Yara lança tecnologia de fertilizante que une macro, micronutriente e bioinsumo no mesmo grânulo para máxima produtividade
Com mais de 25 resultados de pesquisas já concluídas em campo e quase 200 lavouras demonstrativas em andamento no Brasil, o novo produto já registra um incremento de 4,5 sacas por hectare nas lavouras de soja, e incrementos significativos em batata e outras culturas.

A Yara Brasil, líder mundial em nutrição de plantas, lança no mercado brasileiro o YaraBasa FULL, uma evolução do YaraBasa, um dos produtos da marca mais reconhecido pelos agricultores e carro-chefe em vendas por sua alta performance, que agora passa a ter no seu recobrimento substâncias húmicas como aditivo, com o objetivo de melhorar ainda mais o desempenho do fertilizante e, consequentemente, aumentar o rendimento operacional e a produtividade das culturas.
A nova solução representa um avanço estratégico para o mercado agrícola, ao integrar a experiência da Yara em NPK, micronutrientes e bioinsumos em um mesmo fertilizante de alta performance. Dessa forma, o grânulo NPK passa a ser revestido com o YaraAmplix OPTIBMZ, e todo esse processo produtivo acontece no Brasil, com granulação nas unidades de Rio Grande (RS) e Ponta Grossa (PR), e recobrimento em suas dez plantas misturadoras – a estrutura fabril recebeu investimento de R$20 mi para trabalhar com o novo produto. Além disto, o YaraAmplix OPTIBMZ, que une as tecnologias de micronutrientes com as substâncias húmicas, também tem produção nacional, na unidade de Sumaré (SP).

O YaraBasa FULL utiliza tecnologia patenteada, possui pH neutro e matérias-primas de alta qualidade, garantindo melhor nutrição e, por sua vez, maior resistência a estresses abióticos e aumento expressivo de produtividade em diferentes culturas. O lançamento reforça a estratégia da companhia em ampliar o mix de produtos de alta tecnologia. “Estamos diante de uma verdadeira revolução no manejo nutricional das lavouras brasileiras. O YaraBasa FULL nasce da combinação do que temos de mais avançado em pesquisa, tecnologia e ciência aplicada ao campo. Ele entrega fluidez superior, mais eficiência operacional, maior uniformidade e um ganho real na capacidade das plantas responderem ao estresse abiótico e se desenvolverem com mais vigor. É um passo decisivo para elevarmos o patamar da produtividade agrícola no país”, afirma Guilherme Schmitz, vice-presidente de Marketing e Agronomia da Yara.
Após obter mais de 25 resultados de pesquisas em campo, para validar o benefício da tecnologia, quase 200 lavouras demonstrativas e outras 14 pesquisas no Brasil, o novo fertilizante já registra um incremento de 4,5 sacas por hectare nas lavouras de soja em diferentes cenários de manejo, como em condições de estresse hídrico, reforçando a capacidade do produto de elevar o desempenho mesmo em cenários desafiadores.
Com o YaraBasa FULL, a Yara consolida sua estratégia de inovação contínua para oferecer mais eficiência, sustentabilidade e valor ao produtor rural. A companhia reforça mais uma vez seu compromisso de seguir ampliando o portfólio com soluções integradas e de baixo impacto climático.






