Agritechnica 2025: O motor global para a agricultura.

- 2.849 expositores de 52 países
- Cerca de 476.000 visitantes profissionais, vindos de 171 países, com foco em investimento
- Apresentação de tecnologias inovadoras, incluindo automação, robótica e inteligência artificial
- Tema principal do evento: “Touch Smart Efficiency”
- Estreia do novo conceito para visitantes: “7 Dias – 7 Tópicos”
- Lançamento bem-sucedido do Centro de Fazendas Digitais
- Sistemas e Componentes consolidado como o principal mercado B2B para a indústria internacional de fornecedores
- Próxima Agritechnica confirmada para 14 a 20 de novembro de 2027, em Hanôver, Alemanha
A Agritechnica 2025 reafirmou de forma impressionante sua posição como a principal feira mundial de máquinas agrícolas. De 9 a 15 de novembro, em Hannover, Alemanha, a feira estabeleceu fortes padrões globais e proporcionou aos tomadores de decisão alemães e internacionais dos setores agrícola, de máquinas agrícolas e de comércio impulsos importantes, inovações e contatos comerciais relevantes. Cerca de 476.000 visitantes profissionais com foco em investimento, de 171 países, utilizaram a plataforma para troca de informações, insights de mercado e novas parcerias. Sob o tema principal “Touch Smart Efficiency” (Eficiência Inteligente ao Toque), 2.849 expositores de 52 países apresentaram tecnologias de ponta para o progresso sustentável no setor agrícola global. O novo conceito para visitantes, “7 Dias – 7 Tópicos”, ofereceu orientação adicional para decisões de investimento e informações técnicas. O novo Centro de Fazenda Digital proporcionou conhecimento prático sobre digitalização, automação, IA e robótica, demonstrando a integração eficiente aos processos agrícolas. Paralelamente, a Systems & Components aconteceu como a principal feira para a indústria de fornecedores de máquinas agrícolas e do setor fora de estrada. Mais de 300 eventos especializados, apresentações e encontros do setor reforçaram ainda mais o papel da Agritechnica como a principal autoridade técnica da indústria. A visita do Ministro Federal da Agricultura, Alimentação e Identidade Regional da Alemanha, Alois Rainer, juntamente com diversas delegações internacionais, destacou o forte interesse político-agrícola na principal feira mundial do setor.
Sob o tema central “Touch Smart Efficiency” (Eficiência Inteligente ao Toque), a Agritechnica 2025 impulsionou significativamente o setor agrícola internacional, tanto em termos de máquinas quanto de produtos agrícolas. Com uma ampla exposição e programação técnica, a DLG (Associação Alemã de Agricultura), organizadora do evento e em parceria com outras entidades, apresentou inovações que combinam máxima eficiência, conservação de recursos e crescimento econômico – em consonância com o novo princípio orientador da DLG: “Crescimento Sustentável da Produtividade”. A Systems & Components complementou a Agritechnica com tecnologias e soluções desenvolvidas por fornecedores para fabricantes de máquinas agrícolas e para todo o setor de equipamentos fora de estrada. Entre os principais temas abordados, destacam-se sistemas de acionamento alternativos, soluções de segurança baseadas em inteligência artificial e a interação entre tecnologia e sustentabilidade.
“A Agritechnica 2025 demonstrou de forma convincente como inovação, produtividade e sustentabilidade podem caminhar juntas. Sob o tema central ‘Touch Smart Efficiency’ (Eficiência Inteligente ao Toque), a Agritechnica apresentou como tecnologias avançadas em digitalização, automação, robótica e IA estão sendo integradas aos processos de produção agrícola para impulsionar a eficiência. Aqui em Hannover, enviamos impulsos visionários para os setores de agricultura e máquinas agrícolas do futuro e em todo o mundo. Em tempos de desafios globais, a Agritechnica – como impulsionadora global da agricultura internacional – marcou um passo decisivo para o crescimento e o progresso. Provamos que estamos trabalhando juntos nas alavancas certas e que nossos expositores têm as respostas certas para as questões empreendedoras do setor”, afirma Tobias Eichberg, Diretor Geral da DLG Markets GmbH.
Alto nível de satisfação entre os visitantes profissionais com a oferta da exposição.
