Evento da Apta Regional reunirá especialistas para discutir inovação na restauração ecológica no Noroeste Paulista
Especialistas apresentarão práticas inovadoras que fortalecem a restauração florestal e a bioeconomia regional

Unidade de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, reconhecida por sua atuação em biodiversidade e restauração florestal, a Apta Regional de Pindorama promoverá, no dia 5 de dezembro em São José do Rio Preto, o I Encontro Técnico de Monitoramento e Avaliação de Projetos de Restauração. O evento reunirá pesquisadores, produtores rurais, gestores públicos e instituições parceiras para apresentar resultados técnicos de mais de 70 hectares em recuperação e debater avanços metodológicos com foco na qualificação de projetos alinhados ao Programa Refloresta-SP e às demandas ambientais da região.
O evento é fruto da parceria entre a Diretoria de Biodiversidade e Biotecnologia (DBB) da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a Apta Regional de Pindorama e o Centro de Estudos Agroambientais de Pindorama (Capin), com apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Turvo e Grande (CBH-TG).
Os projetos abrangem mais de 70 hectares em restauração nos municípios de Nova Granada e Olímpia, áreas definidas como prioritárias pelo Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da Esalq/USP (Lerf). O objetivo é ampliar a cobertura vegetal da bacia hidrográfica, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos e atendendo às exigências legais do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e dos planos PRA e PRAD. Além do manejo incluir inovação tecnológica, como o uso de drones para aplicação de defensivos em áreas extensas, otimizando o trabalho dos produtores.
O encontro também dialoga com o Programa Refloresta-SP, coordenado pela Semil, que busca restaurar e monitorar 1,5 milhão de hectares até 2050, promovendo mitigação das mudanças climáticas por meio da captura de carbono e redução de emissões, ampliar a resiliência climática em regiões com baixa cobertura vegetal, conservação da biodiversidade e recursos hídricos e estímulo à bioeconomia, gerando trabalho, renda e desenvolvimento sustentável.
A Apta Regional é responsável pela gestão da Reserva Biológica de Pindorama (ReBio), onde já foram desenvolvidos diversos trabalhos de restauração com técnicas variadas, como reflorestamento com mudas, semeadura direta (muvuca de sementes) e sistemas agroflorestais. Essa experiência consolidou parcerias estratégicas com órgãos públicos, universidades e produtores rurais, fortalecendo a cadeia de espécies nativas e a difusão de práticas sustentáveis.
Serviço
Data: 5 de dezembro de 2025
Horário: 8h30
Local: Auditório do Escritório de Governo Regional de São José do Rio Preto Endereço: Av. Floriano André Cabrera, S/N (Marginal da Rodovia Washington Luís com a BR153) – Jardim São Marcos – São José do Rio Preto/SP
Realização: Apta Regional de Pindorama, Capin, Semil/SMA/DBB
Programação
- 8h00 – Recepção e Chegada
- 8h30 – Abertura
- 8h40 – Diretoria de Biodiversidade e Biotecnologia (DBB) e o Programa Refloresta
- Dra. Ana Eliza Baccarin Leonardo – DBB/Semil
- 9h20 – Controle químico de plantas daninhas em áreas de reflorestamento e restauração ecológica
- Prof. Dr. Claudinei da Cruz – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb)
- 10h00 – Café
- 10h30 – Ecotoxicologia e indicadores de qualidade de água no monitoramento de herbicidas em projetos de reflorestamento
- Profa. Dra. Nathalia Garlich – Unifeb
- 11h10 – Semeadura Direta (muvuca de sementes) para Restauração Ecológica e Inclusiva
- Ms. Biólogo Henrique Aguiar de Oliveira – Iniciativa Caminhos da Semente
- 11h50 – Considerações finais






