Cummins e Generation Brasil lançam programa gratuito de formação em JavaScript Fullstack

- Com início em março de 2026, iniciativa tem como objetivo impulsionar carreiras de jovens de Osasco (SP), Guarulhos (SP) e Resende (RJ), promovendo inclusão e empregabilidade. As inscrições já estão abertas
A Cummins Brasil, líder mundial em tecnologia de energia, anuncia uma nova parceria com a Generation Brasil, organização global sem fins lucrativos dedicada à empregabilidade, para o lançamento de um programa gratuito de formação em JavaScript Fullstack. A iniciativa tem início previsto para fevereiro de 2026 e será voltada a pessoas de 18 a 35 anos, com ensino médio completo e em situação de vulnerabilidade social e grupos sub-representados, residentes nas cidades de Osasco-SP, Guarulhos-SP e Resende-RJ.
O curso, com duração de 12 semanas, será 100% online e tem como objetivo formar novos profissionais para ingressar no mercado de tecnologia, conectando-os a oportunidades de trabalho após a conclusão do programa. A metodologia da Generation combina habilidades técnicas e comportamentais, com foco no desenvolvimento da empregabilidade, autoconfiança e competências socioemocionais, preparando os participantes para os desafios do ambiente profissional.
Além das turmas principais, a parceria também prevê a capacitação de outras 300 pessoas por meio de conteúdos sobre raciocínio lógico e introdução aos fundamentos da programação, incentivando o contato com temas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Essa ação busca inspirar mais jovens e adultos a explorarem carreiras na área de tecnologia, ampliando o alcance e o impacto social do projeto.“Essa parceria com a Cummins reforça o nosso compromisso em gerar impacto real e promover inclusão produtiva. Queremos ampliar o acesso à educação de qualidade e criar pontes entre o potencial das pessoas e as oportunidades do mercado”, destaca Andrea Matsui, CEO da Generation Brasil
“O programa global Cummins Ready, lançado em 2024, tem a meta de educar um milhão de profissionais até 2030, promovendo uma educação de qualidade e inclusiva. Como parte dessa iniciativa, buscamos incentivar habilidades STEM, fundamentais para o pensamento crítico, a resolução de problemas e a inovação”, afirma Antonio Almeida, diretor de Vendas On-Highway da Cummins Brasil e sponsor deste projeto. “Nosso objetivo é ampliar o acesso à educação transformadora, gerando empregabilidade e fortalecendo o desenvolvimento das comunidades. A parceria com a Generation une propósito, talento e impacto social para construir o futuro que queremos ver”.
A iniciativa faz parte do compromisso conjunto das organizações em promover equidade, diversidade e acesso a oportunidades de carreira, especialmente para pessoas que historicamente enfrentam barreiras no ingresso ao setor de tecnologia.
Mais informações e inscrições: https://gen.partners/





