Valmet impulsiona desempenho operacional de Suzano Aracruz com entrega da Caldeira Auxiliar C
Com capacidade para gerar até 120 toneladas de vapor por hora, novo equipamento reforça compromisso das empresas com eficiência, sustentabilidade e inovação tecnológica

A Valmet e a Suzano celebram o start-up da Caldeira Auxiliar C (CAC) na unidade de Aracruz, no Espírito Santo. O novo equipamento representa um marco tecnológico e sustentável, unindo eficiência operacional, automação avançada e compromisso ambiental.
Com capacidade para gerar até 120 toneladas de vapor por hora, a caldeira do tipo BFB (leito fluidizado borbulhante) é equipada com tecnologias de última geração, como sistema de recuperação de areia, transportadores pneumáticos de cinzas e fundo Hydrobeam. O conjunto assegura alta eficiência de combustão, flexibilidade no uso de combustíveis e baixas emissões atmosféricas.
“A nova caldeira traz recursos modernos em automação e controle, além de desempenho e disponibilidade superiores — o que garante maior segurança operacional à fábrica e redução de gastos”, destaca o gerente de projetos da Valmet, Rodrigo Gregol.

A Caldeira Auxiliar C tem como principal função incinerar os resíduos de biomassa produzidos na planta, gerando vapor complementar para o processo industrial e contribuindo para a geração de energia elétrica. Além disso, o equipamento atua como ponto reserva para a queima de gases não condensáveis e metanol, ampliando a flexibilidade e a segurança do processo produtivo.
A nova caldeira substitui a antiga Caldeira Auxiliar B (CAB), que apresentava menor eficiência e disponibilidade. Com a CAC, a Suzano passa a contar com um sistema mais confiável e sustentável, alinhado às metas da companhia de elevar a eficiência energética e reduzir impactos ambientais.
“A entrada em operação da nova caldeira, com tecnologia de última geração, reforça nosso compromisso de busca contínua pela sustentabilidade, segurança e competitividade do negócio. A parceria com a Valmet tem sido estratégica para alcançarmos resultados consistentes, inovadores e sustentáveis”, ressalta o diretor de Operações Industriais da Suzano, Fabrício José da Silva.
O start-up da nova caldeira representa um marco estratégico para a unidade de Aracruz, simbolizando o início de uma nova etapa operacional, mais moderna, segura e eficiente. “A Caldeira Auxiliar C representa mais um passo de modernização dos ativos da unidade Aracruz. Com tecnologia BFB e sistemas integrados de alta eficiência, ela contribui para maior estabilidade operacional, segurança e redução de impactos ambientais. É mais uma entrega que reforça a força da parceria com a Valmet e nosso compromisso com soluções sustentáveis, relata o gerente executivo de engenharia, James Ferretti Stein.
Com capacidade de geração de vapor de 110 t/h com biomassa e até 120 t/h com biomassa e óleo combustível, a CAC é considerada uma caldeira de porte médio dentro do portfólio da Valmet, com desempenho comparável às principais referências tecnológicas da empresa no Brasil. O projeto reafirma a missão conjunta de Valmet e Suzano de investir em soluções de energia limpa e processos sustentáveis, contribuindo para a transição energética e para o fortalecimento da indústria nacional de base florestal.






