Com cenário desafiador, Agro buscará perfis técnicos e financeiros em 2026, diz Grupo Hub

Com cenário desafiador, Agro buscará perfis técnicos e financeiros em 2026, diz Grupo Hub

Setor abrirá espaço para talentos de áreas como finanças, logística e comércio exterior

Com cenário desafiador, Agro buscará perfis técnicos e financeiros em 2026, diz Grupo Hub

Enquanto atravessa um dos momentos mais desafiadores das últimas décadas, o agronegócio brasileiro deve entrar em 2026 pressionado por margens estreitas, crédito caro e necessidade de eficiência. Esses fatores devem remodelar o mercado de trabalho do setor. A expectativa é de maior demanda por profissionais especializados em finanças, exportação, logística, inteligência de mercado e eficiência operacional, segundo análise do Grupo Hub, consultoria de recrutamento e seleção de pessoas com mais de 10 anos de atuação.

De acordo com Breno Arantes, sócio gerente de Indústria, Mineração e Agro do Grupo Hub, o setor ainda sente os efeitos de dois anos de forte pressão. “O Agro ainda passa por um dos momentos mais desafiadores dos últimos 50 anos. Houve queda no preço das commodities, custo de produção continua em alta, crédito restrito e condições climáticas ainda afetadas pela La Niña. Esse cenário difícil vai exigir contratações estratégicas”, afirma.

Ele explica que o período pós-pandemia gerou um excesso de otimismo. Com preços elevados e custos baixos, produtores expandiram rapidamente, muitas vezes assumindo dívidas que se tornaram mais onerosas com a alta dos juros. Hoje, a cadeia convive com margens apertadas, custos elevados e concorrência global intensa. Nesse ambiente, Breno afirma que a eficiência se tornou prioridade absoluta e que contratar os profissionais certos será determinante para atravessar o ano de 2026.

Segundo o especialista, quatro fatores devem moldar o mercado de trabalho do Agro em 2026:

  1. Crédito caro e escasso, o que aumenta a necessidade de profissionais capazes de estruturar financiamentos, renegociar dívidas e apoiar a gestão financeira;
  2. Eficiência nos hedges cambiais e de commodities, para travamento de custos e aumento de previsibilidade no resultado financeiro;
  3. Diversificação de mercados internacionais, que impulsiona vagas em comércio exterior, exportação e inteligência comercial;
  4. Busca intensa por eficiência, que fortalece posições em logística, suprimentos, dados, planejamento e controle operacional.

Esse conjunto de pressões cria uma oportunidade única para a migração de carreira de profissionais de outros setores para o Agro. “Há uma demanda enorme por gente de finanças, marketing, tecnologia, logística e inteligência de mercado. Antes, essas disciplinas não eram tão exigidas; agora são vitais. Quem trouxer metodologias e práticas de outros segmentos pode se destacar muito”, afirma Breno.

Entre as posições mais demandadas para 2026, ele destaca:

  • Gerentes financeiros com experiência em operações estruturadas de crédito e elaboração de orçamentos;
  •  Especialistas financeiros com experiência em operações de hedge cambial e de commodities, essenciais para travar custos e proteger margens em cenários de alta volatilidade;
  • Profissionais de comércio exterior, impulsionados pela diversificação de mercados e pelo possível acordo entre Brasil e União Europeia;
  • Executivos e analistas de logística e suprimentos, fundamentais para o escoamento eficiente da produção;
  • Analistas e especialistas em inteligência de mercado, dados e estratégia comercial, apoiando negociações e decisões de competitividade.

Outro movimento que deve marcar o ano é a consolidação da cadeia, com grandes empresas adquirindo médias e pequenas. Segundo Breno, esse processo também gera demanda. O especialista destaca que 2026 será um ano de preparação para um ciclo mais positivo previsto para 2027 e 2028. “Mesmo com margens apertadas, muita empresa vai faturar e crescer. E vai precisar de profissionais mais maduros para sustentar esse avanço. Não será um ano fácil, mas será um ano de oportunidades.”

Sobre o Grupo Hub:

Fundado em 2014 enquanto consultoria de Recursos Humanos, o Grupo Hub cresceu e hoje desenvolve soluções one stop shop para Recrutamento e Seleção, desenvolvimento e tecnologia, com a missão de conectar empresas com os melhores talentos. Partindo da premissa de que a contratação está comoditizada, o Grupo se destaca na preocupação com as pessoas do início ao fim do processo, reconhecendo as diferenças entre as gerações e o potencial de cada uma para impulsionar a performance das empresas. Com alto nível de flexibilidade, desenvolveu uma metodologia consultiva escalável que ao longo de mais de 10 anos já atendeu 400 companhias, alcançou 282 mil candidatos entrevistados e quase 9 mil posições trabalhadas, com 99,5% de assertividade, índice de recompra do cliente de 90% e NPS de 98%. Em seu portfólio, estão grandes marcas como Natura, Itaú, iFood, Stellantis e Vale.

Mais informações: https://grupohub.com/

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades