Litens transforma planta de Atibaia em hub de exportação e traz tecnologia exclusiva para novos veículos híbridos
Com foco em descarbonização e eficiência, a polia de virabrequim BasFiltr™ passa a ser produzida no Brasil para equipar os modelos Jeep Compass, Renegade, Commander e Fiat Toro, proporcionando até 10% de economia de combustível.

A Litens, líder global em engenharia de sistemas de powertrain e referência na fabricação de tensionadores e polias, anuncia um avanço estratégico para a indústria automotiva nacional: a produção local da tecnologia BasFiltr™. A solução inovadora de polia de isolamento de virabrequim foi desenvolvida para atender à nova geração de veículos híbridos leves (MHEV) da montadora Stellantis, representadas por Fiat, e outras montadoras, que estreiam no mercado brasileiro entre 2026 e 2027.
Além de consolidar o fornecimento para o mercado interno, a unidade da Litens em Atibaia (SP) passará a atuar como um hub estratégico de produção e exportação, enviando a polia BasFiltr™ para o segmento de picapes na América do Norte a partir de 2026.
O BasFiltr™ é uma resposta direta aos desafios dos motores híbridos, que exigem maior controle de vibração e durabilidade nos modelos equipados: Jeep Compass, Renegade, Commander e Fiat Toro (Motores T4 da Stellantis).
A aplicação do sistema em conjuntos MHEV de 48V pode proporcionar uma economia superior a 10%, enquanto em sistemas de 12V o ganho varia entre 5% e 8%. Ao atuar diretamente na origem da vibração do motor, o componente garante um funcionamento mais suave e silencioso, além de reduzir o desgaste de itens críticos, como a bomba d’água e o ar-condicionado.
“A produção de veículos híbridos no Brasil deve representar 54% do mercado até 2032. Estamos nos antecipando a essa demanda com soluções de ponta que impulsionam a descarbonização. Transformar nossa planta em Atibaia em uma base exportadora para a América do Norte prova que a engenharia brasileira atingiu um patamar de excelência global.”, destaca Bruno Fragoso, diretor da Litens Brasil e vice-presidente global de vendas e marketing.
Para suportar este salto tecnológico, a Litens inaugurou em 2024 um novo laboratório de engenharia em sua planta. O centro permite agilidade na validação de produtos para motores a combustão e híbridos, garantindo que a tecnologia produzida localmente atenda aos rigorosos padrões internacionais (OEM).
De acordo com Wilder Flausino, supervisor de vendas da Litens, o segredo do BasFiltr™ está no amortecimento por mola integrado ao virabrequim. “O sistema isola a vibração antes que ela se propague pelo veículo, oferecendo o desempenho suave que o consumidor de veículos híbridos espera e evitando um desgaste excessivo dos demais componentes do sistema”, explica.
Sobre Litens: De origem canadense, a Litens, fabricante global especializada em engenharia de sistemas de powertrain e fornecimento de componentes foi pioneira na fabricação tensionadores, possui 13 plantas e mais de 45 anos de atuação, desenvolvendo tecnologias inovadoras para atender a evolução da indústria automobilística.
Com centros de desenvolvimento e unidades de fabricação de última geração em regiões como Alemanha, Brasil, China, Índia e América do Norte e escritórios nos Estados Unidos, México e Europa, a Litens é reconhecida no mercado OEM pela qualidade dos produtos que desenvolve e conta com mais de 100 premiações de montadoras.
É detentora de um extenso portfólio de patentes de design e marcas registradas internacionais voltadas para redução de emissões, melhoria na economia de combustível e no desempenho. Com certificações como IATF 16949:2016 e ISO 14001:2015, além de atender montadoras e sistemistas, está presente no aftermarket com a mesma tecnologia e qualidade que produz para o OEM.






