Expansão do setor de construção civil impulsiona produção de asfalto em Minas Gerais

O setor da construção civil brasileira vive um momento de forte expansão. De acordo com a projeção da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o PIB do segmento deve crescer 1,8% em 2025. O resultado final deve ser divulgado em fevereiro pelo IBGE. Esse aumento tem impulsionado a demanda por insumos como asfalto, por exemplo, essencial para obras de infraestrutura e pavimentação em todo o país.
Um estudo da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), lançado no ano passado, já apontava essa tendência: as vendas de asfalto no Brasil saltaram de 2 milhões para 3,17 milhões de toneladas em 2024. O aumento ocorreu devido ao crescimento das obras de pavimentação federais, estaduais e municipais, acompanhado por um recorde na produção nacional, que atingiu 2,76 milhões de toneladas no último ano.
Diante desse cenário, a Sinarco Engenharia, empresa com 26 anos de atuação no mercado nacional, acaba de inaugurar uma nova usina de asfalto em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. A licença ambiental foi expedida pela Secretaria de Meio Ambiente de Nova Lima e o alvará de funcionamento foi concedido pelo Departamento de Rendas Mobiliárias da Secretaria de Fazenda do município.
Com investimento superior a R$3 milhões, a unidade tem capacidade para produzir de 40 a 60 toneladas de asfalto por hora. “Identificamos uma oportunidade clara de verticalizar nossa produção”, afirma Filipe Modesto, diretor de Obras da Sinarco. “Com essa usina, ganhamos agilidade em nossas obras e reduzimos nossa dependência de fornecedores externos, além de poder também atender a demanda do mercado por um produto de qualidade.”
Localizada no bairro Jardim Canadá, às margens da BR-040, a usina foi estrategicamente posicionada para otimizar a logística de distribuição. “A localização permite atendimento rápido a frentes de obra em Nova Lima e região. Nossa empresa também é responsável pela construção da estrada que ligará Nova Lima a Sabará e ter a usina tão próxima será um fator importante de aceleração do processo”, destaca o diretor.
“Com essa nova unidade, consolidamos nossa presença na região metropolitana de Belo Horizonte e nos preparamos para os novos desafios do mercado de construção civil”, ressalta Modesto.
Sobre a Sinarco:
A Sinarco é uma construtora que atua desde 1999 no mercado público e privado. Referência nas áreas de infraestrutura, incluindo pavimentação, drenagem, obras especiais e contenções, atua ainda com saneamento, edificações, além de limpeza e conservação urbana.






