Com nova matriz solar, SH evita emissão de mais de 11 toneladas de CO₂ por ano

Com nova matriz solar, SH evita emissão de mais de 11 toneladas de CO₂ por ano

Projeto próprio reduz custos e amplia autonomia energética nas unidades de SP e RJ

Com nova matriz solar, SH evita emissão de mais de 11 toneladas de CO₂ por ano

A SH, empresa brasileira desenvolvedora de soluções inovadoras para o setor de construção civil, deu mais um passo em sua estratégia de sustentabilidade ao concluir a implantação de sistemas de geração própria de energia solar em duas de suas unidades operacionais, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com a iniciativa, a companhia evitará a emissão de mais de 11 toneladas de CO₂ na atmosfera por ano e projeta economia de até 80% na fatura de energia, payback inferior a 4 anos e vida útil estimada em 20 anos.
A decisão integra a agenda ESG da empresa, alinhada ao aumento da demanda por fontes renováveis e à necessidade de estabilidade de custos num cenário de reajustes tarifários recorrentes. A geração própria mitiga a exposição a aumentos acima da inflação, mantendo apenas a tarifa mínima e eventual consumo complementar.
“Esse investimento é um passo concreto dentro da nossa jornada de sustentabilidade. Temos o compromisso de apoiar a transformação da sociedade não apenas pelas obras que ajudamos a construir, mas também pelo exemplo de práticas responsáveis dentro do nosso próprio negócio. Mais do que uma ação pontual, ela representa nossa visão de futuro: construir com inteligência, respeitando o meio ambiente e deixando um legado positivo para as próximas gerações”, afirma Luis Claudio Monteiro, COO da SH.
Impacto ambiental e econômico
A adoção da energia solar nas unidades da SH representa um avanço significativo na redução da pegada de carbono da companhia. Com a instalação dos novos sistemas, a empresa deixará de emitir aproximadamente 11,5 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de mais de 800 árvores no mesmo período. Esse impacto positivo reforça o compromisso da SH em adotar práticas sustentáveis que vão além da eficiência operacional, contribuindo diretamente para o enfrentamento das mudanças climáticas e para a preservação ambiental.
Além da redução de emissões, a iniciativa traz ganhos expressivos em eficiência energética. As placas instaladas na unidade de São Paulo e na matriz da empresa,  Ipanema (RJ) irão suprir, respectivamente, 100% e 70% do consumo energético dessas operações. Isso significa menor dependência da rede elétrica tradicional e uma economia estimada de até 80% nas contas de energia. Para Monteiro, a geração própria de energia reforça o propósito da SH de unir inovação e responsabilidade ambiental para construir um futuro mais sustentável para o setor da construção civil.
“Sustentabilidade, para nós, é decisão de gestão. A geração solar reduz emissões, traz previsibilidade de custos e fortalece nossa autonomia energética. É um investimento que une eficiência e responsabilidade, e que reforça nosso papel como parceiro estratégico das construtoras”, destaca o COO da SH.
ESG na prática
A energia solar se soma a frentes já adotadas pela SH no quesito ESG, como o uso de empilhadeiras elétricas, a compra de energia verde em sua frente de indústria, além de programas contínuos de eficiência operacional. A companhia por si só integra a sustentabilidade em seu core bussines ao oferecer ao mercado soluções que geram menos resíduos no canteiro de obras por meio de equipamentos reutilizáveis. O conjunto reforça compromissos ambientais e sociais, mantendo produtividade, segurança e inovação no centro do negócio.
Com o novo sistema de energia solar, a SH amplia o alcance de suas metas ambientais e consolida avanços concretos na agenda ESG. A iniciativa reforça o posicionamento da empresa entre as companhias do setor de construção civil que têm adotado medidas efetivas de descarbonização e eficiência energética, alinhadas às metas globais de sustentabilidade. O investimento demonstra como práticas voltadas à inovação e ao uso racional de recursos vêm ganhando espaço nas estratégias corporativas e no próprio modelo de operação de diversas companhias do país.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades