Governo de SP convoca 37 novos pesquisadores científicos para escolha de vagas
Sessões de escolha de vagas acontecem entre 26 e 28 de janeiro, no Instituto Agronômico, em Campinas

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo publicou o Edital DGP nº 01/2025, que convoca os candidatos habilitados no Concurso Público para o cargo de Pesquisador Científico I a participarem da sessão de escolha de vagas.
Ao todo, estão disponíveis 37 vagas, distribuídas entre diversas áreas de especialização, com atuação nas unidades de pesquisa da Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (APTA) e nos institutos vinculados à Secretaria, como o Instituto Agronômico, Instituto Biológico, Instituto de Zootecnia, Instituto de Pesca, Instituto de Tecnologia de Alimentos e Instituto de Economia Agrícola e APTA Regional.
As sessões de escolha de vagas ocorrerão entre os dias 26 e 28 de janeiro de 2026, no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas. O processo seguirá rigorosamente a ordem de classificação dos candidatos. O edital apresenta o cronograma detalhado por cargo e área de especialização, além da relação nominal dos convocados e da respectiva unidade de exercício.
O documento também estabelece as orientações gerais obrigatórias para participação na sessão, incluindo regras de comparecimento, possibilidade de representação por procurador e os procedimentos necessários para a realização da perícia médica de ingresso, etapa indispensável para a posse no cargo.
Acesse o edital: https://bit.ly/EditalDGP
Nova remuneração
Os aprovados ingressarão já dentro do novo regime salarial, estabelecido pelo. O concurso foi prestado prevendo salário inicial de R$ 5.288,89, mas, com as alterações do PLC 09/2025, de autoria do executivo, neste ano pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas, o valor de entrada passa a ser de R$ 9.052, uma alta superior a 70%.
“A aprovação da nova lei de valorização dos pesquisadores permite que São Paulo volte a contratar cientistas com uma remuneração compatível com a importância do trabalho que desempenham. Com salários mais atrativos, estamos chamando hoje a primeira leva desse concurso, já dentro do novo regime. Reforçando que a pesquisa é essencial para a agricultura paulista e brasileira e que continuará sendo uma prioridade. São Paulo é o berço da ciência agronômica no Brasil e seguirá liderando inovação e produtividade no campo”, afirma o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Alberto Amorim.






