Codevasf participa de debates sobre desestatização de projetos públicos de irrigação, no Espírito Santo

Codevasf participa de debates sobre desestatização de projetos públicos de irrigação, no Espírito Santo

Codevasf participa de debates sobre desestatização de projetos públicos de irrigação, no Espírito Santo

Projeto Público de Irrigação Nilo Coelho, localizado entre os municípios de Casa Nova (BA) e Petrolina (PE), no Submédio São Francisco. Foto: Divulgação/Codevas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participou nesta terça-feira, 25 de novembro, do evento “Diálogos para a Regulação: Desestatização dos Projetos Públicos de Irrigação no Brasil”, promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), no Pavilhão de Carapina, em Serra (ES), como atividade paralela ao 26º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH).

A empresa foi representada pelo diretor de Desenvolvimento e Infraestrutura, Henrique Bernardes, que integrou as discussões sobre a desestatização e a regulação dos serviços públicos de irrigação prestados em regime de concessão. A participação da Codevasf destacou o papel da Companhia como executora de políticas de desenvolvimento regional e como referência na implantação e na transferência de perímetros públicos de irrigação.

“A Codevasf liderou o primeiro processo de concessão de um projeto público de irrigação à iniciativa privada no país, o Baixio de Irecê, na Bahia. Esse projeto abriu caminho para um portfólio de parcerias e hoje já apresenta resultados concretos em campo, com produção, geração de emprego e atração de investimentos privados para o semiárido. A desestatização não significa a retirada do Estado, mas uma nova forma de o Estado induzir desenvolvimento, por meio de parcerias”, avalia Henrique Bernardes.

O encontro, organizado pela ANA com apoio técnico da Universidade Federal do Ceará (UFC), buscou reunir subsídios técnicos, jurídicos e operacionais que iriam orientar a regulação dos serviços de irrigação em modelos de concessão. A programação previu ampla coleta de informações junto a órgãos públicos, entidades setoriais e gestores de distritos de irrigação, além de representantes da sociedade civil e da comunidade acadêmica.

Foram convidados para o debate órgãos diretamente envolvidos com perímetros irrigados, como a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (SNSH/MIDR), o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a própria Codevasf e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI), entre outros. Nessas discussões, a experiência acumulada pela Codevasf na gestão de projetos públicos de irrigação e nas articulações para parcerias com a iniciativa privada contribuiu para aprimorar o marco regulatório e os modelos de governança do setor.

Experiência com concessões

No campo das parcerias com a iniciativa privada, a Codevasf estruturou e conduziu os leilões de concessão dos projetos públicos de irrigação Baixio de Irecê (BA) e Jequitaí (MG), ambos realizados na B3, em São Paulo. No Baixio de Irecê, primeiro projeto público de irrigação concedido por leilão no país, foram ofertadas em 2022 as etapas 3 a 9, com cerca de 31,5 mil hectares de área irrigável, em empreendimento que prevê investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão e geração de milhares de empregos na região do Médio São Francisco. Já o Projeto Hidroagrícola Jequitaí prevê a implantação de duas barragens de usos múltiplos e infraestrutura de irrigação em área de aproximadamente 10 mil hectares, com investimentos estimados em R$ 1,5 bilhão e impacto positivo sobre a segurança hídrica e o desenvolvimento econômico do norte de Minas Gerais.

Assessoria de Comunicação | Codevasf

https://www.codevasf.gov.br

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades