Stellantis tem projeto que estuda óleo de cozinha em carros

Stellantis tem projeto que estuda óleo de cozinha em carros

Stellantis tem projeto que estuda óleo de cozinha em carros

A Stellantis acaba de anunciar na Europa o HVO Aurora, um projeto inovador focado na redução de emissões de por meio de combustíveis renováveis. O objetivo é validar o Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO), biocombustível feito de óleo de cozinha e gordura animal. Para garantir a transparência e a segurança dos dados, o projeto tem rastreabilidade e registra o tipo de combustível, o consumo e a distância percorrida.

Por que o HVO ajuda a reduzir emissões?

Segundo a Stellantis, a grande vantagem do HVO é sua compatibilidade imediata. Ele pode ser utilizado em veículos a diesel existentes sem a necessidade de qualquer modificação mecânica. Uma solução rápida e eficaz para empresas que buscam descarbonizar suas operações.

Para comprovar essa eficácia, a Stellantis iniciou uma demonstração europeia em parceria com a SP3H, uma empresa especializada em medição de emissões. Dois veículos comerciais leves (um Citroën Berlingo e um Fiat Professional Ducato) rodarão exclusivamente com HVO para apresentar resultados de desempenho e emissões sob diversas condições de operação.

Mobilidade Limpa: Uma Solução Complementar

O projeto HVO Aurora reforça a visão de que a transição para a mobilidade limpa exige múltiplas soluções complementares. O HVO surge como uma alternativa que coexiste com os veículos elétricos e híbridos, oferecendo uma redução imediata de emissões sem alterar a infraestrutura ou as rotinas de transporte das frotas.

A Stellantis destaca que todos os seus carros de passeio e veículos comerciais leves a diesel vendidos atualmente são compatíveis com o diesel HVO (padrão EN15940). Além disso, a maioria dos modelos a diesel Euro 5 e Euro 6 mais antigos também pode utilizar esse combustível renovável sem ajustes.

Por fim, para as empresas, que buscam alternativas rápidas e viáveis para reduzir sua pegada de carbono, o HVO Aurora é um facilitador. Ou seja, ao permitir que as frotas registrem e certifiquem o uso do HVO em veículos já existentes, o projeto oferece um caminho prático, imediato e sem custos de alteração estrutural para a redução de emissões.

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