“Os visitantes expressaram grande satisfação com a oferta da exposição e com os temas técnicos apresentados na Agritechnica, conforme confirmado pela taxa de satisfação de 95% na pesquisa de visitantes. Houve particular interesse em tratores, veículos de transporte, tecnologia de colheita, equipamentos para cultivo e semeadura, proteção e fertilização de cultivos, bem como agricultura de precisão e automação”, afirmou Timo Zipf, Gerente de Projetos da Agritechnica. Cerca de 32% dos tomadores de decisão viajaram de fora da Alemanha (dos quais 15% vieram de fora da Europa). Entre eles, havia um grande número de visitantes profissionais da Holanda, Áustria, Itália, Suíça, França, Dinamarca, Reino Unido, Polônia, República Tcheca, bem como dos EUA, Canadá e China. No Dia Internacional do Agricultor, o destaque foi para as três nações agrícolas: Canadá, República Tcheca e França. Além disso, mais de 1.600 jornalistas e influenciadores de mídias sociais de 55 países utilizaram a Agritechnica para explorar as tendências e inovações atuais.
Expositores de 52 países
Os expositores internacionais representaram 68% do total. A maioria dos 2.849 expositores era da Alemanha, seguida pela Itália, China, Turquia e Holanda. Em 37 pavilhões nacionais, as nações apresentaram seus produtos e serviços – incluindo, pela primeira vez, Austrália, República Tcheca, Hungria, Polônia e Turquia, além do pavilhão da Associação Canadense de Fabricantes Agrícolas (AMC).
Novo conceito de dia do visitante da Agritechnica: “7 dias – 7 temas”
A principal feira mundial do setor estreou seu novo conceito de dia do visitante, “7 Dias – 7 Temas”. Com esses dias temáticos, a Agritechnica direcionou seus esforços para grupos específicos de visitantes profissionais. A programação começou com o “Dia da Inovação e da Imprensa”, voltado para tomadores de decisão e a imprensa internacional, seguido por dois “Dias do Agronegócio”, que permitiram aos expositores realizar intercâmbios focados com clientes e tomadores de decisão com foco em investimentos. O “Dia Internacional do Agricultor” destacou a agricultura global, enquanto o “Dia da Fazenda Digital” apresentou tecnologias digitais. O “Dia dos Jovens Profissionais” colocou em evidência a próxima geração de especialistas do setor, antes do “Celebrando a Agricultura”, no sábado, que homenageou as conquistas e as perspectivas futuras da agricultura.
Grande interesse no novo Centro de Agricultura Digital.
O Centro de Agricultura Digital fez uma estreia de sucesso na Agritechnica 2025, oferecendo às startups e fabricantes um palco central para inovações em digitalização, automação, robótica e IA. No Pavilhão 21, as empresas apresentaram seus sistemas e aplicações mais recentes. O programa técnico no Palco de Especialistas DLG “Agricultura Digital” abordou temas como pulverização localizada, o uso de IA generativa e soluções de automação. Durante a “Hora do Praticante”, agricultores compartilharam suas experiências práticas no campo. Na Arena de Robótica ao Vivo, os visitantes puderam experimentar tecnologia robótica de ponta em cada um dos dias do evento, demonstrando como máquinas autônomas já dominam tarefas complexas no campo e quais oportunidades elas abrem para o futuro da agricultura.
Centro de distribuição internacional: destaque para o comércio de máquinas agrícolas
Com a expansão do Centro Internacional de Concessionárias, a Agritechnica fortaleceu significativamente sua oferta para concessionárias de máquinas agrícolas, por meio de um processo aprimorado de matchmaking, novas áreas de foco técnico e formatos de networking direcionados que impulsionaram o intercâmbio internacional. No evento DLG Spotlight “Workshop Live”, equipes de mecânicos experientes compartilharam suas experiências com técnicos de mecatrônica de máquinas agrícolas e de construção. Sessões ao vivo, realizadas a cada hora, demonstraram processos clássicos de manutenção em tratores e outros equipamentos agrícolas. Os visitantes puderam interagir com as equipes e especialistas das oficinas, obtendo informações e fazendo perguntas sobre a profissão.
Programa internacional de especialistas e inovações premiadas
Como plataforma líder global para soluções orientadas para o futuro e fonte de ideias, a Agritechnica – organizada pela DLG em conjunto com diversos parceiros da indústria, ciência e consultoria – apresentou um extenso programa de especialistas com mais de 300 eventos. Nos palcos do DLG Spotlights sobre Agricultura Digital, Saúde do Solo e Workshop Live, nos palcos de especialistas da DLG “Eficiência Inteligente”, “Agricultura Digital” e “Sistemas e Componentes”, bem como nas breves palestras Pop-up sobre Silvicultura, Concessionárias e Perspectivas Internacionais, o conhecimento foi compartilhado com visitantes profissionais internacionais. Os principais tópicos incluíram automação, robótica e IA, além de saúde do solo, tecnologias inovadoras de acionamento, soluções para aplicação de chorume, proteção de cultivos e sementes – tudo com foco em alta eficiência de produção.
