Agora no Expo Center Norte, IFAT Brasil 2027 reforça relevância do setor de tecnologias ambientais
Terceira edição da feira muda de local e amplia presença internacional após recordes em 2025, com 230 expositores e 262 marcas de 14 países e aproximadamente R$ 1 bilhão em negócios gerados

Após o sucesso da edição de 2025, a IFAT Brasil (Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos) anuncia que sua terceira edição será realizada em 2027 no Expo Center Norte, em São Paulo. A mudança oferece uma experiência acessível e sustentável, em um centro de convenções moderno, localizado próximo ao Shopping Center Norte, ao Terminal Rodoviário Tietê e ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Reconhecido como o primeiro no mundo com a certificação B Corp, o Expo Center Norte reflete o propósito da IFAT de promover inovação, cooperação e tecnologias ambientais que impulsionam a transição para uma economia de baixo carbono no país e na América Latina.
A edição de 2025 consolidou a IFAT Brasil como o maior evento do setor na América Latina, reunindo 230 expositores e 262 marcas, representando 14 países, em uma área de 22 mil metros quadrados. O evento recebeu 20 mil visitas qualificadas dos 26 estados brasileiros e de 34 países, além de delegações da Argentina, Colômbia, Peru e Paraguai, e pavilhões internacionais da Alemanha, Áustria, China e Estados Unidos.
“Durante os três dias de feira, aproximadamente R$ 1 bilhão em negócios foram gerados, com 921 mil acessos ao site oficial e aumento de 54% no número de marcas expositoras e de 64% no total de palestrantes em relação à edição anterior”, destaca Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil.
A experiência dos expositores foi amplamente positiva: 92% recomendaram a participação no evento, 96% aprovaram a visitação internacional, 70% ficaram satisfeitos com a qualidade dos visitantes e 100% afirmaram ter realizado negócios. Do lado dos visitantes, os números também refletem o sucesso da plataforma: 95% fizeram negócios durante a feira, 97% buscaram novos fornecedores e lançamentos de mercado e 70% já planejam retornar em 2027.
“O avanço do setor de saneamento no Brasil reforça o papel da IFAT como uma plataforma estratégica de conexão entre empresas, investidores e gestores públicos. De acordo com uma análise recente da Pezco Economics, o Novo Marco do Saneamento já figura entre as reformas de maior impacto real na economia brasileira, com contribuição estimada de 0,5% do PIB, o mesmo nível da Reforma Trabalhista e o dobro da Lei de Liberdade Econômica. O estudo aponta ainda que os investimentos agregados em infraestrutura estão em retomada, passando de 1,52% do PIB em 2020 para 1,83% em 2024, com projeção de 1,87% em 2025. Nesse cenário, o saneamento desponta como um dos setores em franca expansão, com investimentos anuais próximos de 0,3% do PIB.”, explica Pickert.
A IFAT Brasil 2027 manterá os espaços temáticos que se tornaram marcas registradas da feira: Blue Stage (Água, Esgoto e Drenagem), Orange Stage (Gestão, Recuperação Energética e Valorização de Resíduos), Arena de Inovação e Startups e Solutions Lounge, além de ampliar a área de exposição e atividades interativas.
Mais informações: Link
Sobre a IFAT Brasil
A IFAT Brasil (Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos) tem como objetivo principal impulsionar o mercado emergente de tecnologias ambientais no Brasil e em toda a região da América Latina. Organizado e promovido pela Messe Muenchen do Brasil, o evento atua como uma plataforma de conexão entre diversos agentes do setor, reunindo em um só ambiente todas as soluções voltadas à gestão de água e esgoto, drenagem e infraestrutura para saneamento, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética. O evento é reconhecido por promover debates sobre os principais temas e desafios relacionados ao setor, com a participação de especialistas internacionais.
IFAT no mundo
Além da IFAT Munique, reconhecida como a principal feira mundial do setor, a rede IFAT conta atualmente com onze feiras ao redor do globo, formando a maior rede mundial de tecnologias ambientais. Fazem parte do portfólio a IE expo China (Xangai), IE expo Chengdu, IE expo Guangzhou, IE expo Shenzhen, IFAT Africa (Joanesburgo), IFAT Eurasia (Istambul), IFAT India (Mumbai), IFAT Delhi (Nova Délhi), IFAT Brasil (São Paulo) e a Singapore International Water Week (em cooperação com a IFAT). A partir de 2026, a IFAT Saudi Arabia (Riade) também integrará a rede. Juntas, as feiras da rede IFAT atuam como motor da transformação global em direção a tecnologias mais sustentáveis.
Messe München
A Messe München é uma das principais organizadoras de feiras do mundo, com cerca de 90 eventos internacionais em seu portfólio. Entre eles, estão doze das maiores feiras líderes globais, como bauma, BAU, IFAT e electronica. Seu portfólio abrange feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias. Com cerca de 1.300 colaboradores no grupo e empresas afiliadas, organiza eventos na China, Índia, Brasil, África do Sul, Turquia, Singapura, Vietnã, Hong Kong, Tailândia e Estados Unidos. A Messe München atua globalmente com uma rede internacional de subsidiárias e representantes. Anualmente, mais de 150 eventos reúnem cerca de 50 mil expositores e três milhões de visitantes na Alemanha e no exterior, o que posiciona a Messe München como uma importante força econômica, com impacto significativo na geração de negócios e poder de compra.






