Módulos solares ganham cor e viram tendência no design arquitetônico brasileiro
DAH Solar amplia presença no país com painéis fotovoltaicos coloridos que unem estética, inovação e eficiência, transformando fachadas e coberturas em superfícies de energia limpa

A energia solar está mudando a paisagem da arquitetura contemporânea. A DAH Solar, gigante chinesa do setor fotovoltaico, vem consolidando no Brasil sua linha de módulos solares coloridos, uma solução que combina design, eficiência energética e sustentabilidade, e que está conquistando espaço em projetos residenciais, corporativos e urbanos de alto padrão.

Disponíveis nas cores verde, azul, vermelho e amarelo, os painéis solares coloridos permitem transformar fachadas, telhados, coberturas e brises em superfícies ativas, capazes de gerar energia limpa sem abrir mão da estética. A proposta atende arquitetos, incorporadores e designers que buscam soluções de energia solar integradas à arquitetura, valorizando o projeto e reduzindo o impacto ambiental.
“O design também tem papel fundamental na transição energética. Os módulos coloridos abrem novas possibilidades para quem quer aliar estética, inovação e responsabilidade ambiental”, afirma Thais Bitencourt, gerente de marketing da DAH Solar no Brasil.
Tanto que a tecnologia ganhou destaque na Casa Cor Rio de Janeiro 2025, realizada em outubro no Shopping Fashion Mall, em São Conrado. Em parceria com a Aldo Solar, a DAH Solar integrou módulos fotovoltaicos coloridos à ambientação de uma área externa, onde uma parede inteira foi composta pelos painéis em tonalidade dourada, reforçando o seu potencial como elemento arquitetônico.
Fachadas que geram energia – Com o avanço da tecnologia BIPV (Building Integrated Photovoltaics), os módulos passam a ser incorporados à própria estrutura das edificações, atuando não apenas como fonte de energia, mas também como elemento construtivo e estético.

Inspirada em projetos implementados na China, Europa e Ásia, a DAH Solar tem impulsionado no Brasil uma tendência global que alia design, eficiência e funcionalidade, contribuindo para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e sustentáveis.
“A DAH Solar vê esse movimento como parte de uma tendência global de design sustentável, em que estética e energia se complementam para repensar o modo como construímos nossas cidades”, completa Thais.
Eficiência e inovação – Além do diferencial estético, os módulos solares da DAH Solar mantêm a alta performance característica da marca. Fabricados com tecnologia TOPCon tipo-N e vidro duplo para maior durabilidade, estão disponíveis em potências de 570 W e 555 W e nas quatro opções de cores.
A tecnologia exclusiva Full Screen proporciona entre 6% e 15% mais geração de energia do que os painéis convencionais, graças ao melhor aproveitamento da superfície ativa e à ausência de moldura, que evita o acúmulo de poeira e melhora a drenagem.
Com esse portfólio, a DAH Solar reforça sua estratégia global de atuar em nichos de maior valor agregado, como empreendimentos corporativos, edifícios públicos e projetos residenciais de alto padrão, que valorizam estética, inovação e sustentabilidade em igual medida.
Tendência global – Projetos internacionais da DAH Solar já utilizam módulos solares coloridos em diversas aplicações urbanas, comprovando o potencial dessa tecnologia para gerar valor econômico, promover inovação e atender à crescente demanda por design sustentável. A empresa já mapeou mais de 100 projetos internacionais com painéis coloridos em países como China, Eslováquia, Alemanha e Áustria.






