Com SP Produz, produtores rurais dobram capacidade de armazenamento de arroz e fortalecem cadeia produtiva no Vale do Paraíba

Com SP Produz, produtores rurais dobram capacidade de armazenamento de arroz e fortalecem cadeia produtiva no Vale do Paraíba

CPL adquiriu equipamento por meio de recursos de fomento do programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Com SP Produz, produtores rurais dobram capacidade de armazenamento de arroz e fortalecem cadeia produtiva no Vale do Paraíba

Fonte de carboidratos, vitaminas e minerais, o arroz é o terceiro alimento mais consumido pelos brasileiros, segundo o IBGE. Ele é o carro-chefe da Cadeia Produtiva Local Grãos do Vale do Paraíba, que recebeu fomento do SP Produz, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para adquirir um equipamento que otimizou o processo de estocagem do grão, dobrando a capacidade de armazenamento.

A Cooperativa dos Produtores de Arroz do Vale do Paraíba (Coopavalpa), região que representa 70% de todo o arroz em casa produzido no estado de São Paulo, é a entidade gestora da CPL e responsável por 41% de toda a produção do Vale, com a comercialização de 158 mil sacas (cada saca tem 60 kg) por ano.

Com o apoio recebido por meio de edital do SP Produz, no ano passado, a CPL Grãos do Vale do Paraíba comprou um silo, um reservatório construído para armazenar e conservar produtos agrícolas, que comporta mais de 400 toneladas do grão.

“O programa nos permitiu dobrar a nossa capacidade de armazenamento com a compra do silo”, comenta a assistente comercial da Coopavalpa, Nathaly Augusta Pereira da Silva. “Nós produzimos o arroz em casca e comercializamos para uma empresa beneficiadora para que seja descascado e empacotado. Antes, a nossa quantidade de estoque era baixa e isso nos impedia de ter lotes de venda maiores”, explica.

O presidente da cooperativa, Eduardo Cavalca Filho, destaca o trabalho de governança e cooperação realizado pela CPL. “O nosso objetivo é agregar valor às atividades de nossos produtores. Oferecemos orientação técnica em campo e intermediação da venda dos cereais devido ao conhecimento, estrutura e parceiros”, diz.

A CPL, reconhecida como madura, conta com 54 produtores e atua em nove municípios da região do Vale do Paraíba: Guaratinguetá, Lorena, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Roseira, Pindamonhangaba, Taubaté e Tremembé.

Como forma de diversificar a cultura e enriquecer o solo, os produtores da CPL também são estimulados a cultivar milho, soja e trigo durante as entressafras do arroz, aproveitando melhor o espaço disponível.

Sobre o SP Produz

Lançado em junho de 2024, o programa SP Produz tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais de São Paulo, estimulando a auto-organização de aglomerações produtivas setoriais e promovendo o desenvolvimento econômico regional. No primeiro edital, foram 95 CLPs reconhecidas divididas em quatro graus de maturidade: Aglomerado Produtivo, CPL em Desenvolvimento, CPL Consolidada e CPL Madura.

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades