Safra de grãos deve bater novo recorde de área plantada, mas produção pode variar entre regiões

Safra de grãos deve bater novo recorde de área plantada, mas produção pode variar entre regiões

Soja lidera expansão de cultivo no ciclo agrícola 2025/2026, mas replantios e falhas de estande preocupam agricultores do Cerrado

Safra de grãos deve bater novo recorde de área plantada, mas produção pode variar entre regiões
Crédito da imagem: CNA

A safra brasileira de grãos 2025/2026 segue em rota de crescimento, mas com desafios no curto prazo. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que o país deve cultivar 84,1 milhões de hectares, alta de 3,3% em relação ao ciclo anterior, com produção estimada em 354,4 milhões de toneladas de grãos, representando crescimento de 0,6%.

Mato Grosso, maior produtor nacional, deve ampliar sua área cultivada em 2,3%, contudo a produção total pode cair 3,8%. “A redução está ligada ao início irregular do plantio, marcado por chuvas mal distribuídas e altas temperaturas, o que levou a replantios e a estabelecimento menos uniforme da soja. No milho, o avanço ocorre principalmente em áreas irrigadas”, explica Manoel Álvares, gerente de inteligência da ORÍGEO, joint venture entre Bunge e UPL especializada em soluções sustentáveis e gestão integrada para o Cerrado.

Em Rondônia, a área cultivada cresce 1,3%, com avanço otimista da soja, favorecido pelas boas precipitações. Já no Pará, a área deve aumentar expressivos 10,6%, chegando a 2,24 milhões de hectares, com produção estimada em 7,33 milhões de toneladas. A soja segue liderando esse movimento, com plantio acelerado nas regiões da Rodovia BR-163 e dos municípios de Redenção e Santana do Araguaia. O milho tem perspectivas regulares para a primeira safra.

No MATOPIBA, a tendência também é de expansão. O Maranhão deve aumentar a área agrícola em 4,4%e a produção em 0,6%, impulsionado pelo milho da primeira safra. No Piauí, a área cresce 3,4% e a produção 8,5%, com avanço acelerado da soja após chuvas no início de novembro. O Tocantins projeta aumento de 6,1%na área e 3,7%na produção, com ampliação do milho em substituição ao arroz. Já a Bahia deve crescer 4,6%em área e 4,4% em produção, com avanços tanto na soja irrigada quanto no sequeiro.

“Mesmo com diferenças entre os estados, a soja continua como protagonista da safra 2025/2026. A Conab projeta volume recorde e boa parte desse crescimento vem da ocupação de áreas antes degradadas ou de culturas que perderam força. Mas o início da temporada foi marcado por chuvas irregulares, o que deixou algumas lavouras desuniformes e até exigiu replantio. Isso ainda pode influenciar a produtividade final”, destaca o especialista da ORÍGEO.

Segundo Álvares, esse início de ciclo exige atenção. “Os dados mostram que a expansão segue firme, mas o clima ainda é o principal fator de incerteza. No Mato Grosso e em Rondônia, o início irregular do plantio trouxe impactos importantes”, explica. “Para MATOPIBA e Pará, as lavouras também sofreram a influência do fenômeno La Niña, que ainda pode afetar o estabelecimento das culturas. Será um ciclo em que cada decisão fará diferença no resultado final.”

Sobre a ORÍGEO  

Fundada em 2022, ORÍGEO é uma joint venture de Bunge e UPL e está comprometida com o produtor e o seu legado na terra, oferecendo um conjunto de soluções sustentáveis e técnicas de gestão – antes e depois da porteira. A empresa fornece soluções de ponta a ponta para grandes agricultores de Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, valendo-se do conhecimento de equipes técnicas altamente qualificadas, com foco em aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Para mais informações, acesse origeo.com

 

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades