Fundepag destaca avanços em inovação e sustentabilidade durante participação na COP30

Fundepag destaca avanços em inovação e sustentabilidade durante participação na COP30

Presença em dois painéis reforça o papel da Fundação na articulação de soluções tecnológicas e colaborativas para os desafios climáticos

Fundepag destaca avanços em inovação e sustentabilidade durante participação na COP30

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) esteve presente na 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP30), integrando a programação da AgriZone – iniciativa criada pela Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA), para funcionar como uma vitrine viva de tecnologias, ciência e cooperação internacional voltadas à agricultura sustentável, à segurança alimentar e à resiliência climática.

Nos dias 19 e 20 de novembro, a Fundepag contribuiu de forma ativa para os debates sobre o futuro do agro brasileiro, a transição regenerativa e o papel da inovação no enfrentamento às mudanças climáticas.

A assessora de Relações Institucionais e Governamentais, Mayra Izar, e o líder de desenvolvimento de negócios e inteligência de mercado da Fundepag, Denys Eduardo Biaggi, representaram a entidade na mesa-redonda “O Agro Brasileiro em 2030: Panorama, Perspectivas e Propósito”, no dia 19, discutindo caminhos para uma produção mais eficiente, integrada e sustentável.

“Falamos de tecnologias que reduzem emissões de carbono e aumentam o uso de insumos biológicos. Foi uma discussão de alto nível que buscou trazer uma visão estratégica do agro brasileiro em sintonia com os desafios climáticos globais, engajando diversos atores em propostas multissetoriais e territorializadas e promovendo uma escuta ativa e diálogo entre gerações, setores e regiões do país. Como resultado, esperamos sistematizar contribuições capazes de subsidiar políticas públicas e agendas internacionais”, destaca Mayra.

Biaggi complementa que o encontro foi uma oportunidade valiosa para apresentar projetos da Fundepag voltados à agricultura sustentável, especialmente aqueles que aumentam a produtividade com menor impacto ambiental, como as iniciativas em agricultura regenerativa.

“Falamos de tecnologias que reduzem emissões de carbono e uso de insumos químicos, além de ações de inovação aberta que aproximam ciência e mercado, uma das nossas principais missões. A COP também proporcionou uma troca rica com empresas, governo e ONGs, reunindo stakeholders que raramente estão no mesmo ambiente. Mesmo em uma participação breve, o valor foi enorme”, afirmou.

Já no dia 20, o consultor Fernando Naufal participou da mesa “Agro que Regenera: Oportunidades e Desafios da Agricultura Tropical Regenerativa”, trazendo uma análise sobre as oportunidades emergentes para modelos produtivos mais resilientes, baseados em solo vivo, biodiversidade e regeneração.

“Esta mesa ampliou significativamente a visibilidade do nosso trabalho. O evento também fortaleceu nossa aproximação com a Embrapa na área de rastreabilidade e abriu novas possibilidades de expansão de projetos da Fundepag em diálogo com agências governamentais e com o mercado privado”, detalhou.

A participação da Fundepag na COP30 evidenciou o compromisso da instituição com a pesquisa aplicada, a articulação multissetorial e a construção de soluções que integrem sustentabilidade e inovação.

Sobre a Fundepag 

Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Apoia e executa diversos tipos de projetos, serviços tecnológicos, capacitações e eventos. Além de contar com seu próprio Núcleo de Inovação Tecnológica Fundepag – NIT, expandido para Centro de Inovação Tecnológica – Conexão.f – reconhecido pelo Governo paulista, oferece uma estrutura de apoio administrativo-financeiro, de gestão de pessoas, consultoria jurídica e ferramentas informatizadas, com a qualidade e ética assessoradas pelas ISO 9001:2015 (qualidade), ISO 37301:2017 (compliance) e ISO 37001:2017 (antissuborno).

Mais informações: https://portal.fundepag.br

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades