Nova parceria entre Pelotas Parque Tecnológico e FAPEG amplia ações em cooperação técnica e científica

Nova parceria entre Pelotas Parque Tecnológico e FAPEG amplia ações em cooperação técnica e científica

União entre as instituições potencializa o avanço de projetos inovadores na região sul do estado

Nova parceria entre Pelotas Parque Tecnológico e FAPEG amplia ações em cooperação técnica e científica

O Pelotas Parque Tecnológico (PPT) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (FAPEG) oficializaram um acordo de parceria focado na cooperação técnica e científica entre as instituições. A assinatura do documento aconteceu durante o evento de comemoração pelos 26 anos da FAPEG. 

Nova parceria entre Pelotas Parque Tecnológico e FAPEG amplia ações em cooperação técnica e científica

Representando um marco para o fortalecimento do ecossistema de inovação na região sul do estado, o termo foi assinado pela Diretora Executiva do PPT, Rosâni Ribeiro, e pelo Diretor Técnico-Científico, Edgar Mattarredona, além da FAPEG, representada pelo seu Diretor-Presidente, Luiz Belarmino. 

A iniciativa consolida uma relação já estabelecida entre as instituições: a Fundação integra o hub do Parque há cerca de três anos, atuando como agente essencial no desenvolvimento científico, tecnológico e agropecuário do sul do RS, com longa trajetória dedicada à pesquisa e ao fortalecimento de cadeias produtivas regionais. O acordo firmado tem como propósito fomentar ações conjuntas que estimulem projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), tanto entre as próprias instituições, como também para colaboração entre novos parceiros interessados.

Inauguração de novo espaço

Como parte das ações conjuntas entre as instituições, também foi inaugurada mais uma Sala de Reuniões, um ambiente pensado para aproximar as empresas instaladas no Parque. O espaço foi estruturado graças à investimentos da FAPEG e da Fácil Consulta, que integram as empresas pertencentes ao ecossistema, e que contribuíram para a qualificação da infraestrutura do Tecnosul – Parque Científico e Tecnológico.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico

O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural, sendo transformada em ICT – Instituto de Ciência e Tecnologia em 2023. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e biotecnologia e indústria criativa. Atualmente, 65 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 25 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 22 incubadas e 10 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 25 instituições e empresas parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, três salas de reunião e capacitações, estacionamento para 75 carros e motocicletas e um FabLab para atividades voltadas à educação e inovação. Ao todo, o Pelotas Parque gera 285 empregos diretos e 700 indiretos.

Créditos: Pelotas Parque Tecnológico

Facebook  | Instagram | LinkedIn

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades