Evento técnico no Rio Grande do Sul destaca formulação e manejo integrado como caminhos-chave para enfrentar pressão de doenças, plantas daninhas e pragas na soja

Evento técnico no Rio Grande do Sul destaca formulação e manejo integrado como caminhos-chave para enfrentar pressão de doenças, plantas daninhas e pragas na soja

Discussões reuniram consultores, pesquisadores e especialistas para avaliar os desafios da safra no Sul e as soluções que vêm se destacando no campo

Evento técnico no Rio Grande do Sul destaca formulação e manejo integrado como caminhos-chave para enfrentar pressão de doenças, plantas daninhas e pragas na soja
Durante palestra, o pesquisador Carlos Pizolotto fala sobre performance no controle de doenças da soja

Em um momento em que a safra exige atenção redobrada às escolhas técnicas, especialmente no Sul do País, consultores do Rio Grande do Sul participaram na última semana de um encontro dedicado a analisar os principais entraves do manejo da soja – incluindo doenças e resistência de plantas daninhas – e as estratégias que vêm sustentando melhores resultados no campo. Organizado pela ADAMA, o evento trouxe uma visão atualizada do cenário e promoveu debates que dialogam diretamente com os desafios enfrentados pelos produtores da região.

Segundo Rafael Mancini, gerente de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA, o objetivo foi fortalecer o relacionamento com as principais consultorias do estado e abrir espaço para discussões técnicas profundas. “Queremos estar próximos de quem toma decisões estratégicas no campo. É essa troca entre consultores, pesquisa e indústria que orienta o produtor em um cenário cada vez mais complexo”, afirma.

Entre os destaques da programação estavam palestras de especialistas como Caio Carbonari, pesquisador e professor da UNESP, referência em tecnologia de aplicação e eficiência no uso de defensivos; Glauber Stürmer e Carlos Pizolotto profissionais da CCGL — Cooperativa Central Gaúcha Ltda., reconhecida por sua atuação em validação de tecnologias e suporte técnico a agricultores.

Em relação às doenças, o pesquisador Carlos Pizolotto ministrou palestra com o tema “Alta Performance no Controle de Doenças da Soja” e destacou a importância do momento correto da aplicação, além da escolha de bons fungicidas e a adoção de multissítios para o melhor controle de importantes doenças como a ferrugem asiática da soja.

O evento também contou com a participação do engenheiro agrônomo, professor e sócio-fundador da Safras & Cifras, Cilotér Iribarrem, que ministrou a palestra de encerramento Gestão da Continuidade: Gerações que se Sucedem, Sucessão e Governança. O tema, cada vez mais presente nas discussões do agronegócio, trouxe reflexões práticas sobre organização familiar, preparação de sucessores e construção de modelos de governança capazes de sustentar a perenidade dos negócios rurais ao longo do tempo.

Tecnologias que têm se destacado no campo

As discussões também abordaram soluções que têm mostrado alto desempenho na região, especialmente em cenários de umidade elevada, pressão de doenças e desafios de aplicação. Entre elas estão Apresa®, Araddo®, Across®, Armero®, Almada®, Blindado T.O.V.®, Plethora® e Galil®, que desempenham papéis relevantes no controle de plantas daninhas, doenças e pragas, além de contribuírem para o manejo de resistência.

As apresentações reforçaram três pilares essenciais para o sucesso no Sul: programas de fungicidas de alta performance para as principais doenças da região; manejo de resistência baseado no uso de multissítios e na rotação de ativos; e preservação do potencial produtivo das lavouras. “Temos falado cada vez mais em Inovação de Valor, ou seja, entregar soluções que realmente resolvam a vida do produtor. É um conceito amplo, que vem guiando nosso trabalho e pode ser percebido, por exemplo, com novas tecnologias e posicionamentos pensados para gerar impacto real no campo — com formulações eficientes, desempenho consistente e soluções alinhadas ao dia a dia de quem produz”, destaca Mancini.

No encerramento, o porta-voz reforçou a importância da integração entre tecnologia, manejo antecipado e leitura criteriosa das condições de campo. “Os desafios observados nesta safra mostram que decisões bem embasadas e alinhadas à realidade regional são determinantes. A troca que tivemos aqui reforça caminhos que trazem mais previsibilidade e segurança para consultores e produtores”, explicou.

Sobre a ADAMA

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.

Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo. Para mais informações, visite nosso site www.adama.com e nossos canais no FacebookLinkedInInstagram e Youtube.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades