ZF traz o chassi para a era digital: estreia no CES do Leitura Inteligente da Via por IA e da Redução Ativa de Ruído
- A ZF está combinando expertise em hardware com software avançado e IA para entregar soluções de mobilidade adaptativas e prontas para o futuro
- A ZF apresenta o Leitura Inteligente da Via por IA, uma solução avançada de software baseada em Inteligência Artificial que prevê as condições das estradas e o comportamento do motorista para aumentar a segurança e o conforto
- A ZF também estabelece novos padrões em acústica de chassi e reduz significativamente o ruído dos pneus dentro do veículo com a Redução Ativa de Ruído
O Veículo Definido por Software (SDV)) deixou de ser um conceito para se tornar realidade. Baseando-se em tecnologias inovadoras de by-wire, como Steer-by-Wire (direção por cabos) e Brake-by-Wire (freios por cabos), que possibilitam funcionalidades baseadas em software, a ZF agora está estabelecendo o padrão em inovação em chassi com novos produtos de software que aumentam a segurança e o conforto, ao mesmo tempo em que possibilitam experiências de direção específicas para cada marca. Como parte de sua estratégia Chassis 2.0, que combina hardware inteligente, IA e software para permitir novas funcionalidades, além de recursos personalizados, a ZF introduziu dois novos produtos de software na CES: Leitura Inteligente da Via por IA e Redução Ativa de Ruído.

“Com nossa estratégia Chassis 2.0, estamos impulsionando a transformação do chassi para a era digital. Ao combinar expertise em hardware, software avançado e IA, estamos criando soluções que não apenas elevam a segurança e o conforto a um novo patamar, mas também abrem caminho para o veículo definido por software. Dessa forma, estamos moldando a mobilidade do futuro – inteligente, conectada e individualmente adaptável”, Dr. Peter Holdmann, membro do Board Mundial da ZF e Head da Divisão de Soluções para Chassis.
Leitura Inteligente da Via por IA: Navegando pela estrada à frente

Com o Leitura Inteligente da Via por IA, a ZF apresenta uma solução inovadora baseada em IA que aumenta a segurança e o conforto em veículos definidos por software. O sistema utiliza sensores de última geração para adaptar o chassi em tempo real às mudanças nas condições da estrada e da superfície – seja em vias com neve, terrenos off-road ou ao alternar entre diferentes tipos de pavimentos. Esses dados brutos são então processados e utilizados pelo software de chassi da ZF, cubiX, para coordenar o controle de atuadores inteligentes, como nosso sistema de amortecimento semiativo (CDC) ou Controle Contínuo de Amortecimento, e nosso sistema de amortecimento ativo sMOTION. Este último reage em 1 milissegundo para ajustar os amortecedores. A futura integração de atuadores inteligentes incluirá direção e frenagem by-wire (por cabos), permitindo ainda mais controle e desempenho avançado.

A solução Leitura Inteligente da Via por IA pode ajudar a reduzir a incerteza dos motoristas diante de condições desafiadoras nas estradas. O sistema detecta situações específicas em frações de segundo e reage mais rápido do que os reflexos humanos permitem. Isso significa que o comportamento do veículo sempre atende às expectativas, fortalecendo tanto a confiança quanto a sensação de segurança ao volante”, diz Holdmann.
O sistema escalável está disponível em três versões: Standard, Advanced e Premium. Mesmo na configuração Standard, o Leitura Inteligente da Via por IA usa sinais de barramento CAN para identificar o tipo atual de estrada. A versão Advanced adiciona dados de câmera, permitindo detecção e análise preditiva de superfícies. A configuração Premium expande o sistema com tecnologia LiDAR, que escaneia o perfil da estrada até 25 metros à frente com precisão de dois centímetros, criando um perfil detalhado do terreno em 3D para ajustes precisos do chassi.
A expertise em sistemas ZF compensa

