SANY lança portfólio de caminhões elétricos anuncia SANY BANCO, com R$ 100 milhões para financiar frotas
Novidades foram apresentadas no Jockei Club SP em um evento cheio de convidados e parceiros da marca

A SANY DO BRASIL lançou nesta quinta-feira (27) seu portfólio de caminhões elétricos e a diesel, compatíveis com a norma Proconve P8 (Euro 6), e anunciou o SANY BANCO, com capital inicial de R$ 100 milhões para financiar equipamentos da marca, mirando a descarbonização da logística brasileira. O evento, recheado de glamour, imagem que a SANY quis passar para investidores e parceiros, ainda contou com planos para a construção de uma fábrica da empresa no país.
“A SANY vem reafirmando nossa intenção de investir cada vez mais no mercado brasileiro. Abriremos uma fábrica da SANY no Brasil, esperamos divulgar o inicio das obras em breve. Sempre entregamos soluções viáveis e sustentáveis aos nossos clientes e continuaremos neste processo”, comentou o presidente da SANY do Brasil, Mr. Alex Xiao.
Caminhões SANY

A fabricante chinesa, presente no país desde 2007 com máquinas pesadas como escavadeiras e pás-carregadeiras, entra agora no segmento de transporte com modelos que oferecem autonomia de até 500 km em uma carga e potência de até 650 cv nos elétricos. O lançamento, com direito a desfile dos modelos no Jockey, ocorre em momento de expansão do mercado de caminhões elétricos no Brasil, projetado para crescer 25,6% ao ano até 2031, segundo a Fenatac/Gigantes Elétricos.
Os elétricos incluem um leve de 6 toneladas de PBT e 106 kWh, com 300 km de autonomia urbana e carregamento de 20% a 80% em menos de 40 minutos, ideal para centros urbanos com restrições a veículos pesados. Já os pesados, nas baterias de 437 kWh e 588 kWh (tração 6×4), suportam PBTC de 60 mil a 120 mil kg, com torque de 2.800 Nm, consumo 10% menor via resfriamento líquido MTB e regeneração de energia em cinco níveis, atendendo setores como mineração, celulose e portos em rotas de 300-400 km. Os diesel, nas versões 6×4 (560 cv, PBTC de 74 mil kg) e 6x2R (490 cv, 58,5 mil kg), destacam-se por consumo de 172 g/kWh, freios a disco totais, AEB e suspensão a ar, para cargas graneleiras, madeireiras e tanques.
“A robustez da nossa linha amarela agora chega aos caminhões, com inovação em elétricos para baixo custo operacional e zero CO2”, disse Dieter Martin Lommer, diretor de vendas da SANY TRUCKS. A empresa complementa com carregador DC de 400 kW customizado para o Brasil e Mini Stations SY312/SY510 para troca de baterias em menos de 300 segundos, escaláveis para frotas de até 80 veículos em usinas e depósitos. Para 2026, planeja cavalo 4×2 de 636 kWh com 425 km de autonomia e 110 km/h.
BANCO SANY e financiamento de veículos
Foi anunciado também na noite de ontem, o SANY BANCO, aprovado pelo Banco Central em 9 de maio de 2025 como múltiplo S4 e constituído em 21 de maio deste ano, foca em CDC e leasing pré/pós-fixados, com meta de R$ 300 milhões em negócios no primeiro ano. Sediado em São Paulo, inicia pilotos ainda em 2025, apoiando o crescimento da SANY, que opera 49 fábricas globais e planeja unidade local.
Daniel Coimbra, CEO do Banco Sany, conversou com exclusividade com a nossa reportagem. Ele disse que “a ideia surgiu em 2023 juntamente com um plano bem agressivo de expansão no Brasil, trazendo novas linhas de negócios e ampliando o portfólio de produtos, como é o caso do Banco”. Segundo Coimbra, a ideia era criar algum plano de financiamento para os clientes e o Banco Sany foi uma ótima alternativa. “É um banco cativo que vai servir a marca da SANY no Brasil, só para equipamentos da SANY e cliente final, pelo menos neste início. Esperamos que os vendedores utilizem mais essa ferramenta de venda para viabilizarmos diversos novos negócios”, finaliza ele.






