Cogny forma “exército de representantes comerciais” para consolidar liderança no setor de biológicos
Ecossistema formado pelas empresas Simbiose, Bioma, Biagro, Biojet e Biograss une forças para ampliar presença nacional e no exterior

Maior ecossistema global de insumos microbiológicos de iniciativa privada voltada para o agronegócio, a Cogny inaugura uma nova etapa de sua estratégia comercial, apoiada em diretrizes como reorganização da força de vendas, ampliação da qualificação da equipe de campo e maior proximidade com produtores rurais.
Sob a liderança de Jair A.Swarowsky, Vice-Presidente Comercial e de Marketing (CCO), o reposicionamento visa unir as forças das marcas do portfólio das empresas do ecossistema, para garantir maior capacidade de geração de valor para clientes e parceiros e, consequentemente, dobrar o faturamento do grupo nos próximos dois anos.
Em um movimento coordenado, a Cogny readequou a estrutura da atual equipe de campo e criou mais de 70 novos postos para atuação em todas as regiões do país, incluindo posições para representante comercial, gerentes de marketing, agrônomos de campo e assistente técnico de campo. Para ocupar as vagas, a companhia está recrutando profissionais experientes ou formados em áreas como agronomia, administração, entre outras.

“O foco desses profissionais é gerar demanda evidenciando a eficácia das nossas tecnologias e ser o melhor parceiro do cliente no campo”, diz Swarowsky. “Nosso exército de representantes comerciais tem a missão de viver o dia a dia do campo, conhecer a realidade dos produtores nas fazendas e atuar como verdadeiros consultores do negócio do produtor, sendo autoridade em biológicos para sua carteira de clientes”.
A estratégia da companhia é ganhar musculatura com base em estruturação das equipes por canais de acesso e regiões de venda. A Simbiose, por exemplo, assumiu a venda direta das soluções biotecnológicas para os produtores rurais no Brasil Central, enquanto a Bioma passou a ser responsável pelo canal distribuição e cooperativas dos biológicos na mesma região. No Sul e Paraguai, ambas convivem com regras claras de atuação.
Geração de valor
A construção da estratégia envolveu uma rigorosa análise de geração de valor do portfólio de produtos, consolidado como referência no mercado de biológicos pelo pioneirismo no mercado e inovações trazidas para os clientes. Entre as tecnologias de destaque, que somaram 10 lançamentos em 2025, Swarowsky citou o EficazControl, da Simbiose, primeiro fungicida biológico capaz de substituir químicos nas lavouras, e o Hydratus, da Bioma, mitigador de estresse hídrico, que fortalece as raízes das plantas e cria um biofilme, permitindo buscar água e nutrientes mesmo em períodos de escassez.
Ambas as tecnologias, inéditas no mundo, foram desenvolvidas em conjunto com a Embrapa e pelo centro de pesquisa Orygen, do ecossistema Cogny. Orygen Research é o maior centro de pesquisa e inovação microbiológico privado do Brasil focado no Agronegócio e sustenta todas as inovações e lançamentos do ecossistema, com mais de 50 projetos de desenvolvimento de novas tecnologias em andamento.
Essa estratégia também está fundamentada na capacitação e no treinamento dos profissionais de atendimento no campo. Para isso, a Cogny criou um departamento de Agronomia, com o propósito de gerar conhecimento técnico aplicado, validar e difundir tecnologias inovadoras, reforçar o relacionamento com produtores, consultores e instituições de pesquisa, além de oferecer suporte estratégico às áreas comercial e de marketing.
“Esse movimento busca cada vez mais entender e atender às necessidades dos agricultores, traduzindo ciência em soluções práticas que elevam a produtividade e a sustentabilidade no campo”, reforça o executivo Ivan Carlos Zorzzi, Líder de Agronomia da Cogny. “O produtor rural está mais exigente e preparado, o que nos incentiva a aprimorar a atuação do nosso time de campo com profissionais capazes de gerar cada vez mais valor para o negócio”, completa.
A Cogny redesenhou seu pacote de remuneração para ser ainda mais competitivo com o intuito de atrair e reter talentos qualificados, além de engajar o time comercial para aumentar a taxa de sucesso na prospecção e no fechamento de negócios. A remuneração variável, por exemplo, pode permitir aos gerentes regionais alcançarem até 150% do valor projetado. “Como pioneiros e referência no setor, vamos atuar para potencializar as virtudes das nossas empresas, ajudar os produtores a enfrentar os desafios climáticos e de produtividade no campo e gerar negócios mais rentáveis”, diz Swarowsky.
A estratégia também contempla a expansão das marcas da empresa no mercado internacional. Em 2025, a Simbiose fechou parceria com a Corteva, uma das maiores indústrias de biotecnologia do mundo, para levar o solubilizador de fósforo a mais de 20 países da Europa.
A companhia também tem trabalhos avançados nos Estados Unidos para fornecer soluções tecnológicas para os produtores locais, além de já atuar em outros 11 países.
Sobre a Cogny
A Cogny é o maior ecossistema global de insumos biológicos de iniciativa privada voltado ao agronegócio, que reúne as empresas Simbiose, Bioma, Biagro, Biograss e Biojet. Com DNA em tecnologia e inovação, possui o mais amplo portfólio global de produtos e a maior capacidade produtiva de inoculantes do mundo. A companhia possui quatro plantas industriais nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, além de 17 centros de distribuição no Brasil, com atuação também na Argentina. A Cogny congrega também a Orygen, o maior centro privado de pesquisa e desenvolvimento de microbiológicos do Brasil voltado para o agronegócio.






