Tracbel conquista certificação Ouro e comprova excelência global em máquinas da Volvo
A brasileira Tracbel conquistou a certificação Ouro do Programa de Excelência em Serviços da Volvo Construction Equipment, uma das maiores fabricantes de máquinas amarelas do mundo. Com 40 casas espalhadas por várias regiões do País, o Grupo Tracbel atingiu o nível máximo nos serviços e no pós-venda da marca, excedendo as expectativas dos clientes finais por meio de um atendimento de alta qualidade em todo o ciclo de vida dos equipamentos.

“É uma vitória histórica. Atingimos a posição mais elevada estabelecida pela Volvo CE, num programa com rigorosos indicadores de desempenho”, declara Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel. “Este selo nos posiciona como um distribuidor que entrega um atendimento de excelência e que está em um nível de referência em seu setor”, complementa.

O reconhecimento é resultado de uma jornada deflagrada pela marca há sete anos dentro da rede de distribuidores brasileiros. “Esta distinção mostra claramente o compromisso de nossos consultores, engenheiros, mecânicos, técnicos e outros profissionais com a execução do melhor atendimento possível para as frotas e os negócios dos clientes”, explica Rafael Ribeiro, diretor de pós-venda da Tracbel. Ele destaca que a certificação comprova um atendimento de excelência, garantindo uma jornada totalmente em favor do cliente, desde a escolha da máquina e o dimensionamento da frota, passando por sua utilização e manutenção, até mesmo na revenda após seu ciclo dentro da empresa. “Nós proporcionamos uma trajetória de uso do equipamento alinhada com todas as necessidades do cliente” , observa.
“Houve muito trabalho, esforço e investimentos para obter esta importante distinção”, diz o executivo. Nos últimos sete anos, a empresa investiu mais de R$ 10 milhões em capacitação das equipes técnicas, atualização de tecnologias, aquisição de ferramental avançado, introdução de novas rotinas, automação e digitalização de processos, além dos recursos aplicados na ampliação, reforma e melhoria das oficinas e almoxarifados. “O selo Ouro é um atestado de que nossa atuação repercute positivamente e contribui para aumentar a rentabilidade da operação de nossos clientes”, comenta o diretor.

O certificado, concedido após extensa e criteriosa auditoria da montadora, é um desdobramento natural de um trabalho interno sustentado por investimentos em estrutura física, processos, inovação e em aperfeiçoamento técnico. “Este esforço vem de muito tempo e segue, inclusive, o modelo Lean de filosofia corporativa. É uma gestão voltada para maximizar o valor entregue ao cliente, dentro de uma cultura que prevê ainda a eficiência operacional, a valorização das pessoas e a melhoria contínua”, conta Ribeiro.
Estes valores foram cascateados dentro da Tracbel. “Isso tornou os processos bem mais didáticos, com funcionários atuando com empatia, identificando e antecipando as necessidades dos clientes, independentemente do departamento onde trabalham, dos cargos que ocupam e das funções que executam”, comemora.
A Tracbel já vem historicamente registrando excelentes resultados nas auditorias da Volvo CE. Na versão anterior, chamada Volvo Circle of Excellence, a empresa amealhou a primeira colocação em toda a América Latina em nove das dez vezes da campanha, atingindo e superando sucessivamente as métricas impostas pela corporação. “Estes resultados têm forte impacto na qualidade e no prazo de execução dos trabalhos. Máquinas com a manutenção bem-feita e de volta ao trabalho mais cedo garantem mais produtividade e lucro para o cliente”, finaliza o diretor.
Tradição e prestígio

A Tracbel é um dos maiores distribuidores de máquinas pesadas do País. Com atuação nacional na distribuição de equipamentos de construção, mineração, logística, transporte e agronegócio, comercializa produtos e presta serviços para as marcas Volvo (equipamentos de construção, caminhões e chassis de ônibus), SDLG (máquinas amarelas), John Deere Agrícola (máquinas agrícolas em São Paulo), Tigercat (equipamentos florestais), e Kalmar (equipamentos portuários e de logística).






