Randoncorp ingressa na First Movers Coalition e reforça protagonismo em descarbonização no Fórum Econômico Mundial, em Davos
Companhia será a segunda do Brasil a integrar a iniciativa global dentro do setor Alumínio e levará o tema à Brazil House durante evento

A Randoncorp vai aderir à First Movers Coalition, iniciativa global liderada pelo Fórum Econômico Mundial que reúne empresas comprometidas em acelerar a descarbonização em cadeias produtivas. A adesão será oficializada na segunda-feira (19) durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, que ocorrerá até 23 de janeiro de 2026, na Suíça. A ação reforça o posicionamento da companhia como uma das referências brasileiras em sustentabilidade industrial.
Com a entrada, a Randoncorp passa a integrar um seleto grupo mundial, sendo a segunda empresa brasileira a participar da iniciativa dentro do setor (forma como a organização classifica os signatários) de Alumínio da First Movers Coalition, ao lado da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). O ingresso no movimento foi viabilizado a partir do avanço concreto da companhia em seus objetivos ambientais, especialmente no uso de alumínio de baixo carbono.
Atualmente, a Randoncorp já utiliza o ‘alumínio verde’, com índices acima da meta estabelecida pela First Movers Coalition, que é de 10%. O material é fornecido pela CBA, parceiro estratégico no fornecimento de alumínio, o que reforça a estratégia da Randoncorp em priorizar insumos com menor intensidade de carbono e cadeias produtivas mais sustentáveis.

“Nossa adesão à First Movers Coalition é um reconhecimento de que a Randoncorp não apenas assume compromissos, mas mobiliza parceiros e entrega resultados concretos em descarbonização. Cada vez mais, grandes clientes globais têm nos demandado cadeias produtivas com menor intensidade de carbono e estamos preparados para atendê‑los. Ao catalisarmos movimentos decisivos para o setor, reforçamos nosso papel como protagonista na construção de uma mobilidade mais sustentável”, afirma o presidente e CEO da Randoncorp, Daniel Randon.
Presença em Davos e painéis na Brazil House
A Randoncorp também integra o grupo de empresas brasileiras que estarão presentes na Brazil House, espaço organizado pelo BTG Pactual, em parceria com Vale, Be8 e Gerdau.
A companhia conduzirá dois painéis ao longo do evento, que são: Economia de baixo carbono: caminhos para a transição sustentável (20/01, às 13h40min) e Investimentos sustentáveis: tendências, desafios e oportunidades (21/01, 12h).
Financiamento sustentável e compromisso climático
Quanto à pauta de financiamentos sustentáveis, a Randoncorp marcará presença no painel por meio do case que possui junto ao IFC, uma das instituições do Banco Mundial, que atua no setor privado atrelado a compromissos sustentáveis claros, que incluem ambiental, social e de governança. Entre eles, está a meta de redução em 40% de emissões de gases de efeito estufa até 2030.
Os recursos captados têm apoiado projetos estratégicos de descarbonização, como a Caldeira Verde, voltados à eficiência energética, redução de emissões e modernização sustentável das operações.
“Financiamentos sustentáveis são instrumentos estratégicos para acelerar a transição climática da indústria. No nosso caso, estão diretamente conectados a metas mensuráveis, governança e projetos estruturantes que geram impacto ambiental positivo e fortalecem a competitividade da companhia no longo prazo”, afirma o diretor de Relações Institucionais da Randoncorp, Joarez Piccinini.
Com a adesão à First Movers Coalition e a participação ativa no Fórum Econômico Mundial, a Randoncorp consolida sua liderança e atuação como uma empresa que alia competitividade, inovação industrial e responsabilidade climática, contribuindo de forma efetiva para a transição rumo a uma economia de baixo carbono.
Crédito das fotos: Alex Battistel






