da ABB são vitais para atender às demandas de energia de tecnologias de última geração, como data centers de IA, graças à sua comprovada capacidade de garantir a estabilidade da rede e aumentar a resiliência geral dos sistemas de energia”, disse Nathan Ough, CEO da VoltaGrid. “A parceria com a ABB nos permite acelerar a execução do projeto e atender às crescentes demandas de desempenho das operações de IA, agregando mais valor aos nossos clientes”.
Os data centers responderam por aproximadamente 1,5% do consumo mundial de eletricidade em 2024, com os EUA responsáveis pela maior parcela desse total (45%) ¹ . A previsão é que o consumo de energia dos data centers nos EUA responda por quase metade do crescimento da demanda por eletricidade entre agora e 2030 — com a economia americana prevista para consumir, em 2030, mais eletricidade para processamento de dados do que para a fabricação de todos os bens intensivos em energia combinados, incluindo alumínio, aço, cimento e produtos químicos.
Com a necessidade de mais energia, somada a desafios como estabilidade e resiliência da rede, a ABB apoia data centers no mundo todo com produtos e sistemas de eletrificação, automação e digitalização para garantir energia segura e confiável, apoiando sua confiabilidade operacional, eficiência energética e otimização de custos.
“A ABB orgulha-se de fazer parceria com a VoltaGrid e apoiar o ecossistema de energia em evolução nos EUA. Em todo o mundo, data centers são infraestrutura crítica e, portanto, manter a estabilidade da rede deixou de ser opcional para tornar-se estratégico”, disse Per Erik Holsten, Presidente da divisão de Indústrias de Energia da ABB. “Entregar geração de energia estável, confiável e eficiente é vital para permitir o crescimento dos data centers. Nossas soluções integradas de automação, eletrificação e digitalização desempenham um papel importante para atender à crescente demanda enquanto mantêm a segurança energética”.
“Condensadores síncronos podem se assemelhar a grandes motores ou geradores em design, mas sua verdadeira força está no suporte à rede”, disse Kristina Carlquist, Chefe da linha de produtos de Condensadores Síncronos da divisão Motion High Power da ABB. “À medida que os data centers se expandem, essas máquinas estão tendo importância renovada por sua capacidade de fornecer inércia e resistência a curto-circuito. Para a VoltaGrid, elas ajudarão a garantir desempenho confiável e resiliente de micro-grids”.
A ABB é uma líder global em tecnologia de eletrificação e automação, capacitando um futuro mais sustentável e eficiente em recursos. Ao conectar sua expertise em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operarem com alto desempenho, tornando-se mais eficientes, produtivas e sustentáveis, superando assim os desafios. Na ABB, chamamos isso de ´Engineered to Outrun’. A empresa tem mais de 140 anos de história e mais de 105.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB estão listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB). www.abb.com
1] https://www.iea.org/reports/






