Da crise ao protagonismo tecnológico
Empresário transforma escassez global de semicondutores em plataforma inédita de inovação para áudio e vídeo corporativos
A crise global de semicondutores durante a pandemia desencadeou um efeito cascata em diversos setores da economia, sobretudo no de tecnologia, que sofreu com a escassez desses componentes essenciais.
Com grandes projetos corporativos em andamento, Pedro Retes, diretor da Wave AV, empresa brasileira especializada em soluções de áudio e vídeo, decidiu desenvolver internamente os equipamentos necessários e, em meio ao cenário adverso, acabou diversificando o negócio.
A decisão foi impulsionada por sua trajetória de 15 anos na empresa, quatro certificações internacionais e um mestrado em engenharia elétrica. Foi essa bagagem que o guiou na missão de liderar a criação de uma nova linha de produtos.
“Como minha equipe também tem anos de experiência na instalação desses sistemas, foi natural conduzi-los com muita segurança a desenvolver do zero quatro equipamentos essenciais para execução dos projetos”, explica Pedro.

Empresário desenvolve tecnologia própria e mira o mercado internacional.Foto: Divulgação
Os novos produtos, concebidos no Brasil, já integram projetos de destaque pelo país, como instalações na Marinha do Brasil, na Localiza, na Abbott, e no SEBRAE e no SESCOOP, em São Paulo, este último referência pela eficiência operacional e pela economia energética proporcionada pela tecnologia.
Agora, após consolidar a atuação no mercado nacional, Pedro Retes se prepara para expandir a operação para os Estados Unidos.
“Como já estamos inseridos no mercado americano, participando de comitês de integradores e fabricantes, nossa meta é avançar nesse mercado e, para isso, pretendemos investir 10 milhões nos próximos cinco anos”, finaliza o diretor da Wave AV.






