AGCO implementa inteligência artificial para otimizar produção de tratores sob medida
Tecnologia desenvolvida no Brasil garante que cada trator seja montado de acordo com a necessidade do produtor

Buscando sempre acompanhar os avanços tecnológicos, a AGCO, líder global em fabricação e distribuição de máquinas agrícolas, aplica em sua linha de produção um sistema de inteligência artificial (IA) que auxilia em uma importante etapa da engenharia de produto: a auditoria das regras de configuração dos tratores. Esse projeto é realizado na fábrica em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo.
Cada produtor possui uma necessidade, que varia de acordo com o tipo de plantio, condições do terreno e tamanho da operação. Para atender a essas demandas específicas, um mesmo modelo de trator pode ser fabricado em diversas versões, por exemplo, rodagem dupla, piloto automático ou sistema de telemetria. Essas escolhas, que podem ser feitas no momento da compra, tem um impacto na composição da máquina.
Quando uma peça é alterada ou incluída no projeto do trator, diversas outras peças também podem precisar de adaptação, garantindo que todos os componentes funcionem corretamente. Um exemplo prático está na configuração de rodagem dupla. Para que funcione corretamente, é necessário que o painel da cabine também esteja equipado com o botão de embreagem dupla correspondente. Com o auxílio dos técnicos e da IA, todos os sistemas são devidamente integrados na montagem da máquina.
“Existe um conjunto de regras técnicas que precisa ser validado antes do início da produção para garantir 100% do funcionamento do trator. Foi justamente nesse ponto que identificamos o potencial da inteligência artificial, que hoje está sendo testada em fase de prototipação para apoiar no processo”, explica Fabrício Natal, vice-presidente Global de Engenharia da AGCO.
A validação das regras técnicas necessárias para o funcionamento do maquinário envolve o cruzamento de informações entre documentos que reúnem todas as regras de configuração do produto. Anteriormente, essa conferência era realizada de forma manual, exigindo tempo e atenção dos especialistas. Ainda em fase de testes, a primeira versão da inteligência artificial demonstrou potencial para gerar uma economia equivalente a aproximadamente 240 horas de trabalho mensais. Esse tempo pôde ser redirecionado para atividades técnicas e estratégicas, contribuindo para o aumento da eficiência e da produtividade da empresa. “Estamos atualmente testando essa automação e já prevendo ganhos que poderão ser revertidos em mais valor agregado dentro da engenharia, especialmente em atividades que exigem o olhar humano e não podem ser automatizadas”, ressalta Paulo Vilela, diretor de Engenharia de Sistemas da AGCO.
“É uma atividade essencial para garantir que o trator final atenda exatamente ao que foi solicitado, sem possíveis erros que podem acarretar atrasos na entrega final. A IA já demonstra que pode fazer essa verificação com precisão, o que é fundamental para atender às expectativas do produtor”, destaca Paulo Vilela.
O projeto desenvolvido pelo time da AGCO Brasil integra uma estratégia global de inovação da AGCO. “Nas fábricas da AGCO em países como Finlândia, Alemanha e Estados Unidos, a verificação dessas regras ainda é feita de forma manual. A proposta desenvolvida no Brasil tem potencial para se tornar referência global dentro da companhia, reforçando o papel da inovação no avanço da mecanização agrícola”, comenta Fabrício Natal.
Sobre a AGCO
A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global em design, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO agrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio de marcas diferenciadas, incluindo as marcas líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções agrícolas inteligentes e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar nosso mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO teve vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024. Para obter mais informações, visite www.agcocorp.com.






