Treinamento de Boas Práticas Agrícolas da Corteva Agriscience capacita mais de 10 mil produtores e aplicadores em 2025
Ações realizadas em parceria com instituições abordam manejo integrado de pragas, plantas daninhas e doenças, além de tecnologia de aplicação e segurança do trabalhador

As Boas Práticas Agrícolas são essenciais para uma produção mais segura no campo. As ações, além de aumentar a eficiência das lavouras, asseguram o uso correto de tecnologias, como biotecnologia e defensivos, preservando o potencial das inovações e o equilíbrio dos ecossistemas. A Corteva Agriscience, que conta com um programa robusto de Boas Práticas Agrícolas, capacitou em 2025 mais de 10 mil produtores, aplicadores e demais profissionais do setor agrícola.
Os programas da Corteva Agriscience, em parceria com a UNESP (Universidade Estadual Paulista), de Botucatu (SP), AgroEfetiva e Up.Herb (RS), são adaptados às especificidades de cada cultura, região e tipo de equipamento utilizado (terrestre, avião tripulado ou drone). Entre as atividades realizadas, destaque para o uso correto de defensivos agrícolas, o manejo de pragas, plantas daninhas e doenças, além de orientações sobre a segurança do trabalhador, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
“Difundir o conhecimento técnico é um dos pilares essenciais da Corteva para promover uma agricultura sustentável e de preservação dos recursos, além de aprimorar a técnica de manejo de doenças, plantas daninhas e pragas”, afirma Andreza Fantine, Líder de Boas Práticas Agrícolas da Corteva para a América Latina. “Os treinamentos apresentam recomendações técnicas para que os agricultores façam a correta identificação da planta daninha, patógeno ou praga e realizem o manejo adequado, preservando sua lavoura, protegendo as propriedades e cultivos vizinhos, a segurança própria e de todos ao redor”, completa.
Uma dessas iniciativas é o Programa de Aplicação Responsável (PAR), que já realizou mais de 213 treinamentos no Brasil, capacitando mais de 6919 pessoas, em atividades focadas em culturas específicas, dentre elas cana, hortifruti, grãos, arroz, pastagem e floresta. Especificamente no Rio Grande do Sul, o produtor conta ainda com curso específico para as novas Instruções Normativas (IN’s) de Aplicação de Defensivos, já realizado em 80 municípios desde 2019.
Além do PAR, a parceria da Corteva, junto à AgroEfetiva, dissemina conhecimento por meio da Expedição “Da Agricultura para a Vida”. A ação consiste em um caminhão itinerante, adaptado em formato de sala de aula, onde são realizados treinamentos técnicos sobre boas práticas agrícolas, focando nos pilares de manejo integrado de plantas daninhas, doenças e pragas, além de tecnologia de aplicação. Em 2025, foram mais de 110 treinamentos e mais de 1761 pessoas capacitadas. Além disso, há o módulo específico sobre aplicação de insumos por via aérea, tanto em aeronave não-tripulada (drone) como em avião tripulado que teve em torno de 1100 pessoas treinadas para esse módulo específico.
Os conteúdos sobre as Boas Práticas Agrícolas e seus pilares estão disponíveis no site www.boaspraticasagricolas.com.
Mais informações disponíveis em www.corteva.com.






