DHL e CMA CGM aceleram descarbonização do frete marítimo com iniciativa conjunta de biocombustíveis
Parceria em soluções GoGreen Plus reforça o compromisso com o Net Zero e prevê a aquisição de quase 9 mil toneladas métricas de biocombustível de 2ª geração; ação reduzirá em cerca de 25 mil toneladas a emissões de CO₂e no frete marítimo

Rumo à descarbonização do transporte global de contêineres, a DHL Global Forwarding e o Grupo CMA CGM firmaram acordo para o uso conjunto de 8.990 toneladas métricas de biocombustível de segunda geração, o que permitirá uma redução estimada de 25 mil toneladas métricas de emissões de dióxido de carbono equivalente (CO₂e) para o frete marítimo operado sob o serviço GoGreen Plus, da DHL. A iniciativa permite aos clientes redir significativamente a pegada de carbono de suas cadeias de suprimentos internacionais, acelerando a transição da indústria para combustíveis marítimos alternativos.
“Trabalhamos para alcançar emissões líquidas zero de GEE até 2050 e esta colaboração com a CMA CGM é um novo marco em nossa missão de viabilizar cadeias de suprimentos de baixo carbono. Ao alavancar o uso de combustíveis marítimos sustentáveis, ajudamos nossos clientes a atingirem suas metas climáticas e impulsionamos um progresso real rumo à descarbonização do setor”, afirma Eric Brenner, CEO da DHL Global Forwarding para o Brasil”.
Por meio do transporte sustentável GoGreen Plus, da DHL, e ACT+, da CMA CGM, os embarcadores tem a possibilidade de integrar a logística verde às operações. A CMA CGM realiza o abastecimento físico do biocombustível, garantindo que a redução das emissões corresponda à abordagem Book & Claim da DHL. Na comparação com o combustível marítmo convencional, o GoGreen Plus permite a redução das emissões de GEE em até 80%.
“A parceria com a DHL demonstra como a colaboração entre empresas pode acelerar a mudança para uma navegação de baixo carbono. O ACT+ oferece soluções escaláveis e confiáveis, apoiadas por nossa frota projetada para combustíveis alternativos. Estamos comprometidos com o Net Zero Carbon até 2050, e a prova desse compromisso está na redução da intensidade de carbono em nossas atividades em 57%, desde 2008, com investimentos expressivos em navios de combustível duplo”, destaca Olivier Nivoix, vice-presidente executivo de Navegação do Grupo CMA CGM.
Ambas as empresas continuarão a explorar oportunidades para ampliar o uso de combustíveis de baixo carbono e desenvolver abordagens colaborativas para descarbonizar as cadeias de suprimentos globais.
As soluções GoGreen Plus, da DHL, que utilizam combustíveis sustentáveis e tecnologia de baixo carbono, estão disponíveis para todas as modalidades de frete da companhia. Por meio da metodologia ‘book & claim’, a DHL substiti diretamente combustíveis fósseis por alternativas sustentáveis e atribui os benefícios ambientais aos clientes, mesmo que suas remessas não sejam transportadas fisicamente nos ativos que utilizam esses combustíveis. Dessa forma, as empresas reduzem a emissão indireta de Escopo 3 e auxiliam no relato voluntário de metas de sustentabilidade.
Sobre a DHL – A DHL é a marca líder global no setor de logística. Suas divisões oferecem um portfólio incomparável de serviços, que vão da entrega de encomendas nacionais e internacionais a soluções de envio e fulfillment para e-commerce, expresso internacional, transporte rodoviário, aéreo e marítimo, passando pela gestão de cadeias de suprimentos industriais. Com aproximadamente 400.000 funcionários em mais de 220 países e territórios, a DHL conecta pessoas e empresas de forma segura, viabilizando fluxos comerciais globais sustentáveis. A DHL Global Forwarding integra o DHL Group, que gerou receitas de aproximadamente 84,2 bilhões de euros em 2024. O Grupo visa alcançar a logística de emissões zero até 2050.
Sobre a CMA CGM – O Grupo CMA CGM é um player global em soluções marítimas, terrestres, aéreas e logísticas. Presente em 177 países, emprega 160.000 pessoas. Como a 3ª maior empresa de navegação do mundo, a CMA CGM atende mais de 420 portos em 5 continentes com uma frota de mais de 650 navios. Em 2024, a companhia transportou mais de 23 milhões de contêineres TEU. Comprometida com a transição energética, a CMA CGM investe massivamente em combustíveis alternativos e visa o Net Zero Carbon até 2050






