Suzano, Tencent e Ecofuturo anunciam parceria na COP30 para conservação e educação ambiental com IA
Acordo prevê colaboração entre as organizações para uso de inteligência artificial no monitoramento da biodiversidade e plataformas digitais para impulsionar o engajamento público nas ações de conservação

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, anuncia hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a multinacional de tecnologia Tencent e o Instituto Ecofuturo, organização brasileira sem fins lucrativos, para liderar novas abordagens digitais que estimulem a participação da sociedade na área da conservação.
A colaboração irá potencializar a expertise da Suzano em manejo florestal sustentável, a tecnologia digital de ponta da Tencent e o conhecimento do Ecofuturo em educação ambiental para implementar iniciativas conjuntas no Brasil e na China, que incluem o aumento da conscientização ecológica, a aceleração de soluções relacionadas à biodiversidade e o aproveitamento de plataformas digitais para fomentar o engajamento público na conservação.
A parceria resultará em um projeto piloto, no qual ferramentas avançadas de Inteligência Artificial que reconhecem animais, desenvolvidas pela organização Sustainable Social Value da Tencent, serão utilizadas para identificar e monitorar espécies nativas no Parque das Neblinas e demais áreas de conservação administradas pelo Ecofuturo. Outras iniciativas incluem o desenvolvimento de programas imersivos de educação ambiental e plataformas digitais interativas, com o objetivo de usar abordagens inovadoras para promover a educação ambiental.
“A perda da biodiversidade é um dos maiores desafios que o mundo enfrenta atualmente, e superá-lo requer colaboração. Esta parceria reúne os pontos fortes únicos, porém complementares, da Suzano, Tencent e Ecofuturo. Juntos, buscamos estimular um engajamento público na conservação, promovendo transformações duradouras e abrangentes, diz Malu Paiva, Vice-Presidente Executiva de Sustentabilidade, Comunicação e Marca da Suzano. Essa abordagem também apresenta potencial para ser replicada nos 1,1 milhão de hectares de áreas de conservação que a Suzano protege nos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado no Brasil, complementa a executiva”.
“A tecnologia tem o poder de redefinir nossa relação com o mundo natural. Estamos entusiasmados em colaborar com Suzano e Ecofuturo, promovendo a colaboração global entre Brasil e China em conservação e educação ambiental. Ao combinar nossa expertise digital com a experiência em campo deles, buscamos, juntos, traduzir inovações avançadas relativas à biodiversidade em ferramentas de conservação práticas baseadas em dados e em plataformas públicas de engajamento que ajudem na preservação e proteção do nosso planeta”, diz Xu Hao, Vice-Presidente da Tencent Sustainable Social Value.
“Durante décadas, o Ecofuturo tem se dedicado a conectar as pessoas com a natureza por meio da educação. Essa parceria representa um avanço transformador, permitindo que aproveitemos a tecnologia para inspirar as futuras gerações e melhorar a proteção da biodiversidade em nossas áreas de conservação’’, afirma Valeria Blos, Diretora Geral do Ecofuturo.