Os prémios de inovação entregues na Agritechnica sublinharam o poder inovador do setor: o “Prémio de Inovação Agritechnica” para soluções práticas em máquinas agrícolas, o “Troféu de Sistemas e Componentes – Escolha dos Engenheiros” para sistemas e componentes inovadores no setor fora de estrada e o “Vencedor do Conceito DLG-Agrifuture” para conceitos visionários ainda em desenvolvimento. Além disso, o “Prêmio Mulheres na Agricultura” reconheceu as conquistas notáveis de mulheres na agricultura e no agronegócio, enquanto o “Prêmio DLG Influenciador Agrícola” homenageou o envolvimento excepcional nas redes sociais.
A próxima edição da Agritechnica e da Systems & Components acontecerá de 14 a 20 de novembro de 2027 em Hanôver, Alemanha.
Vozes dos expositores
“Aqui na Agritechnica 2025, apresentamos a próxima geração de nossas enfardadeiras de fardos quadrados, que recebeu a medalha de ouro do Prêmio de Inovação. Nossos clientes no estande também se mostraram muito entusiasmados com esse novo e inovador conceito. A feira é uma vitrine importante para a indústria alemã de máquinas agrícolas. Para nós, como uma empresa familiar, é evidente a necessidade de uma marca forte. Aqui na Agritechnica, podemos nos apresentar perfeitamente: como um empregador atraente e como um parceiro atraente tanto para nossos clientes quanto para nossos parceiros de vendas.”
Max von Korff, vice-presidente, Claas Vertriebsgesellschaft mbH
“O visitante da Agritechnica 2025 foi o nosso principal foco. Toda a nossa presença na feira, incluindo o conceito do estande e uma equipe da Fendt com cerca de 250 funcionários, esteve disponível durante os sete dias do evento para oferecer consultoria especializada e personalizada. Para nós, a Agritechnica foi um sucesso absoluto, pois em todos os dias da feira — especialmente durante os dias exclusivos de segunda e terça-feira — pudemos aconselhar, receber e interagir com muitos clientes interessados. Consideramos a Agritechnica, mais do que nunca, a principal feira de máquinas agrícolas: os visitantes vêm de todo o mundo e esperam consultoria genuína. Inspirados pela Agritechnica 2025, já estamos trabalhando em novas ideias para a edição de 2027 e aguardamos ansiosamente para abrir novamente as portas do Pavilhão 20 para agricultores e prestadores de serviços.”
Roland Schmidt, Vice-Presidente de Marketing da Fendt, AGCO GmbH
Para nós, a Agritechnica 2025 foi muito positiva: o novo conceito da DLG, com diferentes dias temáticos, foi bem recebido pelos visitantes. Ao mesmo tempo, ainda vemos potencial para otimização em certas áreas, como a infraestrutura. As muitas discussões intensas nos estandes mostram claramente que os agricultores estão novamente dispostos a investir em tecnologia agrícola moderna.
Anthony van der Ley, CEO, LEMKEN
“A Agritechnica é de enorme importância para nós, especialmente aqui na Europa. Ao longo dos anos em que participamos da principal feira mundial do setor, temos desenvolvido continuamente nosso conceito. Os destaques do nosso estande este ano incluem, entre outros, os sistemas de produção para agricultura e engorda de gado, a transmissão E-Power — premiada com a Medalha de Ouro há seis anos —, nosso trator Série 5 totalmente elétrico com 130 cv, bem como os tratores totalmente autônomos 9RX e 8RX. O novo conceito de dia temático da feira foi muito bem recebido por nós e nossos parceiros de vendas. Particularmente na segunda e terça-feira, tivemos a oportunidade de realizar discussões muito detalhadas com nossos clientes em um ambiente agradável.”
Andreas Jess, Diretor Regional de Marketing e Serviços Compartilhados da John Deere, Região 2
“A Agritechnica 2025 foi um sucesso absoluto para nós. Com inúmeras inovações em tecnologia de transporte e dejetos animais, pudemos apresentar nossa extensa linha de produtos. Temos orgulho de oferecer aos nossos parceiros e clientes soluções logísticas completas, de um único fornecedor. Eficiência, economia de energia e digitalização continuam sendo nossos principais impulsionadores de inovação.”
Josef Fliegl Jr., Diretor-gerente da Fliegl Agrartechnik GmbH
“A Agritechnica 2025 foi um sucesso extraordinário para a CNH. Aproveitamos a feira para um intercâmbio aprofundado e inúmeras discussões com nossos clientes de todo o mundo, com nossos parceiros de vendas, bem como com uma ampla gama de representantes da mídia, investidores e o público em geral. Com duas medalhas de prata, quatro prêmios ‘Farm Machine 2026’ e um prêmio ‘Tractor of the Year 2026’, a CNH demonstrou de forma impressionante sua liderança em inovação — algo que nossos clientes puderam constatar no coração do nosso estande, que contou com a presença da New Holland, Case IH e STEYR.”
Marc-Peter Bormann, Diretor Comercial da Alemanha e Diretor Geral da CNH Industrial Deutschland GmbH
“Tivemos uma localização excelente no Pavilhão 21. O fluxo de visitantes foi alto e a qualidade das conversas foi igualmente alta. Observamos que os mercados na Europa e em outros lugares estão abertos a novas ideias — e isso também se aplica aos fabricantes. A Agritechnica 2025 foi marcada por inúmeras inovações. Após alguns anos de calmaria, há um otimismo renovado para uma retomada do mercado, ainda mais reforçado pelas impressões obtidas nesta feira.”
Andreas Reichhardt, Geschäftsführer, Reichhardt GmbH Steuerungstechnik
“Para nós da SICK, a Agritechnica é muito mais do que uma simples feira comercial — é a vitrine internacional para inovações em tecnologia agrícola. Nossa presença em 2025 foi um sucesso absoluto: com as soluções que indicamos para o prêmio de Sistemas e Componentes, como o multiScan100 e o Visionary AI-Assist, pudemos demonstrar como a tecnologia de sensores inteligentes possibilita uma automação segura e inteligente. As inúmeras conversas de alta qualidade com OEMs, integradores de sistemas e parceiros confirmaram que a SICK é uma fornecedora estratégica de soluções para automação móvel — hoje e no futuro.”
Zakaria Agardouh, gerente de contas principais de logística de transporte, SICK Vertriebs-GmbH
“A Agritechnica 2025 oferece o palco perfeito para apresentar nossos mais recentes desenvolvimentos em hidráulica digital. Com conceitos inovadores, como a pá carregadeira frontal com controle digital, estamos criando maior precisão, automação e eficiência — e demonstrando como estamos moldando ativamente o futuro da tecnologia agrícola com soluções inteligentes.”
Frank Mühlon, CEO da Bucher Hydraulics
“A Agritechnica 2025 foi um grande sucesso para a ARTI. Tivemos a oportunidade de apresentar nossas tecnologias e dialogar com muitos novos parceiros e especialistas. Isso nos proporcionou informações valiosas sobre as tendências atuais do mercado e abriu inúmeras oportunidades de cooperação. Foi impressionante ver a importância dos sistemas inteligentes e autônomos para a agricultura. Já estamos ansiosos pelos projetos e parcerias que surgirão da feira.”
Konstantin Mautner-Lassnig, CEO da ARTI – Autonomous Robot Technology GmbH
“A Agritechnica é, sem dúvida, uma excelente plataforma para apresentar produtos, sistemas e soluções que atendem às necessidades presentes e futuras da indústria agrícola. Ela continua a exercer uma imensa influência sobre o setor e nossos parceiros, incluindo clientes e fornecedores. Para a Walvoil e para as demais empresas parceiras do Grupo Interpump, é uma garantia de promoção da nossa marca e dos nossos produtos em todo o mundo.”
Fabio Marasi, presidente e CEO, Walvoil Spa; e CEO, Grupo Interpump
“Tivemos o prazer de apresentar nossas inovações na Agritechnica 2025 – a maior feira agrícola do mundo. Foi, mais uma vez, a oportunidade perfeita para encontrar e trocar ideias com clientes habituais e potenciais novos clientes de todo o mundo. Além disso, a feira ofereceu uma excelente oportunidade para analisar as tendências do mercado agrícola.”
Mais uma vez, ficamos impressionados com o bom ambiente na exposição, independentemente da dimensão das crises e dos desafios. Aqui na Agritechnica, as pessoas são sempre otimistas e positivas!
Patrick van Laer, Diretor de Vendas Europa Central, Comer Industries
“A Agritechnica proporcionou o cenário perfeito para uma estreia especial: pela primeira vez, marcamos presença em Hannover sob o nosso novo nome, LHY Powertrain. O nosso stand, localizado numa posição central, ofereceu o palco ideal para apresentar a nossa evolução rumo à oferta de soluções completas em sistemas de propulsão. Num ambiente acolhedor, pudemos apresentar em detalhe os nossos produtos mais recentes aos visitantes e parceiros comerciais, incluindo a EMI (Bomba com Motor Eletrónico Integrado).”
Magnus Stegmann, Diretor de Produtos e Mercados da LHY Powertrain