Um destaque particular é a conexão inteligente entre dados de sensores e chassi. Aqui, a ZF se beneficia de sua expertise em sistemas. Enquanto uma câmera sozinha reconheceria a neve apenas como uma superfície uniforme, o sistema ZF combina sinais de câmera com sinais do chassi, como derrapagem de pneu e aumento de torque. Isso permite que o Leitura Inteligente da Via por IA diferencie entre neve profunda e rasa e ajuste o veículo de forma ideal à situação.
Neste exemplo, se o sistema detectar estradas escorregadias, o “Snow Start” é ativado automaticamente: o veículo começa com torque reduzido para evitar patinação das rodas e derrapagem dos pneus. Isso garante mais conforto, menos preocupações e uma experiência de direção relaxada — mesmo em condições desafiadoras. Em situações off-road, o Leitura Inteligente da Via por IA também alivia o motorista de decisões difíceis. A IA detecta a profundidade e a firmeza do solo — seja lama, areia, pedras ou neve — e seleciona automaticamente a estratégia de condução ideal. Tração integral e diferenciais são pré-travados de forma inteligente para distribuir a potência de forma ideal, mesmo em sulcos profundos.
Outra vantagem: o Leitura Inteligente da Via por IA funciona em segundo plano — sem que o usuário precise saber ou selecionar os modos de direção. Por exemplo, ao trocar de uma estrada de cascalho para a rodovia, o sistema imediatamente passa para um modo silencioso e econômico de energia. O resultado: máximo conforto e máxima eficiência, sem qualquer intervenção do motorista.
Agora é Possível um Conforto Avançado e Personalizado
Para uma experiência de direção premium e personalizada, o software também pode habilitar o Reconhecimento de Comportamento do Motorista, analisando os comandos do acelerador, freio e direção, além das condições dentro e externas do veículo para prever o estilo de direção e as preferências por maior conforto. Essa capacidade permite uma experiência de direção altamente personalizada e adaptativa em todos os sistemas de chassi e trem-de-força, reforçando o compromisso da ZF com a inovação e entregando experiências específicas de marca para cada montadora.
“A solução Leitura Inteligente da Via por IA representa um grande passo rumo à mobilidade inteligente e definida por software”, disse Holdmann. “Ao combinar sensoriamento avançado com controle preditivo, estamos proporcionando uma experiência de direção mais segura, confortável e altamente personalizada para maior desempenho”.
Redução Ativa de Ruído: O Som do Chassi do Amanhã
A ZF também revelou seu software Redução Ativa de Ruído, uma tecnologia que minimiza o ruído de “cavidade dos pneus” dentro do veículo sem hardware adicional de abafamento de ruído. O sistema utiliza os Sensores de Chassi Inteligentes de Nova Geração da ZF, bem como amortecedores semiativos (CDC) controlados pelo software cubiX da ZF para neutralizar o ruído de vibração, alcançando reduções de até 3 dB atualmente e até 10 dB no futuro. Essa inovação, parte da estratégia Chassis 2.0 da ZF, entrará em produção em série em 2028 e pode ser adaptada para diferentes tipos de veículos.
“Graças à nossa expertise em sistemas, podemos oferecer nossos atuadores mecatrônicos como verdadeiros motores de inovação com a ajuda de algoritmos inteligentes e expandiremos nossa abordagem de controle baseada em software para outros atuadores ZF no futuro. O objetivo para nós é claro: atuadores mecatrônicos capazes de reduzir eficientemente tanto o ruído próprio como o externo com a ajuda de software”, explica Holdmann.
O DNA Digital da mobilidade: ZF impulsionando a transformação do Chassi

Softwares como o cubiX, junto com funções como Leitura Inteligente da Via por IA e Redução Ativa de Ruído, encaixam perfeitamente na estratégia Chassis 2.0 da ZF, que está em uso e é bem-sucedida hoje.
“A mobilidade do futuro será moldada pela rede inteligente dos veículos, pelo rápido desenvolvimento da direção automatizada e pela crescente importância do software como motor de inovação”, disse Holdmann. “A ZF não está apenas fornecendo hardware, mas ajudando nossos clientes a moldar o DNA digital de seus veículos com nossa expertise.”






