Projetos de inovação operacional ampliam eficiência em unidades da Mosaic em Minas Gerais
Iniciativas desenvolvidas em Araxá e Tapira aliam baixo investimento e inovação e garantem a oferta de 450 mil toneladas de fertilizantes ao mercado

A Mosaic, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, implementou dois projetos de inovação operacional em suas unidades de Tapira e Araxá, em Minas Gerais, que resultaram em maior eficiência produtiva, melhor direcionamento de recursos e incremento de oferta de insumos ao mercado nacional. Com investimento aproximado de R$ 350 mil, as iniciativas garantiram a produção de 450 mil toneladas de fertilizantes em 2024. Ambos os projetos foram reconhecidos na 27ª edição do Prêmio de Excelência da Indústria Minério-Metalúrgica.
Em Tapira, o projeto denominado “Aproveitamento do minério de oportunidade” possibilitou a incorporação ao processo produtivo de materiais originalmente classificados como estéreis. A iniciativa ampliou em 13% a massa total de minério recuperado no ano, contribuindo para a extensão da vida útil da mina e gerando ganhos operacionais e econômicos.
“A mina da Mosaic em Tapira tem uma operação consolidada, com mais de 40 anos de produção. Temos um conhecimento técnico muito robusto sobre os diferentes tipos de materiais ali presentes, incluindo os critérios bem definidos que nos permitem distinguir minério de estéril. Recentemente, iniciamos a lavra em uma nova região da mina”, avalia Lílian Cantuário, gerente de P&D Mineral na Mosaic. “Durante esse processo, identificamos características mineralógicas distintas daquelas observadas anteriormente. Isso nos levou a aprofundar os estudos sobre a composição química desses minerais e seu comportamento no processo de beneficiamento. Com base nesse conhecimento, e sempre com foco em garantir o cumprimento das metas de produção e redução de custos, identificamos a oportunidade de aproveitamento do material que pelos parâmetros e conhecimentos consolidados anteriormente, seria classificado como estéril”, conta.
Para validar o reaproveitamento, foram realizados estudos que identificaram minerais compatíveis com o processo. “Com empenho do time de geologia e planejamento de mina gerando nova descrição dos furos de sondagem e com a condução de testes laboratoriais de pesquisa e processo, observamos que o material apresentava potencial de bom desempenho, inclusive superior ao de alguns minérios tradicionalmente beneficiados, o que nos permitiu reaproveitar um recurso que seria descartado, aumentando a sustentabilidade da mina e agregando valor ao negócio”, completa a gerente.
Com a utilização desse material aproveitado, a Mosaic registrou um benefício econômico superior a US$ 15 milhões já em 2024. A companhia revisa o plano de lavra de longo prazo para quantificar o volume total deste minério, que pode acrescentar considerável vida útil na mina contribuindo com o plano 10 anos.
Já em Araxá, o projeto “Rotas operacionais alternativas” assegurou a continuidade operacional e a manutenção do fornecimento nacional de fertilizantes. A estratégia, implementada sem necessidade de novos equipamentos ou aumento de custos, garantiu a disponibilidade de cerca de 450 mil toneladas do insumo em 2024 e segue contribuindo para maior flexibilidade na produção. “Na planta de Araxá, análises técnicas realizadas em alguns equipamentos de cominuição indicaram a possibilidade de redução nas horas operadas que poderiam impactar significativamente o volume de produção. Diante desse cenário, as equipes operacionais e técnicas se mobilizaram na busca de alternativas capazes de mitigar essas reduções. A solução encontrada foi a interligação de equipamentos já existentes na planta, alguns inclusive que estavam fora de operação devido a projetos de otimização anteriores. Com um investimento mínimo e uso inteligente dos recursos disponíveis, conseguimos conectar diferentes linhas e manter, e até superar, a eficiência e o volume de produção, sem comprometer os custos”, aponta a executiva.
Essa estratégia ainda trouxe como benefício o aumento considerável da flexibilidade operacional e reduziu o número de paradas. Também reduziu o risco visto a possibilidade de paradas programadas e com prazo menos restrito.
As iniciativas reforçam o compromisso da Mosaic em maximizar a eficiência de suas operações, aliando inovação e sustentabilidade à competitividade do setor de mineração de fosfato no Brasil. “Nos últimos cinco anos, a Mosaic tem investido fortemente em pesquisa e inovação. Novas tecnologias têm sido implementadas nos processos produtivos, incluindo softwares de controle inteligente e equipamentos de tecnologia avançada. Há também um esforço contínuo para desenvolver soluções que tragam mais rentabilidade no campo e benefícios reais para as culturas agrícolas que utilizam nossos produtos”, finaliza Lílian.
Para mais informações, visite Link. Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe também nossos canais de conteúdo Nutrição de Safras e NutriMosaic.






